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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
ÁFRICA! ONTEM, HOJE E SEMPRE PRESENTE NA CULTURA BRASILEIRA.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Mário Penna da Rocha - 5ª CRE
Rua Américo da Rocha 1596 - Honório Gurgel
Unidade não vocacionada
Educação Infantil / Anos Iniciais

AUTORES

bernadete Maria Alvarenga Dias Fernandes de lima

FORMADA EM LICENCIATURA PLENA EM 2013 E PÓS GRADUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM 2018, AMBAS PELA AVM, CÂNDIDO MENDES E NO CURSO DE LIBRAS, NÍVEL 1, PELO INES-RJ NO ANO DE 2019. INGRESSEI NA SME RJ EM 2010, COMO AUXILIAR DE CRECHE, POR 6 ANOS, EM 2016 FUI EMPOSSADA NO CARGO DE PEF 40H, CARGO QUE OCUPO ATÉ A PRESENTE DATA.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor de Ensino Fundamental 40h

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - PEF 40H

PATRICIA FELIX CANDIDO SOBRINHO RICAS

FORMADA EM PEDAGOGIA (LICENCIATURA E BACHAREL) PELA UERJ EM 2011, INGRESSEI COMO PII, NA SME RJ EM 2010 E DESDE 2019 ESTOU COMO DIRETORA ADJUNTA.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor II / Diretor Adjunto

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PROFESSOR II

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
2º ano
OBJETIVOS
CONHECER JÁ NA INFÂNCA, A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA NO ESPAÇO ESCOLAR, A FIM DE DESCONSTRUIR TODO E QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO QUE POSSA EXISTIR NO IMAGINÁRIO DOS NOSSOS ALUNOS SOBRE AS NOSSAS RAÍZES AFRODESCENTES QUE HERDAMOS DOS POVOS AFRICANOS. ENRIQUECER O CONHECIMENTO DOS ALUNOS E PROMOVER A ACEITAÇÃO DA CULTURA E DE COSTUMES, LEVAR AO CONHECIMENTO DOS PEQUENOS QUE MUITOS ELEMENTOS QUE HOJE ESTÃO INSERIDOS NA CULTURA BRASILEIRA TEVE SUA ORIGEM EM SOLO AFRICANO, TAIS COMO ALGUNS DOS NOSSOS INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINCADEIRAS INFANTIS. DESTACAR A PLURALIDADE CULTURAL QUE O POVO DESSE CONTINENTE APRESENTA E SUA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL EM VÁRIAS OUTRAS NACÕES DO MUNDO, E FORTEMENTE NO BRASIL
HABILIDADES
2º ano - Anos Iniciais - Conhecer, aplicar e registrar algumas regras de convivência social, baseadas no respeito às diferenças.
2º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
2º ano - Anos Iniciais - Identificar materiais utilizados na escola ou no seu cotidiano que possam ser REUTILIZADOS OU RECICLADOS.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/8/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

INICIAMOS UMA RODA DE CONVERSA E A PARTIR DAÍ, INICIAMOS A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS VALORES AFRICANOS, A MEMÓRIA CULTURAL ENTRE DESCENDENTES, A RIQUEZA DA ARTE AFRICANA. OS ALUNOS PUDERAM PERCEBER O QUANTO É SIGNIFICANTE ABORDARMOS E TRAZERMOS A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ESPAÇO E A CONTRIBUIÇÃO E INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL A PARTIR DAS ORIENTAÇÕ ES DA BNCC E DA LEI 10.639/03.

A PARTIR DA RODA DE CONVERSA, OS ALUNOS PUDERAM EXPERIMENTAR UM POUQUINHO DA ARTE AFRICANA. ATRAVÉS DO NOTEBOOK, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE VISUALIZAR ALGUMAS BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA, A UTILIZAÇÃO DAS MÁSCARAS E A UTILIZAÇÃO DE ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS UTILIZADOS PELOS CIDADÃOS AFRICANOS PARA QUE PUDESSEM CONHECER E VIVENCIAR UM POUQUINHO DA ARTE AFRICANA.

EM SEGUIDA, CADA UM, PINTOU SUA PRÓPRIA MÁSCARA A PARTIR DE REAPROVEITAMENTO DE PAPELÃO, CONSTRUÍRAM ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE ORIGEM AFRICANA TAMBÉM COM REAPROVEITAMENTO DE GARRAFA PET, ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO E ROLO DE PAPEL TOALHA, TODOS OS INSTRUMENTOS PRODUZIDOS DE FORMA SUSTENTÁVEL. OS PEQUENOS PUDERAM PERCEBER E APRENDER QUE ALGUNS DOS INSTRUMENTOS CONSTRUÍDOS SÃO USADOS NA CAPOEIRA, COMO O CAXIXI, E O GANZÁ UTILIZADO NO SAMBA. OS PEQUENOS TAMBÉM EXPERIMENTARAM ALGUMAS BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA COMO A MATACUZANA E TERRA E MAR.

1º MOMENTO

RODA DE CONVERSA – A IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL

2º MOMENTO

RODA DE CONVERSA SOBRE A CULTURA AFRICANA, OS ALUNOS FICARAM SENTADOS EM MEIA LUA PARA QUE PUDESSEM VISUALIZAR E INTERAGIR DURANTE A RODA DE CONVERSA E VISUALIZAÇÃO DO NOTEBOOK.

3º MOMENTO

ATRAVÉS DO NOTEBOOK, FOI MOSTRADO PARA AS CRIANÇAS DIVERSOS VÍDEOS DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRICANAS, SUA INFLUÊNCIA E IMPORTÂNCIA NA ARTE BRASILEIRA, E MAIS UMA VEZ, AS CRIANÇAS PUDERAM ARGUMENTAR E QUESTIONAR SOBRE O VÍDEO ASSISTIDO, EXPOR SEUS PENSAMENTO E OPINIÕES, RELEMBRARAM OS ASPECTOS MAIS SIGNIFICATIVOS, A FIM DE APRIMORAREM A SUA CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E CRÍTICA, EXTERIORIZARAM SEUS SENTIMENTOS E PUDERAM COMPREENDER O VALOR, A RIQUEZA E A CONTRIBUIÇÃO CULTURAL DOS AFRICANOS.

A PARTIR DA DO PROJETO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, OS ALUNOS FORAM PROVOCADOS A TRAZEREM PARA A RODA DE CONVERSA TODA CURIOSIDADE EM APRENDER SOBRE TODA CONTRIBUIÇÃO QUE OS POVOS AFRICANOS TROUXERAM PARA O BRASIL, E QUANTOS DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS QUE HOJE SÃO UTILIZADOS NO BRASIL FORAM TRAZIDOS DA ÁFRICA, O QUÃO OS AFRICANOS FORAM E SÃO PRESENTES NA CULTURA BRASILEIRA. OS PEQUENOS TAMBÉM TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER, APRENDER E A PRATICAREM ALGUMAS BRINCADEIRAS ORIGINÁRIAS DA ÁFRICA. E DE FORMA INTERDISCIPLINAR, OS PEQUENOS APRENDERAM A REAPROVEITAR MATERIAIS QUE TALVEZ FOSSEM PARAR NAS RUAS E CONSEQUENTEMENTE NOS RIOS, TAIS COMO: GARRAFA PET, TAMPINHA DE GARRAFA PET, PAPELÃO, ROLINDO DE PAPEL TOALHA, POIS TODOS ESSES MATERIAIS FORAM TRANSFORMADOS EM INSTRUMENTOS MUSICAIS DE ORIGEM AFRICANA, E A PARTIR DAÍ, PUDERAM APRENDER A MULTIPLICAR A PRÁTICA EM SUAS FAMÍLIAS E COMUNIDADE ESCOLAR.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Senado Federal. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

https://www.youtube.com/watch?v=cV8jwVlWKHY

https://www.youtube.com/watch?v=vO3N98fXxgU

https://www.youtube.com/watch?v=81ED-xqGGXA

https://www.youtube.com/watch?v=4d78LAoDStI

MATERIAL RIOEDUCA – PAG. 52

https://www.youtube.com/watch?v=SAp3DmbSdCA

Registros
IMAGENS
ÁFRICA! ONTEM, HOJE E SEMPRE PRESENTE NA CULTURA BRASILEIRA
Construção Instrumento Musical - Caxixi
Construção Instrumento Musical - Ganzá
Construção Instrumento Musical - Kazoo
Máscaras Africanas
Brincadeiras de Origem Africana - Matacusana (Pega-Pedra)
Brincadeiras de Origem Africana - Terra e Mar
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