JAYVANE QUIRINO DA SILVA
Sou Jayvane, Professora de Educação Infantil, trabalho na 9ª CRE. Mestra e doutoranda em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias (FEBF/UERJ). Interesso-me pelas infâncias e pela temática Étnico- Racial.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora de Educação Infantil
Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais.
Proporcionar modos de ensinar e aprender que favoreçam aquisição de valores e atitudes que contribuam para o respeito à diversidade.
Promover experiências que possibilitem ampliar o repertório cultural das crianças.
Cuidando da natureza
Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.
Objetivos
Expressar-se por meio de pintura, criando produções artísticas.
Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (tintas, plantas), explorando suas cores, texturas e criar suas produções.
Ampliar a percepção de mundo das crianças.
Desenvolvimento
O Plano Pedagógico Anual trouxe como proposta experiências com as crianças sobre o cuidado com a natureza. Acreditamos que seja possível usar os saberes das comunidades indígenas para esse momento. Por isso, utilizamos um livro infantil para apresentar para o grupo a relação dos povos originários brasileiros com o meio ambiente.
Usamos o livro “Sou Indígena” da Cláudia A. Flor D’Maria para a contação de histórias. Conversamos sobre o cuidado com a natureza e destaquei como o texto traz a conexão da criança indígena com o meio ambiente. Cabe ressaltar que a experiência foi realizada no quintal da creche.
Trouxe uma samambaia para o momento. Perguntei se eles conheciam. Disseram que não. Um menino falou que era verde, confirmei que a cor era verde. Apresentei o nome da planta e disse que era uma palavra Tupi.
Conversamos que Tupi é um grupo parecido com a criança que apareceu no livro. Aproveitamos para falar sobre o cuidado com o meio ambiente, sempre voltando ao livro e destacando algumas partes. Afirmei que não devemos jogar lixo no chão e que devemos ter cuidado com o corte das árvores. Também, como essas atitudes afetam os animais.
Apresentei a tinta e o rolo, convidei o grupo para participar da impressão botânica da folha da samambaia. Uma menina disse que não iria dar certo. Notei os olhares atentos para ver como ficaria a folha de ofício. Os registros foram feitos através de fotos e de folhas de ofício.
Finalizamos a atividade mostrando como ficou a produção de cada criança do grupo. Elas estavam animadas e disseram que gostaram do momento. Alguns tiveram dificuldade em pronunciar o nome da planta. Notamos que as produções artísticas com plantas podem possibilitar uma aproximação das crianças com a natureza. Bem como repensar como estamos nos relacionando com o meio ambiente usando como fonte os saberes indígenas.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
D´MARIA, Cláudia A. Flor. Sou Indígena! Rio de Janeiro. Companhia das Letras, 2024.
GANDINI, Lella [et al.]. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Tradução: Roberto Cataldo Costa; revisão técnica: Clarice de Campos Bourscheid. 2 ed. Porto Alegre: Pensos, 2019.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Guia: Educação para as Relações Étnico-raciais:20 anos da Lei 10.639/03.
TIRIBA, Lea. Educação Infantil como direito e alegria. 1ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo. Paz e Terra, 2018.