Na semana que antecedeu o dia nacional do livro infantil (18 de abril), trabalhei o tema "Sítio do Pica-Pau Amarelo", dando ênfase às personagens Emília e Visconde - além de manter a rotina de leitura diária, estimulando o interesse pela leitura.
Trabalhamos as letras iniciais das palavras, assim como a quantidade de letras e sílabas. Observamos características das personagens, fizemos interpretação de pequenos textos, refletimos sobre o autor das personagens, Monteiro Lobato, e sobre qual é considerada a principal obra na qual apareceu os personagens estudados, Reinações de Narizinho. Ouvimos as músicas "Emília", de Baby do Brasil e "Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Gilberto Gil. Em seguida procuramos vogais, consoantes e palavras nas letras das mesmas. Os alunos assistiram a vídeos das respectivas músicas. Na matemática, o Sítio também aparece como tema. As crianças montaram Emílias e Viscondes de papel e construímos cartazes. Confeccionaram máscaras: meninas de Emília e meninos de Visconde.
No dia 20 de abril fizemos uma culminância com a participação de professores e outros funcionários da escola dando vida aos personagens principais do Sítio do Pica Pau Amarelo em uma apresentação no auditório da escola para os alunos de todas as turmas.
A rotina é essencial na alfabetização: roda/ momento de leitura, chamadinha, alfabeto, calendário etc.
Conectar as atividades com o momento vivido na escola facilita o processo de contextualização e a compreensão da importância de se ler e escrever.?
O lúdico torna a aprendizagem mais prazerosa e, por essa razão, devemos usá-lo sempre.