O livro-caixinha é uma ferramenta concreta, mas se apresenta uma subjetividade pela abstração da linguagem, pois proporciona ao professor conduzir durante a roda de conversa um jogo de questões na forma de “jogo” temático, que fornece ao grupo uma metodologia dinâmica e interessante para desenvolver de maneira consciente e inconsciente atividade de escuta. Esse material é prático para o professor e para os alunos. Permite rápida interação entre os participantes e o tema. Se torna um facilitador pois essa interação se transforma em conexão entre todo o grupo. Pois realizar atividade coletiva nem sempre há a atenção de todos os presentes no lugar. Mas nós também desenvolvemos uma dinâmica própria, em forma de jogo. Onde cada participante pode ter acesso a uma carta e fazer uma leitura, esse após a sua participação tem o direito de escolher o próximo participante. Issa última ação é o que, geralmente, eles mais desejam, pois acreditamos que eles que ter o “poder” de decisão do próximo participante na atividade.
Agora iremos falar sobre outro conceito do nosso trabalho. A escuta pedagógica. Em nossa experiência em sala de aula e outras oportunidades profissionais como docente foi possível experimentar essa escuta baseada no livro: O palhaço e o Psicanalista. Essa foi uma das referências bibliográficas que utilizamos para desenvolver nossa atividade com o livro-caixinha através da metodologia de roda de conversa. Esse livro apresenta conceitos importantes sobre a questão da escuta. Para nós o conceito de escuta pedagógica é um tema importante nos dias atuais, pois em nossa pesquisa encontramos uma deficiência social quando o assunto é escutar. Quais são os benefícios da escuta pedagógica?
O cérebro humano é o mais poderoso mecanismo computacional conhecido. Isso exige alguns desafios de processamento de dados. É preciso fazer algumas considerações o ambiente que esse humano vive e outras questões complexas e externas a esse cérebro que influenciam a forma como ele irá se desenvolver e apresentar bons resultados ou não. A inteligência é uma definição complexa e há vários conceitos. Mas precisamos desenvolver junto com nossos alunos atividades de ensino-aprendizagem que sejam relevantes para os estudantes e professores durante o processo acadêmico. Essa é uma experiência pedagógica que trabalha três tipos de inteligência: relacional, emocional e racional. A roda de conversa é uma metodologia que se propõe a investigação e o acolhimento de falas dos participantes. Em nosso caso, utilizamos o livro-caixinha com diferentes temáticas para que seja uma ferramenta didática que facilita o início da conversa para o professor e os estudantes. Em nossa atividade definimos que os participantes sejam acolhidos e expressem seus sentimentos e necessidades, baseados na teoria da Comunicação Não-Violenta.
MELO, M. C. H. de; CRUZ, G. de C. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014. RODA DE CONVERSA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO NO ENSINO MÉDIO
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