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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
O Perigo de uma História Única - Combate ao Racismo
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM República do Peru - 3ª CRE
Rua Arquias Cordeiro 508 - Méier
Escola do Programa Bilíngue
Anos Finais

EM Bento Ribeiro - 3ª CRE
Rua Cônego Tobias 112 - Méier
Ginásio Educacional Tecnológico - GET
Anos Finais

EM Acre - 3ª CRE
Rua Santos Titara 50 - Todos Os Santos
Ginásio Educacional Tecnológico - GET
Anos Finais

EM Thomas Mann - 3ª CRE
Rua Ferreira de Andrade 195 - Cachambi
Unidade não vocacionada
Anos Iniciais / Anos Finais / Educação de Jovens e Adultos

EM Rio Grande do Sul - 3ª CRE
Rua Adolfo Bergamini 201 - Engenho de Dentro
Unidade não vocacionada
Anos Finais

AUTORES

Joice Rodrigues Manso Esteves

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2005 e 2006). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia e Biologia
Molecular. Foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - CNPq do Instituto Nacional de Tecnologia / MCT, onde atuou na Divisão de Química Analítica, com ênfase
na Produção de Biocombustíveis. Atualmente é professora de Ciências na Prefeitura do Rio de Janeiro, onde realiza atividades pedagógicas individuais e interdisciplinares
com ênfase em Tecnologia, Práticas Antirracistas e Desenvolvimento Sustentável. Também é Professora colaboradora do projeto de pesquisa "MENINAS E MULHERES NA
RRD: Ciência, tecnologia, arte e educação para a redução de riscos de desastres e desigualdades."

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I Ciências

MARIANA ALBUQUERQUE DE SOUZA

Bióloga (Licenciatura plena em Ciências Biológicas e Bacharelado em Biologia Ambiental) pela Universidade Gama Filho (2005). Mestrado (2009) e Doutorado (2018) em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional-UFRJ. Docente do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), atuando como professora de Ciências Biológicas. Tem experiência nas áreas de Educação e Botânica, atuando nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educação de Jovens e Adultos, Palinologia e Palinotaxonomia de famílias botânicas. Professora colaboradora do projeto de pesquisa "MENINAS E MULHERES NA RRD: Ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres socioambientais.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I Ciências

MARCIA MAGALHAES MONTEIRO DA FONTE

Graduada em Ciências Biológicas, pela Faculdade Celso Lisboa, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ e Pós Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes e Instituto AVM. Experiência em Educação, Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio em Instituições Privadas, rede FAETEC e PROJOVEM. Docente do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atua como professora de Ciências. Foi Coordenadora Pedagógica em escola da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atuou em área científica no Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica na FIOCRUZ, participando de projetos de pesquisa, cursos, palestras, congressos nacionais e internacionais. Fez Curso em Educação Ambiental e Agenda-21 na Escola pela UERJ. Atuou como Professora Embaixadora da Educopédia e Elaboradora de Questões p/ Máquina de Testes. Professora colaboradora do projeto "MMRRD: Ciência, tecnologia e educação na redução de riscos e desastres socioambientais.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I Ciências

BARBARA LUCIANA DUARTE DO NASCIMENTO

Mestre em Formação Científica para professores de Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora concursada da rede Municipal do Rio de Janeiro. Professora colaboradora do projeto de pesquisa "MENINAS E MULHERES NA RRD: Ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres socioambientais.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PEF 40h

LUCIANA FERNANDES DIAS

Possui bacharelato e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciatura em Matemática pela Universidade Castelo Branco. Possui ainda Especialização e Mestrado em Ensino de História. Atualmente é professora na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Educação do RJ. Tem experiência na área de Matemática e História, com ênfase em projetos de iniciação científica em carreiras de STEM, História e Cinema. É coautora do curta-metragem "Bela, recatada e do lar", premiado na Oficina Lanterna Mágica do Arquivo Nacional. É também autora do curta-metragem "Entre a História e a Memória". Atua como pesquisadora no projeto Meninas e Mulheres na Redução de Riscos e Desastres.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I História

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
Como parte integrante do projeto de pesquisa "MENINAS E MULHERES NA RRD: Ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres socioambientais”, foram desenvolvidas 3 etapas de oficinas a fim de gerar produtos de divulgação científica e de combate ao racismo para participação da campanha “21 dias contra o Racismo”: leitura de livros sobre mulheres negras de diferentes áreas de atuação; formulação de roteiro para a gravação de podcasts com informações sobre as personalidades estudadas; gravação e edição dos podcasts na Arena Gamer da Nave do Engenhão; e criação de jogos digitais no Scratch sobre essas mesmas personalidades.
HABILIDADES
8º ano - História - Identificar e analisar a formação e distribuição histórico-geográfica do território da América portuguesa, considerando a diversidade dos grupos culturais e étnico-raciais.
9º ano - Ciências - Reconhecer a importância da atuação do sistema endócrino na regulação das diversas funções do organismo.
9º ano - História - Identificar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado durante o primeiro e segundo reinados.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/3/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
O projeto “MENINAS E MULHERES NA RRD: Ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres socioambientais” é uma iniciativa da Universidade Veiga de Almeida (UVA) em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com financiamento da FAPERJ. Desenvolvido em cinco escolas municipais do Grande Méier, o projeto conta com alunas bolsistas dos 8° e 9° anos. Por meio de oficinas semanais organizadas em três etapas, o projeto produziu materiais de divulgação científica e de combate ao racismo para a campanha “21 Dias contra o Racismo”. Na primeira etapa, as alunas assistiram a um trecho de entrevista da escritora Chimamanda Ngozi Adichie sobre o perigo de conhecer uma única versão da história, contemplando a competência de história “Reconhecer que diferentes sujeitos possuem percepções diferenciadas da realidade, estejam eles inseridos no mesmo tempo e espaço ou em tempos e espaços diferentes”. Inspiradas com a entrevista, as alunas nomearam as oficinas em referência ao livro "O perigo de uma história única". Cada aluna escolheu um livro que abordava trajetórias de mulheres negras e, a partir das leituras, elaborou roteiros que deram origem aos podcasts. Esta etapa contemplou as competências gerais da BNCC de valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente e de utilizar conhecimentos das linguagens verbal, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências e ideias em diferentes contextos. Na segunda etapa, as gravações dos podcasts ocorreram na Arena Gamer da Nave do Conhecimento do Engenhão. Após a gravação, iniciou-se a edição dos podcasts na plataforma Spotify for Podcasters. Essa etapa, ainda em andamento, visa aprimorar a qualidade do material, inserindo trilhas e efeitos sonoros e está em consonância com a habilidade de ciências do 9° ano “Reconhecer os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana”. Na terceira etapa, as alunas foram introduzidas à programação de jogos, começando com oficinas desplugadas usando blocos de papelão que simulavam blocos digitais, facilitando a compreensão de lógica de programação. As oficinas seguiram na Nave do Conhecimento do Engenhão e no Laboratório de Informática da UVA, onde as alunas criaram jogos na plataforma Scratch inspirados nas personalidades negras estudadas. Os jogos estão disponíveis no Estúdio MMRRD, junto a produções de edições anteriores, formando um acervo que promove representatividade e justiça social por meio da tecnologia. Todos os produtos gerados contemplam a competência geral da BNCC de utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
O projeto teve um impacto positivo no engajamento das alunas, promovendo reflexão crítica sobre história, representatividade e combate ao racismo. A metodologia, que combinou leitura, gravação de podcasts e programação de jogos, foi adequada ao contexto das escolas, permitindo que as alunas expressassem suas ideias de forma criativa e interativa. Os objetivos de desenvolver habilidades em comunicação, produção digital e programação foram alcançados, pois as alunas aplicaram o conhecimento teórico na criação de produtos concretos, como podcasts e jogos digitais. A prática contribuiu para o desenvolvimento das alunas, ampliando suas competências digitais, científicas e de expressão, e promoveu a integração com a comunidade escolar, ampliando o alcance do projeto e promovendo cultura de representatividade e igualdade social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg. Acesso em: 1 dez. 2024.

Bello, A.; Estébanez, M. E. Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC. 2019. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/policypapers-cilac-gender-pt.pdf. Acesso em 25 de out. de 2023.

Bezerra A. C.; Costa, C. M. Pele negra, algoritmos brancos: informação e racismo nas redes sociotécnicas. Liincem Revista, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, e6043, nov. 2022. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6043/5703. Acesso em 3 de nov. de 2023.

Boffi, L. C.; Oliveira-Silva, L. C. Enfrentando as estatísticas: estratégias para permanência de mulheres em STEM. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v14nspe/03.pdf. Acesso em 25 de out. de 2023.

Freire, E. P. Podcast na educação brasileira: Natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. Tese (Doutorado em Educação) – Pós- graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN.2015.

Lopes, L. Podcast: Guia básico. Editora Marsupial. Rio de Janeiro, RJ. 2015.

Viana, V. J; Nascimento, B. L. D.; Esteves, J. R. M.; Dias, L. F.; Souza, M. A.; Fonte, M. M.M. Meninas e Mulheres na RRD: Ciência, Tecnologia e Educação para a Redução de Riscos e Desastres. In: Exatas é com elas: tecendo redes no Estado do Rio de Janeiro.1 ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2022, v.1, p. 205-234. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/elas-nas-exatas-tecendo-rede/. Acesso em 09 de out. de 2023.

UNESCO. Mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM no Brasil. Brasília: UNESCO, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380903. Acesso em: 5 set. 2023.

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