PATRICIA CRISTINA DA SILVA GOMES
Graduada é Licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas - UFRJ
Graduada é Licenciada em Pedagogia - UERJ
Pós Graduação em Língua Portuguesa - Liceu Literário Português
Pós Graduação em Administração e Planejamento da Educação - UERJ
Graduanda em Direito - Estacio de Sá
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PEF - Língua Portuguesa
Nos reunimos uma vez por semana ou quinzenalmente para discutirmos as principais notícias e informações que devemos/podemos veicular em nosso Jornal ou para promover melhorias para a Unidade Escolar. Cada integrante do Grêmio fica responsável por uma parte da notícia que será veiculada ou por uma parte do trabalho. Além disso, fazemos uma reflexão crítica sobre as matérias postadas/publicadas e/ou o efeito que nossas práticas teve na vida dos alunos e na comunidade escolar. Nosso trabalho tem buscado desenvolver competências da Produção Escrita, Crítica, Reflexiva e Digital, proporcionando às meninas do Grêmio e a todos os alunos da E.M. Manuel Bonfim o desenvolvimento do pensamento crítico, do protagonismo estudantil, da criação de “regras de convivência” e de conteúdo ético que busca a colaboração de toda a comunidade escolar.
As meninas do Grêmio, em todas as propostas, envolvem segmentos da Escola, fazendo entrevistas como também buscando suas opiniões e sugestões. Elas buscam possibilitar sempre a autoexpressão, conectando os demais alunos, professores, funcionários gestores e responsáveis em uma rede de trocas para a produção de conteúdos jornalísticos impressos e audiovisuais, além de uma efetiva participação nas atividades que contribuem para o processo de comunicação dentro e fora da escola, trazendo informações de eventos e melhorias pedagógicas e comportamentais.
FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. ________________.; ZANCHETTA JR, Juvenal; Para ler e fazer o Jornal na Sala de Aula. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MIRANDA, A.S. O jornal escolar e a educação problematizadora: vislumbrando uma aproximação. UNIrevista, v. 1, n. 3, 2006. Disponível em: http://www.alaic.net/ponencias/UNIrev_Miranda.pdf Acesso em: 20 mar. 2008.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Moran, J.M., Masetto M. T., Behrens, M.A. Novas Tecnologias e
Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11 – 66. Santos, A. e Pinto, M. (1995). O jornal escolar, porque e como fazê-lo. Lisboa: Edições ASA – disponível em
https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2323/1/0%20Jornal%20 Instumento%20de%20deLideran%C3%A7a.pdf - – acesso em 23/10/2013 as 9:02.