• Estimular o protagonismo dos adolescentes;
• Desenvolver habilidades como a criatividade, a inteligência emocional, a fala e a escuta;
• Aprimorar a leitura crítica;
• Desenvolver a oralidade, entonação e ritmo;
• Ampliar o vocabulário;
• Oportunizar encontros com escritores a fim estimular a curiosidade dos alunos e de enriquecer o espaço de troca.
As oficinas foram mediadas pela profissional do PROINAPE Tatiana Mello (profº) e pelas professoras Lilian Medeiros e Angélica Teodoro, ambas profissionais da Unidade.
A cada oficina contamos com um autor convidado ou com alguém que tenha uma história significativa de resiliência e resistência para inspirar os estudantes.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a relação dos convidados com a escrita, levantar seus questionamentos, apresentar suas curiosidades e ao final de cada encontro foram encorajados a ler seus escritos e produzir novos textos.
1º Encontro: Apresentação
2º Encontro: Lilian Medeiros–Poesia em essência, Antologias
Angélica Teodoro - Antologias
3º Encontro: Paulinho Assumpção – Caderno de poesias
4º Encontro: Allan Santos – Manual Prático de Educação antirracista
5º Encontro: Manoel Medeiros - Cordelista
6º Encontro: Simone Reis - Antologias
7º Encontro: Sarau
Escolhemos o auditório para ser o espaço contemplado para o evento pois, além dos alunos, ali estiveram presentes os responsáveis, a direção, os profissionais da Unidade e os convidados.
1ª Etapa: Organização do espaço. Exposição de livros, música ambiente, preparação do palco para as apresentações e cantinho de degustação.
2ª Etapa: Abertura do evento com a retrospectiva dos encontros e seus desdobramentos.
3ª Etapa: Fala das Professoras Lilian e Angélica sobre suas impressões em relação ao envolvimento dos alunos durante o período do projeto.
4ª Etapa: Apresentação dos alunos da Orquestra popular Manoel Congo com três canções.
5ª Etapa: Espaço aberto para a leitura dos poemas.
Alunos e convidados se revezam na leitura dos escritos.
6ª Etapa: Palavra da Direção da Unidade.
7ª Etapa: Entrega de um certificado de participação.
8ª Etapa: Encerramento com a Orquestra
8º Encontro: Avaliação
Encontro com os profissionais envolvidos no projeto para avaliar os seguintes aspectos;
* Organização das oficinas (tempo, periodicidade, espaço);
* Envolvimento dos alunos;
* Participação da comunidade escolar;
* Adequação do tema escolhido;
* Principais desafios;
* Avaliação pessoal dos profissionais.
Partindo da afirmação de que “não se ensina protagonismo”, esta proposta de trabalho tem como objetivo auxiliar a compreensão das diversas características do protagonismo juvenil e do modo como podemos vivenciá-lo na prática, diariamente, no ambiente escolar.
Consideramos que as oficinas de Poesia Falada e Escrita Criativa podem se constituir numa ferramenta importante para dar voz aos estudantes.
Quando implementado de forma adequada, esse tipo de iniciativa pode contribuir significativamente para a melhoria das habilidades linguísticas, o estímulo à criatividade, o aprimoramento do pensamento crítico e a consolidação do protagonismo.
Neste contexto, apresentamos aos alunos a leitura e a escrita como uma maneira ampla de ocupar este espaço.