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Boas Práticas
Midiaeducação
Podcast ‘Fake News’
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Joaquim Nabuco - 2ª CRE
Rua Dona Mariana 148 - Botafogo
AUTOR(ES)
Fernanda de Almeida Carvalho
Sou professora regente das disciplinas Língua Inglesa e Projetos Integradores na E.M. Joaquim Nabuco (2ª CRE, Botafogo) e responsável pela Cozinha Experimental que está sendo implementada na unidade por obra de uma parceria extensionista entre a SME-Rio e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Fiz pós-graduação em Aperfeiçoamento em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2010, graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em 2005, e estou me graduando em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP/Uerj). Fui aluna bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/MEC) em 2020 no subprojeto Alfabetização na EJA e Letramento Racial e, em 2022, participei da primeira turma do curso de extensão online A Escola na Cultura Digital, promovido pela MultiRio e realizado na plataforma de EaD da Escola de Formação Paulo Freire (EPF/SME-Rio).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Prof 1 - Inglês
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
9º ano
OBJETIVOS

  • Identificar recursos linguísticos recorrentes em textos falsos;
  • Aprender a checar informações em sites confiáveis antes de compartilhá-las;
  • Distinguir um fato de uma opinião; e
  • Produzir um podcast sobre o assunto.

HABILIDADES
9º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
9º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, letra maiúscula).
9º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as diferentes partes de uma notícia: título (ou manchete), subtítulo, lide, corpo da notícia.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2022 até Maio/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
@emjoaquimnabuco

A atividade foi realizada em três etapas, como se vê a seguir:

  1. Sensibilização | Iniciamos com a exibição do vídeo Fake news: não faça parte dessa mentira!. O vídeo é um experimento produzido pela Rede Globo e foi realizado enquanto um grupo de pessoas aguardava uma suposta gravação nos estúdios da emissora. Enquanto o grupo esperava, foi plantada uma notícia falsa sobre o desligamento da repórter Fernanda Gentil da emissora e o mais surpreendente foi a rapidez com que a notícia fora espalhada. Em uma hora, o grupo já havia passado a notícia para 138 pessoas, sem procurar saber se a notícia era verdadeira ou falsa. A segunda parte do vídeo mostra uma matéria que narra um caso triste e emblemático sobre uma mulher que morreu depois da vinculação de uma notícia falsa sobre ela.
  2. Ativação | Gênero textual (notícia) | Cada aluno recebeu uma cópia do texto de uma notícia falsa que fora desmentida pela prefeitura de São Gonçalo (RJ). A atividade promoveu tanto a discussão sobre a intencionalidade da notícia falsa como sobre a intencionalidade do próprio gênero notícia em um jornal de grande circulação. Os alunos identificaram no texto os meios pelos quais os munícipes podiam checar com segurança uma notícia ou informação sobre a cidade. Para uma abordagem mais específica, ampliamos a discussão e tratamos de temas como links suspeitos, catfishing, google acadêmico, cyberbullying, clickbaitetc.
  3. Output Mão na massa
  4. 3.1: Os alunos ouviram um podcast que eu havia criado sobre os impactos da tecnologia na definição do ser humano, da nossa relação cada vez mais mediada pela inteligência artificial e outros recursos e dispositivos tecnológicos;

    3.2. Em duplas, os alunos foram construindo um roteiro sobre os pontos a ser mencionados no podcast: o que significa fake news; dicas de checagem das publicações recebidas; locais de maior divulgação de fake news; e o que fazer caso você repasse uma fake news sem querer.

  5. Revisamos os textos e os alunos estabeleceram a ordem da gravação.
  6. Gravação do podcast.

Ao analisar o planejamento e execução da atividade, acredito que ela tenha alcançado as três dimensões propostas pela pedagogia midiaeducativa, como a seguir: análise contextual; análise textual e produção criativa.

O planejamento e a realização da atividade se deram a partir da observação de fenômenos do cotidiano que estavam materializados em forma de vídeo e notícia.

A partir desta análise contextual e textual, problematizou-se o fenômeno fake news, sobretudo no que tange a compartilhamento e prevenção.

Durante todo o processo a dimensão criativa foi provocada. Em meio às discussões, os alunos expressaram suas opiniões, leram e interpretaram uma notícia, construíram um roteiro e gravaram um podcast.

Os estudantes foram provocados a produzir um conteúdo digital (podcast) de forma crítica e criativa. Além do protagonismo deles, que compartilharam o podcast no Instagram da escola, foi possível ultrapassar os muros da unidade e chegar a toda a comunidade escolar.

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