A atividade foi realizada em três etapas a seguir:
1. Sensibilização: iniciamos com o vídeo “Fake News: Não faça parte dessa mentira!”. O vídeo é um experimento produzido pela Rede Globo. O experimento é feito enquanto um grupo de pessoas esperava uma suposta gravação nos estúdios da Globo. Enquanto esperavam, foi implantada uma notícia falsa sobre a saída da repórter Fernanda Gentil da emissora e o mais surpreendente foi a rapidez com que a notícia foi espalhada. Em uma hora o grupo tinha passado o vídeo para 138 pessoas sem procurar saber se era verdade ou mentira. A segunda parte do vídeo é uma reportagem de um caso triste e emblemático em que uma mulher foi morta depois da vinculação de uma notícia falsa sobre ela.
2. Ativação: Gênero textual (notícia)
Cada aluno recebeu uma cópia do texto em que uma notícia falsa era desmentida pela prefeitura da cidade de São Gonçalo. A atividade promoveu a discussão sobre a intencionalidade da notícia falsa assim como a intencionalidade do próprio gênero notícia em um jornal de grande circulação.
Os alunos identificaram no texto os meios pelos quais os munícipes podiam verificar com segurança uma notícia ou informação sobre a cidade. Para além desta notícia em específico, ampliamos a discussão e tratamos de temas tais como: links suspeitos, catfishing, google acadêmico, cyberbullying, clickbait, etc.
3. Output: mão na massa
3.1: os alunos ouviram um podcast que eu havia feito sobre os impactos da tecnologia na definição do ser humano, da nossa relação cada vez mais mediada pela inteligência artificial e outros recursos e dispositivos tecnológicos.
3.2. em duplas, os alunos foram construindo um roteiro sobre os pontos que deveriam ser mencionados no podcast: o que significa fake news; dicas de checagem das publicações recebidas; locais de maior divulgação de fake news; o que fazer caso você repasse uma fake news sem querer.
3. Revisamos os textos e os alunos estabeleceram a ordem da gravação.
4. Gravação do podcast
Ao analisar o planejamento e execução da atividade, acredito que ela tenha alcançado as três dimensões propostas pela pedagogia midiaeducativa a seguir: análise contextual; análise textual e produção criativa.
O planejamento e a realização da atividade se deu a partir da observação de fenômenos do cotidiano que estavam materializados em forma de vídeo e notícia. A partir desta análise contextual e textual problematizou-se o fenômeno Fake News sobretudo no que tange o compartilhamento e prevenção. Durante todo o processo a dimensão criativa foi provocada. Durante às discussões, os alunos expressavam sua opinião, leram e interpretaram uma notícia, construíram um roteiro e gravaram um podcast. Os alunos foram provocados a produzir um conteúdo digital (podcast) de forma crítica e criativa. Para além do protagonismo dos estudantes, através do compartilhamento do podcast no Instagram da escola, foi possível ultrapassar os muros da escola e chegar a toda a comunidade escolar.