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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
PODEUGÊNIA - Um Vídeocast sobre racismo na Educação Infantil
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Professora Eugenia de Almeida Azevedo - 9ª CRE
Rua Brasinha S/nº - Campo Grande
Unidade não vocacionada
Educação Infantil

AUTOR

MARIANNA SILVA BARRETO COUTO

Professora de Educação Infantil da rede Municipal do Rio de Janeiro, formada em Pedagogia pela UERJ, especialização em Educação Infantil pela UNIRIO. Fui professora de redes privada, do município de Nova Iguaçu e do Colégio Pedro II.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora Articuladora

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
Maternal I
Maternal II
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
Através da entrevistas realizadas no PodEugênia com professores, familiares, jornalista, funcionários e criança temos o objetivo trazer a tona um tema que muitos pensam não existir que é o racismo com crianças tão pequenas da Educação Infantil e promover a reflexão da comunidade escolar, ampliando o conhecimento sobre o tema, o acervo de ideias e propostas para combater o racismo em sala, conscientizando educadores e famílias de seu papel fundamental nesse processo de fazer a criança se reconhecer como sujeito pertencente a um grupo social que respeita e é respeitado em seu jeito de ser e agir.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer-se enquanto sujeito pertencente a um grupo social que respeita e é respeitado por sua maneira de ser e de agir.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/7/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Fizemos quatro encontros e convidamos especialistas e pessoas envolvidas com o tema seja por estudo ou experiência de vida para tratar sobre racismo na Educação Infantil e formas de combatê-lo.

O primeiro tema foi: Tem racismo na Educação Infantil? De que maneira ele aparece e como a lei 11.645 de março de 2008 pode ajudar a combatê-lo? Convidamos as professoras Rosane Bruno e Camila Pallis da unidade que desenvolvem a Educação para as relações Ètnico-Raciais cotidianamente para falarem sobre suas práticas. Contamos também. com um vídeo da Professora Fernanda Noronha sobre como as leis podem ser aliadas no combate ao racismo.

Após o primeiro episódio promovemos uma roda de conversa com a profissionais do EDI para relembrar situações de racismo que já viveram em sala e o que fizeram na ocasião.

Na segunda entrevista Tivemos um vídeo da jornalista Luciana Barreto que é Editora Chefe da TV Brasil, estudiosa sobre o tema, que falou um pouco da sua trajetória e da importância da representatividade para crianças negras no país. Tivemos também a presença da professora Isabella Regina e Camila Almeida que falaram sobre o mesmo tema.

Após o segundo episódio passamos vídeos (filmes e desenhos) para as crianças com representatividade negra e indígena como por exemplo, Kiriku e a feiticeira, A princesa e o sapo, Trechos do filme Tainá, Turma do Black, Doutora brinquedos, Aquitã, etc.

Na Terceira entrevista o tema foi como utilizar a Literatura voltada para Educação Étnicos-Raciais na Educação Infantil, onde chamamos a professora Thamires Aparecida, professora da rede e autora do livro "Lon - O menino que queria ser pai" e a profissional de Educação especial da unidade Marta Mudesto fazer um paralelo da sua monografia de anos atrás que teve dificuldade de encontrar literatura voltada para ERER e o que vê atualmente.

Após a exibição do terceiro episódio levamos as crianças para conhecer todo o acervo de livros voltados para ERER.

No quarto e último episódio dessa temporada

Observamos que o tema ficou sendo foco na nossa unidade, que muitas profissionais relembram fatos ocorridos em suas salas ao longo de seus anos de experiência. Muitas professoras intensificaram o uso dos materiais voltados para ERER e falaram se sentir mais seguros para lidar com situações de racismo na Educação Infantil.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- -Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003.

BRASIL. Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008.

https://sites.google.com/view/gerer-sme/sobre-a-gerer

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