ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
PRÁTICAS ALFABETIZADORAS 2021 - EMÍLIA
Informações
Relatos
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Alberto de Oliveira - 11ª CRE
Avenida Sete 1411 - Galeão
AUTOR(ES)
RENATA FERNANDES TAVARES BOTELHO
Renata Fernandes Tavares Botelho, nascida em 24/11/1988, no estado de Minas Gerais, carioca de coração, desde minha chegada à cidade maravilhosa em 1992. Aluna da rede pública na educação básica, estudei em escolas da CRE em que atuo. Formada inicialmente em Gestão de Recursos Humanos, iniciei o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), onde me apaixonei pela Educação. Durante o curso, estagiei na EM Leonel Azevedo, onde posteriormente trabalhei como Agente Educadora concursada. Ainda durante o curso de Pedagogia, tomei posse como Secretária Escolar na E.M. Lavínia Dória, também na 11ª CRE, e lá trabalhei por cerca de 3 anos. Finalmente formada, comecei a lecionar na E.M. Anita Garibaldi em 2015.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF ANOS INICIAIS
OBJETIVOS
Apresentar autor homenageado no Dia Nacional do Livro Infantil, Monteiro Lobato, e seus mais conhecidos personagens, a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Refletir a importância da leitura e da escrita. Estimular interesse pela leitura através do lúdico.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, a partir da leitura do professor, informações explícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação.
1º ano - Língua Portuguesa - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2021 até Abril/2021
Na semana que antecedeu o dia nacional do livro infantil (18 de abril), trabalhei o tema "Sítio do Pica-Pau Amarelo", dando ênfase às personagens Emília e Visconde - além de manter a rotina de leitura diária, estimulando o interesse pela leitura. Trabalhamos as letras iniciais das palavras, assim como a quantidade de letras e sílabas. Observamos características das personagens, fizemos interpretação de pequenos textos, refletimos sobre o autor das personagens, Monteiro Lobato, e sobre qual é considerada a principal obra na qual apareceu os personagens estudados, Reinações de Narizinho. Ouvimos as músicas "Emília", de Baby do Brasil e "Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Gilberto Gil. Em seguida procuramos vogais, consoantes e palavras nas letras das mesmas. Os alunos assistiram a vídeos das respectivas músicas. Na matemática, o Sítio também aparece como tema. As crianças montaram Emílias e Viscondes de papel e construímos cartazes. Confeccionaram máscaras: meninas de Emília e meninos de Visconde. No dia 20 de abril fizemos uma culminância com a participação de professores e outros funcionários da escola dando vida aos personagens principais do Sítio do Pica Pau Amarelo em uma apresentação no auditório da escola para os alunos de todas as turmas.
A rotina é essencial na alfabetização: roda/ momento de leitura, chamadinha, alfabeto, calendário etc. Conectar as atividades com o momento vivido na escola facilita o processo de contextualização e a compreensão da importância de se ler e escrever.? O lúdico torna a aprendizagem mais prazerosa e, por essa razão, devemos usá-lo sempre.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.