THAIS SILVA ALCANTARA DE SOUZA
Professora do Ensino Fundamental I na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Mestra em Letras/Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II (CPII); Graduada em Letras- Português/Inglês pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Atualmente, participa do grupo de pesquisa voltado para Análise do Discurso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem interesse nas áreas de Educação, Letras e Linguística, com ênfase em análise do discurso, literatura infantojuvenil, ensino e formação do leitor.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora do Ensino Fundamental- anos iniciais
Dialogar com os alunos e com a comunidade sobre ações antirracistas;
Reconhecer que o racismo estrutura nossa sociedade, instaurando desigualdades e rupturas.
Perceber que o racismo é um sistema de opressão que nega direitos e não apenas um ato involuntário.
Reconhecer discriminações raciais, até mesmo no ambiente escolar, e combatê-las.
Combater os efeitos negativos dos estereótipos, das exclusões sociais e dos preconceitos à pessoa negra.
Conhecer as contribuições de ativistas e intelectuais negras para o movimento antirracista brasileiro.
Dialogar sobre o papel de resistência das mulheres negras no Brasil.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
DOMENICO et.al, Histórias para ninar gente grande. Escola de Samba Estação
Primeira de Mangueira. Rio de Janeiro: 2019.
Apostila Rioeduca- História (3º bimestre) https://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/pdf/viewer.php?arquivo=material-do-aluno-rioeduca&pdf=../arquivos/pdf_04397_5-ordm-ano-2024-completo-web.pdf&id=4397. Acessado em: 02 de setembro de 2024.