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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Linhagem suburbana: o território como força ancestral
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Isabel Mendes - 3ª CRE
Rua Joaquim Meier 293 - Méier

Anos Iniciais

AUTOR

GISELLE DA SILVA SANTOS

É Professora regente da rede há 21 anos. Atua nos anos iniciais do ensino fundamental. Mestre em Ensino na Educação Básica (CAp-UERJ -2024), Pedagoga (UGF-2005) e Especialista em Psicopedagogia clínica e Institucional. (UCB-2008). É educadora antirracista, militante pela Educação pública de qualidade para todas as pessoas. Fundamenta sua prática pedagógica na Educação para as Relações étnico -Raciais utilizando a Escrevivência com crianças como possibilidade de emancipação epistêmica e anúncio de vozes silenciadas. Propõe arranjos educativos que façam sentir e façam sentido, compreendendo a Escola como espaço onde pulsa a vida e de onde podem ser feitas (re)elaborações de mundo menos violento e excludente.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora Regente anos iniciais

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
5º ano
OBJETIVOS
Desenvolver proximidade com os fatos sócio-históricos, geográficos e culturais do território onde a escola se localiza e seu entorno, através de pesquisa negro-referênciada conduzida pela percepção artística do Projeto Negro Muro e as experiências de vida da comunidade escolar. O projeto teve como finalidade investigar os fatos históricos sobre a Serra dos Pretos Forros, a história dos bairros do Grande Méier, através das trajetórias de personalidades negras em aproximação com as experiências vividas pelas crianças para fortalecimento de identidades e condução de um currícilo negro-referenciado.
HABILIDADES
5º ano - Geografia - Elaborar representações espaciais capazes de apontar as principais questões ambientais do seu bairro.
5º ano - História - Identificar fatos da vida cotidiana, usando uma base temporal (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) nos diferentes espaços que frequenta.
5º ano - História - Identificar os processos de formação de diferentes culturas e povos, relacionando-os à história do estado do Rio de Janeiro, buscando entender a importância do papel das diversas culturas na formação da população desse estado.
5º ano - História - Valorizar o respeito à diversidade e à pluralidade da sociedade brasileira, buscando exemplo de aplicação desses pressupostos no cotidiano da vida social e escolar.
5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos.
5º ano - Matemática - Utilizar medida de comprimento, massa e capacidade, utilizando unidades de medida padronizada ou não.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/3/20 até atualmente
Através do Projeto Político Pedagógico da escola, coletivamente orientamos as práticas pedagógicas pelo olhar das crianças. Nossa escola fica situada no bairro do Méier e atende principalmente estudantes do bairro e do Complexo do Lins. Com a proposta temática do projeto anual versando sobre "Linhagem suburbana" propus para turma de 5º ano uma prática escrevivente de investigação negro-refrencianda de nosso território, que alia a visibilidade das histórias de vida das crianças(em sua maioria negras) com a inserção da contribuição da cultuta afro-brasileira no currículo escolar. O importante levantamento histórico sobre a Serra dos Pretos Forros, presente no Material pedagógico da rede, nos conduziu a pesquisa e interlocução com as experiências das crianças junto as suas famílias para desvendar o nosso território como força ancestral. Nesta pesquisa pudemos conhecer a história de vida e luta coletiva de personalidade negras que moraram nos bairros do entorno da escola, locais de vivência das/dos nossas/os estudantes. Tais como, Lima Barreto,morador de Todos os Santos;Martinho da Vila,que morou no pé da Serra dos Pretos Forros, atual Boca do Mato ;Elza soares, que viveu no Morro da água Santa, também território da Serra; Clementina de Jesus, que morou no Bairro do Engenho Novo; Mussum, morador da favela da Cachoeirinha; Ivone lara,que trabalhou junto a Nize da Silveira no Engenho de Dentro; Luiz Gonzaga, que morou no Cachambi e Cruz e Souza, poeta que morou no bairro do Encantado; A pesquisa sobre a vida e contribuição das personalidades negras indicadas foi feita pelo olhar poético das crianças através da arte do Projeto Negro Muro. No co-laboratório do Ginásio Tecnológico as crianças construíram o GetCast - uma apresentação escrita e oralizada (no aplicativo Canva) das investigações que fizeram sobre o território da escola e do seu entorno. Construímos ainda tabuleiro de jogo de trilha baseado no mapa afetivo do grande Méier, destacando a localização da Serra dos Pretos Forros e as favelas que compõem este espaço e que são invisibilizadas pela cartografia oficial. Ao longo do primeiro semestre de 2024, desvendamos os territórios de pertencimento da comunidade escolar, sob a perspectiva das experiências das crianças e revelando histórias de vida antes silenciadas. Foi possível construir críticas sociais sobre a interdição de corpos e espaços, fomentar a organização coletiva contra o racismo e outras exclusões, mas sobretudo potencializar as identidades que vão se encontrar no espaço plural da escola.
O trabalho foi ampliado na Mostra Cultural da UE, foi possível observar que um currículo na perspectiva da Educação para as Relações Étnico Raciais quando construído com o protagonismo das crianças toma potência sobre a (re)elaboração de identidades, pertencimento ao espaço escolar, adensa atividades mais orgânicas que fazem sentido e fazem sentir. Pudemos observar o envolvemento das crianças com a pesqusia dos seus territórios, despertando o olhar para arte nos muros, significando a presença das personalidades negras grafitadas pelo projeto negro muro. Foi possível marcar o territórios pelos sentidos das crianças que contaram suas histórias e indicaram a localização de suas casas, antes invisibilizadas em uma pesquisa inicial. Pensar que somos a linhagem suburbana, é pensar que outras e outras antes de nós já marcavam este espaço e abriram caminhos que vamos continuar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SME/RJ, Material Rioeduca, 5º ano, Rio de janeiro, 2024, p. 226-227.

Negro Muro, acesso site: https://negromuro.com.br, Rio de Janeiro, 2024

Registros
IMAGENS
Jogo de trilha com mapa afetivo área do Grande Méier construido pelas/pelos estudante
Getcast na Mostra cultural - compatilhando as investigações para comunidade escolar
Escrita da própria história- estudantes indicam o mural grafitado de Kathelyn Romeu (jovem morta em confronto policial e que ajudava nos cuidados de um aluno da turma)
Pesquisa sobre Mussum, morador do morro da cachoeirina, Lins de Vasconcelos, RJ.
Mostra cultural-atividade lúdica -crianças interagindo com jogo de trilha
curaforia de fotos compartilhadas pelas crianças com informações dos bairros e a vista da Serra dos Pretos Forros
interação com jode de trilha -Mapa afetivo
apresentação das personalidades negras presentes no território da escola
PDFs
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