Joice Rodrigues Manso Esteves
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2005 e 2006). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia e Biologia
Molecular. Foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - CNPq do Instituto Nacional de Tecnologia / MCT, onde atuou na Divisão de Química Analítica, com ênfase
na Produção de Biocombustíveis. Atualmente é professora de Ciências na Prefeitura do Rio de Janeiro, onde realiza atividades pedagógicas individuais e interdisciplinares
com ênfase em Tecnologia, Práticas Antirracistas e Desenvolvimento Sustentável. Também é Professora colaboradora do projeto de pesquisa "MENINAS E MULHERES NA
RRD: Ciência, tecnologia, arte e educação para a redução de riscos de desastres e desigualdades."
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I Ciências
MARIANA ALBUQUERQUE DE SOUZA
Bióloga (Licenciatura plena em Ciências Biológicas e Bacharelado em Biologia Ambiental) pela Universidade Gama Filho (2005). Mestrado (2009) e Doutorado (2018) em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional-UFRJ. Docente do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), atuando como professora de Ciências Biológicas. Tem experiência nas áreas de Educação e Botânica, atuando nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educação de Jovens e Adultos, Palinologia e Palinotaxonomia de famílias botânicas. Professora colaboradora do projeto de pesquisa "MENINAS E MULHERES NA RRD: Ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres socioambientais.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I Ciências
MARCIA MAGALHAES MONTEIRO DA FONTE
Graduada em Ciências Biológicas, pela Faculdade Celso Lisboa, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ e Pós Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes e Instituto AVM. Experiência em Educação, Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio em Instituições Privadas, rede FAETEC e PROJOVEM. Docente do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atua como professora de Ciências. Foi Coordenadora Pedagógica em escola da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atuou em área científica no Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica na FIOCRUZ, participando de projetos de pesquisa, cursos, palestras, congressos nacionais e internacionais. Fez Curso em Educação Ambiental e Agenda-21 na Escola pela UERJ. Atuou como Professora Embaixadora da Educopédia e Elaboradora de Questões p/ Máquina de Testes. Professora colaboradora do projeto "MMRRD: Ciência, tecnologia e educação na redução de riscos e desastres socioambientais.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I Ciências
BARBARA LUCIANA DUARTE DO NASCIMENTO
Mestre em Formação Científica para professores de Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora concursada da rede Municipal do Rio de Janeiro. Professora colaboradora do projeto de pesquisa "MENINAS E MULHERES NA RRD: Ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres socioambientais.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PEF 40h
LUCIANA FERNANDES DIAS
Possui bacharelato e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciatura em Matemática pela Universidade Castelo Branco. Possui ainda Especialização e Mestrado em Ensino de História. Atualmente é professora na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Educação do RJ. Tem experiência na área de Matemática e História, com ênfase em projetos de iniciação científica em carreiras de STEM, História e Cinema. É coautora do curta-metragem "Bela, recatada e do lar", premiado na Oficina Lanterna Mágica do Arquivo Nacional. É também autora do curta-metragem "Entre a História e a Memória". Atua como pesquisadora no projeto Meninas e Mulheres na Redução de Riscos e Desastres.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I História
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg. Acesso em: 1 dez. 2024.
Bello, A.; Estébanez, M. E. Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC. 2019. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/policypapers-cilac-gender-pt.pdf. Acesso em 25 de out. de 2023.
Bezerra A. C.; Costa, C. M. Pele negra, algoritmos brancos: informação e racismo nas redes sociotécnicas. Liincem Revista, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, e6043, nov. 2022. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6043/5703. Acesso em 3 de nov. de 2023.
Boffi, L. C.; Oliveira-Silva, L. C. Enfrentando as estatísticas: estratégias para permanência de mulheres em STEM. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v14nspe/03.pdf. Acesso em 25 de out. de 2023.
Freire, E. P. Podcast na educação brasileira: Natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. Tese (Doutorado em Educação) – Pós- graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN.2015.
Lopes, L. Podcast: Guia básico. Editora Marsupial. Rio de Janeiro, RJ. 2015.
Viana, V. J; Nascimento, B. L. D.; Esteves, J. R. M.; Dias, L. F.; Souza, M. A.; Fonte, M. M.M. Meninas e Mulheres na RRD: Ciência, Tecnologia e Educação para a Redução de Riscos e Desastres. In: Exatas é com elas: tecendo redes no Estado do Rio de Janeiro.1 ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2022, v.1, p. 205-234. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/elas-nas-exatas-tecendo-rede/. Acesso em 09 de out. de 2023.
UNESCO. Mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM no Brasil. Brasília: UNESCO, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380903. Acesso em: 5 set. 2023.