ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Cordéis da Consciência
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Nicarágua - 8ª CRE
Avenida de Santa Cruz 1015 - Realengo
Ginásio Educacional Olímpico - GEO
Anos Finais

AUTORES

TALITA GOULART FERREIRA

Talita Goulart Ferreira é mestra em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduada em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na Educação Básica, atuando no ensino de português, produção de textos e literatura, com foco no desenvolvimento da expressão oral e escrita e da leitura crítica. Além de sua atuação em sala de aula, participa de grupos de pesquisa na área de Educação e da escrita de livros infantis.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora de Ensino Fundamental

AMANDA CRISTINE CEZAR SEGURA

Amanda Cristine Cézar Segura é educadora do município do Rio de Janeiro há 15 anos. Acredita numa escola dialógica, na qual as relações e parcerias entre docentes e discentes propiciam a maior riqueza da escola: a construção do conhecimento. É mestra em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com enfoque em movimentos sociais e processo de redemocratização do Brasil e graduada em História pela mesma universidade e em Pedagogia pela Unifacvest.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I - História

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
OBJETIVOS
O projeto pedagógico “Cordéis da Consciência” teve como objetivo promover a reflexão sobre a história de personalidades negras que lutaram contra a escravidão, o "apartheid", a segregação e o racismo. A prática envolveu alunos do 8º ano, que produziram cordéis, um gênero textual tradicional, sobre essas figuras históricas. A atividade foi realizada de forma interdisciplinar, integrando as aulas de Língua Portuguesa e História. Durante o projeto, os alunos aprenderam sobre a estrutura do cordel, como rima, métrica e versos, e também se aprofundaram no contexto histórico das personalidades escolhidas. Além da produção textual, os estudantes criaram ilustrações no estilo xilogravura. A finalidade do projeto foi não só resgatar a importância dessas figuras para a luta contra o racismo, mas também proporcionar uma experiência criativa e colaborativa, estimulando a pesquisa, a produção escrita e a interação proporcionada pelo trabalho em grupo.
HABILIDADES
8º ano - História - Analisar as dinâmicas de comércio de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico, as regiões africanas de procedência dos escravizados e as consequências do comércio de escravizados a partir do conceito de diáspora africana.
8º ano - História - Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros no final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras nas Américas espanhola e inglesa.
8º ano - Língua Portuguesa - Argumentar com coerência na defesa de opinião sobre assuntos significativos.
8º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação e outras notações como marcas da expressividade em um texto identificando os efeitos de sentido de seus usos
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/8/20 até atualmente

O projeto pedagógico “Cordéis da Consciência” é uma experiência interdisciplinar que envolve alunos do 8º ano desde 2022. Com o objetivo de refletir sobre a luta contra o racismo, o projeto tem como foco a criação de cordéis sobre personalidades negras, que se destacam nas mais diferentes áreas, tais como: Literatura, Música, Dramaturgia e História. Entre as personalidades retratadas nos cordéis temos: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Elza Soares, Emicida, Gilberto Gil e outros.

Como se trata de um projeto interdisciplinar, os alunos trabalham as características do gênero textual cordel nas aulas de Língua Portuguesa, explorando elementos como rima, métrica e versos., já em História, foram destacadas as biografias e os contextos históricos das personalidades escolhidas, entendendo sua importância na luta contra o racismo e a desigualdade social. Esse trabalho não foi restrito a cada disciplina isoladamente, houve uma troca constante de saberes entre as áreas, o que contribuiu para uma abordagem mais fluida e integrada dos conteúdos.

Durante os anos de realização, os alunos escreveram cordéis, criaram ilustrações no estilo de xilogravura para as capas de seus trabalhos e participaram de gravações de áudio recitando os cordéis, que foram transformados em vídeos. Foram realizadas sessões de apresentação dos vídeos, em que os alunos puderam compartilhar suas produções com a comunidade escolar.

O projeto não apenas incentivou a pesquisa e a escrita criativa, mas também proporcionou um espaço para reflexão sobre a importância da luta antirracista. Os alunos se sentiram motivados e engajados, como evidenciado pelo testemunho da aluna Caroline Sartori, que destacou a experiência de trabalho em grupo e a diversão envolvida na criação dos cordéis. O “Cordéis da Consciência” foi, portanto, uma prática pedagógica enriquecedora, que contribuiu para a formação de uma consciência crítica e para o fortalecimento de uma educação inclusiva e antirracista.

Observamos um engajamento significativo dos alunos, que se dedicaram à pesquisa, à escrita e à produção dos cordéis, demonstrando um aprofundamento no entendimento da luta antirracista e da importância das personalidades negras na história. A metodologia interdisciplinar, que uniu as aulas de Língua Portuguesa e História, foi adequada ao contexto, permitindo aos alunos um aprendizado mais integrado e fluido. A produção dos cordéis não só desenvolveu habilidades de escrita e pesquisa, mas também promoveu a reflexão sobre desigualdade social e racial. A participação ativa dos alunos em todas as etapas, incluindo a criação das ilustrações e gravações em áudio, fortaleceu o trabalho colaborativo e o sentimento de pertencimento. Além disso, a apresentação final do projeto, com a exibição dos vídeos, contribuiu para sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância da diversidade e da luta contra o racismo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GINDRE, Gustavo. A poesia de cordel: estrutura, temática e ensino. São Paulo: Editora Loyola, 2003.

ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Registros
IMAGENS
Exposição dos Cordéis da Consciência
Mural
Cordéis
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.