ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Perfumes da natureza: uma infância de pesquisas científicas pautadas na valorização de saberes ancestrais
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Rachel de Queiroz - 1ª CRE
Avenida Presidente Vargas S/n° - Cidade Nova
Unidade não vocacionada
Educação Infantil

AUTOR

RAFAELA DE OLIVEIRA PINTO

Mestre em Linguística e licenciada em Letras, pela UERJ. Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais e em Educação Linguística e Práticas Docentes. Professora pelo Colégio de formação CEIAA. Atua como professora pesquisadora das infâncias, desenvolvendo com as crianças da escola pública uma educação respeitosa que fomenta a leitura e a escrita do mundo por meio do encanto. Tem experiências na área de Educação, com ênfase nos estudos da Análise Cartográfica dos Discursos, dedicando-se, principalmente, aos estudos das relações étnico-raciais e de educação linguística na infância. Áreas e temáticas de interesse: produção de subjetividade, construção de identidade, imagem como discurso, práticas leitoras e escrita, trabalho docente, pesquisa-intervenção, literatura infanto-juvenil, educação antirracista, artes e infância.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora de Educação Infantil

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
OBJETIVOS
Propiciar pesquisas e experiências científicas a partir dos elementos da natureza, ancorando-se nos saberes ameríndios, africanos e afrodiaspóricos, com base nos documentos que regem a educação brasileira.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Explorar elementos da natureza, reconhecendo sua pertença e importância para o meio ambiente.
Educação Infantil - Educação Infantil - Observar as transformações que acontecem em experiências científicas simples, ressignificando as funções de alguns objetos.
Educação Infantil - Educação Infantil - Participar do compartilhamento de saberes sobre os fenômenos da natureza, a partir de explorações realizadas no espaço educativo.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/8/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
As práticas nasceram a partir das experiências das crianças com a plantação da horta da escola e das atividades investigativas e brincantes, no quintal da escola. Durante o semestre, questionamentos e hipóteses sobre como as árvores crescem e florescem, sobre os cheiros das "plantinhas da horta", o porquê das flores caídas no chão e a possibilidade de fazer perfumes com elas fizeram parte das conversas das crianças. A partir disso, decidimos aprofundar essas investigações transformando a sala referência da turma EI-44/2024 em um grande laboratório científico. Confeccionamos um microscópio, separamos lupas, provetas, funil e elementos da natureza. Além disso, usamos o computador, a internet, imagens e vídeos para ampliar nossos estudos sobre a produção de perfumes. Nossas pesquisas foram pautadas em conhecimentos ameríndios, conhecimentos africanos e afrodiaspóricos sem descartar os conhecimentos de base europeia para a confecção desse produto. Conhecemos o trabalho de Moctar Dembele e Gerard Niyondiko, jovens africanos, que criaram um sabonete que repele o mosquito da Malária feito de ervas locais, manteiga de karité e citronela. Descobrimos que algumas plantas podem ser usadas como repelentes, há plantas que curam e alimentam e nos dedicamos sobre o uso da natureza para a criação de sabonetes e perfumes. Tem sido interessante descobrir a origem do cheiro de muitos cosméticos com cheiro de lavanda, erva-doce, rosas, camomila e etc. A experiência com a criação do perfume das flores permitiu que as crianças observassem as transformações oriundas das misturas de ingredientes, o trabalho com medidas, receitas e outros saberes. A prática também reforçou a ideia de toda criança ser um cientista nato. Tivemos a escola como um grande laboratório, a natureza como objeto de pesquisa e os saberes ancestrais como referencias teóricos-metodológicos. Tem sido incrível pesquisar e descobrir a origem de tantos cheiros de perfumes e de sabonetes… São os cheiros da natureza. E as práticas de pesquisas seguem, já que as crianças seguirão produzindo trouxinhas aromáticas com os cheiros das plantas e das ervas da horta da escola e da natureza que nos cerca, culminando em uma exposição artística e cultural, no pátio da escola, para toda a comunidade escolar, em dezembro de 2024.
Para além dos saberes compartilhados e adquiridos, ao longo das vivências das práticas, observa-se o aumento da autoestima das crianças da turma. É comum ouvir frases do tipo "eu sou muito inteligente. Eu sou cientista". "Eu sei pesquisar e fazer perfumes." "Aquela cientista da foto é igual a minha tia...", entre outros impactos. Dito isso, é possível sustentar a ideia da importância de uma educação que permita que crianças negras, indígenas e brancas cresçam naturalizando a presença desses povos em lugares de pesquisa, de ciência, de estudos e não de forma estereotipada e estigmatizada. É preciso imagem para recuperar a existência de uma identidade positiva a respeito de pessoas não brancas. É preciso olhar o currículo e as práticas antirracistas dentro do espaço escolar para além de apenas a cultura africana e indígena. Faz-se necessário ampliar as discussões e as práticas sob essa perspectiva da ciência, tecnologia e entre outros saberes desses povos. Assim essa prática foi ancorada
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Lei nº 10.639, 09 de janeiro de 2003

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Fonte: https://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/jovens-africanos-criam-sabonetes-contra-a-malaria/#:~:text=amenizar%20este%20problema.-,Moctar%20Dembele%20e%20Gerard%20Niyondiko%20criaram%20um%20sabonete%20usando%20ervas,segundo%20o%20site%20da%20CNN. (Acesso: 28/10/2024)

Registros
IMAGENS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.