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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Os caminhos da ciranda: a representatividade negra com crianças do berçário.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CM Galdino Manoel da Silva - 2ª CRE
Rua Adolfo Caminha S/n.º - Andaraí
Unidade não vocacionada
Educação Infantil

AUTOR

FLAVIA DE MENEZES BEZERRA

Sou a professora Flávia de Menezes Bezerra, servidora da SME- Secretaria de Educação do Rio de janeiro- atuo como Professor de educação infantil na rede há três anos. Também sou docente na SEEDUC-Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro- atuando há seis anos com a disciplina de sociologia. Tenho experiência na educação infantil há 15 anos. uma parte da minha trajetória se deu em instituições privadas de ensino ( 2010-2018). Durante o ano de 2011, trabalhei na ONG CISANE (Centro de Integração Social Amigos de Nova Era), atuando como coordenadora pedagogia do projeto: PROJOVEM do governo Federal, e no trabalho com atendimento as famílias no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social); Minha formação são nas áreas de Pedagogia licenciatura plena e supervisão pedagógica: UNISUAM-2007 . Licenciatura em Ciências Sociais: (UFRJ) 2016, tenho Pós-graduação no Curso de especialização: Saberes e Práticas na educação Básica com ênfase sociologia. (UFRJ) -2018.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor de Educação Infantil

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
OBJETIVOS
A prática de ensino realizada na educação infantil, sobre o projeto: Os caminhos da Ciranda, no agrupamento do berçário II, tem como principais objetivos: estimular e desenvolver aprendizagem cognitiva, motora, a criatividade, a imaginação das crianças, ampliação do seu vocabulário e a exploração de diferentes sons e materiais, colocando as crianças como protagonistas em todo processo. Tendo como metodologia a musicalidade, e as múltiplas linguagens. Inserindo dentro do projeto as relações étnico-raciais, a partir da representatividade de personalidades negras da música popular brasileira, Lia de Itamaracá e Mariane de Castro que atuam na disseminação da cultura das rodas de ciranda no Brasil e no mundo. Trazendo para prática pedagógica o desenvolvimento de uma educação antirracista no cotidiano da educação infantil. Desenvolvendo um trabalho, que não reproduza estereótipos e se distanciem de uma prática sem reflexão e entendimento do que seja uma educação antirracista.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/4/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
O projeto .surge após o período de acolhimento do grupo. Foi durante as ocasiões da roda musical, que as cantigas de ciranda despertaram neles o desejo de explorar seus corpos e permitiam o envolvimento maior entre o grupo. Busquei pesquisar artistas negras que destacam na cultura da Ciranda, Apresentamos suas fotos nas rodas de chamada e estimulamos o desenvolvimento da linguagem e a formação das suas identidades com a fotos da turma. Com o tempo as crianças iam se familiarizando e conhecendo as artistas nas rodas do projeto, se identificavam com a Lia de Itamaracá e a Mariane. Por meio das cantigas de roda é possível trabalhar diferentes aspectos do desenvolvimento infantil como: a linguagem oral, corporal, musical, a criatividade, a sonoridade e a socialização, interagindo com seu meio social e cultural. O processo de vivência das rodas de Ciranda, não eram planejadas somente em ambientes fechados, mas buscamos explorar o espaço externo da creche que interage com a natureza, localizada perto de uma linda jaqueira. Assim foi organizado, uma atmosfera propicia a investigação sonora. As crianças ficavam livres para observarem e explorarem alguns instrumentos estruturados e outros construídos com sucata, depois apresentávamos as músicas das artistas Lia de Itamaracá, Mariane de Castro e outros . Eles se divertiam, dançando e tocando, a intenção permiti que eles interagissem e explorassem seu imaginário e ampliassem seu contexto cultural, Um dos objetivos planejados, estavam a proposta das crianças conhecerem e explorarem um instrumento de percussão utilizado nas rodas de ciranda, então levamos para um momento especial o xequerê, organizamos em um espaço externo da creche, de uma maneira que elas pudessem experimentar um pouco dessa sonoridade especial. outra etapa do projeto foi construir a ilha de Itamaracá com as crianças , um lindo painel para ambientar o espaço , buscamos inserir brinquedos que levamos para brincar na praia construída, para complementar nossa experiência , contamos com nossa equipe da cozinha com o preparo de um lanche especial. Neste dia foi oferecido um peixe assado, biscoito de leite de origem nordestina e uma deliciosa água de coco. Eles se deliciaram com os biscoitos e com água de coco oferecida ao grupo, alguns degustaram com prazer, outros só experimentaram. Organizamos uma culminância para finalizar o projeto, com a presença dos responsáveis do berçário II. Foi planejado uma roda de história, falando sobre a vida da artista Lia de Itamaracá com um teatro de bonecas, e ornamentamos o espaço com as produções das crianças, finalizamos com uma linda ciranda homenageando nossas artistas e permitindo um retorno a infância para as famílias participantes. Trazendo a participação dos seus familiares no retorno a infância e as rodas de ciranda. A partir do projeto envolvemos a comunidade escolar, desenvolvemos a diversidade étnico racial explorando diferentes linguagens, propostas em nosso Projeto Politico Pedagógico. Relato da Prática
As crianças se envolveram no projeto com prazer e protagonismo. Conseguimos alcançar nossos objetivos: ampliando o repertorio da linguagem oral do grupo, a exploração livre da corporalidade, e ampliação do seu reportório cultural , conhecendo através das artistas diferentes culturas, a partir da representatividade Negra, dialogando com a musicalidade e as linguagens culturais apresentadas na cultura da ciranda . Buscamos em cada processo que as crianças fossem protagonistas do projeto, se envolvendo em todas as etapas, iniciando pelo processo de escolha e a investigação livre de cada proposta idealizada. O desenvolvimento do projeto impactou as famílias sejam no envolvimento de materiais solicitados, ou principalmente pelo retorno das crianças com a interação , com as artistas, identificando-as sempre nos espaços da sala, ou apresentado a ilha de Itamaracá, na exploração dos instrumentos apresentados em nossas rodas do projeto demonstrando alegria no decorrer de todo processo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Referências

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