bernadete Maria Alvarenga Dias Fernandes de lima
FORMADA EM LICENCIATURA PLENA EM 2013 E PÓS GRADUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM 2018, AMBAS PELA AVM, CÂNDIDO MENDES E NO CURSO DE LIBRAS, NÍVEL 1, PELO INES-RJ NO ANO DE 2019. INGRESSEI NA SME RJ EM 2010, COMO AUXILIAR DE CRECHE, POR 6 ANOS, EM 2016 FUI EMPOSSADA NO CARGO DE PEF 40H, CARGO QUE OCUPO ATÉ A PRESENTE DATA.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor de Ensino Fundamental 40h
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - PEF 40H
PATRICIA FELIX CANDIDO SOBRINHO RICAS
FORMADA EM PEDAGOGIA (LICENCIATURA E BACHAREL) PELA UERJ EM 2011, INGRESSEI COMO PII, NA SME RJ EM 2010 E DESDE 2019 ESTOU COMO DIRETORA ADJUNTA.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor II / Diretor Adjunto
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PROFESSOR II
INICIAMOS UMA RODA DE CONVERSA E A PARTIR DAÍ, INICIAMOS A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS VALORES AFRICANOS, A MEMÓRIA CULTURAL ENTRE DESCENDENTES, A RIQUEZA DA ARTE AFRICANA. OS ALUNOS PUDERAM PERCEBER O QUANTO É SIGNIFICANTE ABORDARMOS E TRAZERMOS A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ESPAÇO E A CONTRIBUIÇÃO E INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL A PARTIR DAS ORIENTAÇÕ ES DA BNCC E DA LEI 10.639/03.
A PARTIR DA RODA DE CONVERSA, OS ALUNOS PUDERAM EXPERIMENTAR UM POUQUINHO DA ARTE AFRICANA. ATRAVÉS DO NOTEBOOK, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE VISUALIZAR ALGUMAS BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA, A UTILIZAÇÃO DAS MÁSCARAS E A UTILIZAÇÃO DE ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS UTILIZADOS PELOS CIDADÃOS AFRICANOS PARA QUE PUDESSEM CONHECER E VIVENCIAR UM POUQUINHO DA ARTE AFRICANA.
EM SEGUIDA, CADA UM, PINTOU SUA PRÓPRIA MÁSCARA A PARTIR DE REAPROVEITAMENTO DE PAPELÃO, CONSTRUÍRAM ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE ORIGEM AFRICANA TAMBÉM COM REAPROVEITAMENTO DE GARRAFA PET, ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO E ROLO DE PAPEL TOALHA, TODOS OS INSTRUMENTOS PRODUZIDOS DE FORMA SUSTENTÁVEL. OS PEQUENOS PUDERAM PERCEBER E APRENDER QUE ALGUNS DOS INSTRUMENTOS CONSTRUÍDOS SÃO USADOS NA CAPOEIRA, COMO O CAXIXI, E O GANZÁ UTILIZADO NO SAMBA. OS PEQUENOS TAMBÉM EXPERIMENTARAM ALGUMAS BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA COMO A MATACUZANA E TERRA E MAR.
1º MOMENTO
RODA DE CONVERSA – A IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL
2º MOMENTO
RODA DE CONVERSA SOBRE A CULTURA AFRICANA, OS ALUNOS FICARAM SENTADOS EM MEIA LUA PARA QUE PUDESSEM VISUALIZAR E INTERAGIR DURANTE A RODA DE CONVERSA E VISUALIZAÇÃO DO NOTEBOOK.
3º MOMENTO
ATRAVÉS DO NOTEBOOK, FOI MOSTRADO PARA AS CRIANÇAS DIVERSOS VÍDEOS DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRICANAS, SUA INFLUÊNCIA E IMPORTÂNCIA NA ARTE BRASILEIRA, E MAIS UMA VEZ, AS CRIANÇAS PUDERAM ARGUMENTAR E QUESTIONAR SOBRE O VÍDEO ASSISTIDO, EXPOR SEUS PENSAMENTO E OPINIÕES, RELEMBRARAM OS ASPECTOS MAIS SIGNIFICATIVOS, A FIM DE APRIMORAREM A SUA CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E CRÍTICA, EXTERIORIZARAM SEUS SENTIMENTOS E PUDERAM COMPREENDER O VALOR, A RIQUEZA E A CONTRIBUIÇÃO CULTURAL DOS AFRICANOS.
BRASIL. Senado Federal. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=cV8jwVlWKHY
https://www.youtube.com/watch?v=vO3N98fXxgU
https://www.youtube.com/watch?v=81ED-xqGGXA
https://www.youtube.com/watch?v=4d78LAoDStI
MATERIAL RIOEDUCA – PAG. 52
https://www.youtube.com/watch?v=SAp3DmbSdCA