TALITA GOULART FERREIRA
Talita Goulart Ferreira é mestra em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduada em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na Educação Básica, atuando no ensino de português, produção de textos e literatura, com foco no desenvolvimento da expressão oral e escrita e da leitura crítica. Além de sua atuação em sala de aula, participa de grupos de pesquisa na área de Educação e da escrita de livros infantis.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora de Ensino Fundamental
AMANDA CRISTINE CEZAR SEGURA
Amanda Cristine Cézar Segura é educadora do município do Rio de Janeiro há 15 anos. Acredita numa escola dialógica, na qual as relações e parcerias entre docentes e discentes propiciam a maior riqueza da escola: a construção do conhecimento. É mestra em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com enfoque em movimentos sociais e processo de redemocratização do Brasil e graduada em História pela mesma universidade e em Pedagogia pela Unifacvest.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I - História
O projeto pedagógico “Cordéis da Consciência” é uma experiência interdisciplinar que envolve alunos do 8º ano desde 2022. Com o objetivo de refletir sobre a luta contra o racismo, o projeto tem como foco a criação de cordéis sobre personalidades negras, que se destacam nas mais diferentes áreas, tais como: Literatura, Música, Dramaturgia e História. Entre as personalidades retratadas nos cordéis temos: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Elza Soares, Emicida, Gilberto Gil e outros.
Como se trata de um projeto interdisciplinar, os alunos trabalham as características do gênero textual cordel nas aulas de Língua Portuguesa, explorando elementos como rima, métrica e versos., já em História, foram destacadas as biografias e os contextos históricos das personalidades escolhidas, entendendo sua importância na luta contra o racismo e a desigualdade social. Esse trabalho não foi restrito a cada disciplina isoladamente, houve uma troca constante de saberes entre as áreas, o que contribuiu para uma abordagem mais fluida e integrada dos conteúdos.
Durante os anos de realização, os alunos escreveram cordéis, criaram ilustrações no estilo de xilogravura para as capas de seus trabalhos e participaram de gravações de áudio recitando os cordéis, que foram transformados em vídeos. Foram realizadas sessões de apresentação dos vídeos, em que os alunos puderam compartilhar suas produções com a comunidade escolar.
O projeto não apenas incentivou a pesquisa e a escrita criativa, mas também proporcionou um espaço para reflexão sobre a importância da luta antirracista. Os alunos se sentiram motivados e engajados, como evidenciado pelo testemunho da aluna Caroline Sartori, que destacou a experiência de trabalho em grupo e a diversão envolvida na criação dos cordéis. O “Cordéis da Consciência” foi, portanto, uma prática pedagógica enriquecedora, que contribuiu para a formação de uma consciência crítica e para o fortalecimento de uma educação inclusiva e antirracista.
GINDRE, Gustavo. A poesia de cordel: estrutura, temática e ensino. São Paulo: Editora Loyola, 2003.
ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.