HENRIQUE ALMEIDA MARTINS DE SOUZA
Formado em Licenciatura em Música pela Unirio (2008); mestre em Musicologia pela UFRJ (2016); Bacharel em Antropologia pela UFF (2023); Doutorando em Musicologia pela UFRJ (em andamento). Desde 2012 atua como professor de música do ensino básico pela SME-RJ com interesse em música popular.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I
"Giro na rede - música popular e diversidade" consiste em um projeto de música voltado à aquisição de competências musicais e formação de repertório e performances musicais que favoreçam a integração entre saberes tradicionais, música popular, cultura brasileira e educação étnico-racial.
A aquisição de competências musicais ocorre em três pilares: aulas de percussão (bateria de escola de samba); aulas com instrumentos harmônicos (violões, cavaquinhos, teclados, contrabaixo elétrico e guitarra) e aulas de canto. Desenvolvidas essas etapas, parte-se à prática de conjunto, onde elas são reunidas com vistas a apresentações na escola, em eventos da rede municipal como o Fecem ou algum promovido pela Gerer (do qual participaríamos com prazer), e apresentações em escolas do entorno, municipais ou não. Parte das canções abordam temática ligado à diversidade étnico-racial, oportunizando o contato com o tema em um contexto performático fortemente influenciado pela cultura afro-brasileira.
As aulas de percussão se baseiam nas práticas de escolas de samba, ocorrendo sobretudo através da imitação (escutar/ver o que deve ser tocado e tentar reproduzir o trecho); uso de prosódia musical (onomatopeias como "pacaracatá-tá-tá" para facilitar a memorização); e gestual ligado a determinadas convenções como o "giro" (convenção rítmica que separa seções de batucada), "abafo" (idem), e levadas.
Códigos ligados à transmissão oral de conhecimento como as bossas (convenções rítmicas de "pergunta e resposta" onde a primeira é performada por solista - geralmente repique - e a segunda pela bateria); levadas clássicas de música afro-brasileira (ijexá, samba, etc.) e outros padrões rítmicos adaptados para a bateria (como funk, por exemplo) são alguns dos principais conteúdos que mantém os alunos atentos, motivados e desenvolvem sua memória auditiva e musicalidade através da prática intensiva.
As aulas de harmonia também são de essencialmente práticas, inspiradas na metodologia da educadora Lucy Green, cuja proposta incorpora a formas de aprendizagem "informal" de músicos populares à educação musical escolar.
Finalmente, parte do repertório proposto consiste em articular a educação étnico-racial ao contexto musical trabalhado de modo a reforçar a valorização das culturas tradicionais populares e levar o tema a outras partes da rede por meio de apresentações musicais. Embora a música escolhida para o Fecem 2024 tenha sido "Emoriô" de João Donato (em função do seu falecimento no ano passado), atualmente estão sendo preparadas as canções "Identidade" (Jorge Aragão) e "Estranhou o quê" (Moacyr Luz).
BRASIL. Ministério da Educação/Secad. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 2004.
GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn. Londres: Ashgate Publshing, 2002.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação/Gerência de Educação de Relações Étnico-Raciais. Edital n. 1, 2024.