Além de trabalhar com a estrutura da noticia: manchete ou titulo, Lide e Corpo, no caso do jornal impresso, o aluno está tendo a possibilidade de trabalhar com a escrita de forma crítica e criativa. Já, no caso do Podcast, os alunos tem tido a possibilidade de utilizar uma poderosa ferramenta educacional, permitindo que os conteúdos sejam compartilhados de forma dinâmica e envolvente com a comunidade escolar.
Relacionado intrinsicamente ao Projeto Pedagógico da Escola, nosso canal de comunicação "Se liga, Manuel Bonfim", visa unir alunos, professores e comunidade/família. No caso dos discentes, trabalhamos os seguintes gêneros textuais: acróstico, carta, bilhete, música, receita, artigo, dica, história, desenho, perfil, opinião, entre outros. Com os professores, coordenadores e diretores da escola, realizamos entrevistas sobre temas de importância para os alunos e para a comunidade escolar. Já, no caso dos pais, buscamos passar informações dos projetos e atividades realizadas na escola e, ao mesmo tempo, ter suas opiniões e participações em nossos eventos através de convites que demonstram sua importância e necessidade no acompanhamento de seus filhos, além de assuntos relacionados à própria comunidade, tais como a produção de reportagens sobre a necessidade de revitalização do Rio Faria Timbó, presente nos locais onde os alunos moram.
FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. ________________.; ZANCHETTA JR, Juvenal; Para ler e fazer o Jornal na Sala de Aula. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MIRANDA, A.S. O jornal escolar e a educação problematizadora: vislumbrando uma aproximação. UNIrevista, v. 1, n. 3, 2006. Disponível em: http://www.alaic.net/ponencias/UNIrev_Miranda.pdf Acesso em: 20 mar. 2008.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Moran, J.M., Masetto M. T., Behrens, M.A. Novas Tecnologias e
Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11 – 66. Santos, A. e Pinto, M. (1995). O jornal escolar, porque e como fazê-lo. Lisboa: Edições ASA – disponível em
https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2323/1/0%20Jornal%20 Instumento%20de%20deLideran%C3%A7a.pdf - – acesso em 23/10/2013 as 9:02.