ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Alfabetizar jogando
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Haydea Vianna Fiuza de Castro - 10ª CRE
Rua São Gomario S/N - Santa Cruz



AUTOR(ES)
Márcia Dias Vieira

Iniciei a minha trajetória profissional aos 42 anos, na graduação de Pedagogia. Já no 3º período da faculdade surgiu a oportunidade de fazer dois concursos, um de PEI e outro de PEF Anos Iniciais e, para minha surpresa, fui aprovada em ambos.

Primeiro, fui convocada para trabalhar como PEI, que foi o que fiz durante 1 ano e seis meses. Logo em seguida, fui novamente convocada, só que dessa vez para atuar como PEF Anos Iniciais, que é o que faço até hoje. Estou na mesma escola desde o início e lá se vão cinco anos e oito meses de um caminho que faço de mãos dadas com a alfabetização de turmas de 1º e 2º ano.

Devido a dificuldades de aprendizagem encontradas em turmas de Anos Iniciais, resolvi cursar uma pós-graduação em Psicopedagogia para ampliar meu olhar pedagógico e conhecer melhor as várias vertentes da alfabetização. Não satisfeita, matriculei-me em outra pós, dessa vez em Neurociências, para que pudesse entender o mecanismo do sistema nervoso e também como o cérebro humano aprende para, enfim, poder me tornar uma facilitadora do processo ensino-aprendizagem.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1101,1102,1103,1104
OBJETIVOS

  • Promover a recuperação da aprendizagem de estudantes advindos de um contexto pandêmico, afastados das escolas por um longo período, pensando em atividades que lhes permitissem ampliar e sistematizar o contato com a língua escrita, sem ignorar a língua oral.
  • Buscar desenvolver essa prática com elementos de ludicidade, com vistas à horizontalização nas relações com os estudantes.

ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever o próprio nome utilizando-o como referência para ler e registrar outras palavras.
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações fonema/grafema em diferentes textos, reconhecendo que alterações na escrita dos grafemas provocam alterações na composição e significado da palavra.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas em atividades com diferentes gêneros textuais.
1º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer e nomear as letras do alfabeto a partir do próprio nome e dos nomes dos colegas de turma.
1º ano - Língua Portuguesa - RECONHECER E UTILIZAR A DIREÇÃO DA ESCRITA EM SITUAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS.
1º ano - Língua Portuguesa - Utilizar, em situações de leitura e de escrita de textos, a direção da escrita.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2021 até Setembro/2021

O ano de 2021 foi extremamente desafiador. Ainda em um contexto pandêmico, os estudantes, em sua grande maioria, chegaram à escola sem qualquer apoio pedagógico ou familiar. Por isso, logo, no primeiro momento, utilizei como estratégia de aprendizagem atividades lúdicas relacionadas à Educação Infantil e a seus eixos temáticos como movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, identidade e autonomia. Com isso, trabalhamos alfabeto, identidade (nome), numerais, formas geométricas, cores, leitura diária, contação de histórias, lateralidade e equilíbrio, entre outros.

Nas minhas pesquisas, percebi que os jogos educativos de alfabetização contribuíam de forma positiva nessa aprendizagem. Assim, utilizei recursos como:

  • batalha da rima, aliteração, letra inicial e final, sílaba inicial e final na lousa, com visualização coletiva;
  • quebra-cabeça, tangram, material dourado, texto fatiado, ordenação de palavras e frases e contação de histórias, para trabalhar a linguagem oral e escrita; e
  • história sequenciada, diversidade de gêneros textuais e atividades extracurriculares, buscando entender as necessidades dos educandos de maneira pontual e respeitando suas limitações, mas sem esquecer dos que haviam conseguido um desempenho esperado e com eficácia.

O lúdico proporciona a relação da criança com o mundo externo, processo importante para o seu desenvolvimento psicomotor, tomada de decisão, criatividade, construção de hipóteses, organização do pensamento, planejamento de estratégias, obediência às regras e solução de conflitos. Segundo Piaget (1967), “o jogo não pode ser visto apenas para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral”.

Ao longo de 2021, muitos obstáculos e desafios foram detectados e superados com dedicação e muita variedade de atividades extracurriculares direcionadas e individualizadas, trabalhando o lúdico, com a equipe unida e a incansável vontade de tornar possível o ensino-aprendizagem e a alfabetização real e verdadeira na nossa querida rede municipal de ensino público.

Os desafios de recuperação de aprendizagem promovem a busca de diversificar as estratégias de ensino e aprendizagem. O uso de jogos no processo de alfabetização mostrou-se exitoso em nossa experiência. Os estudantes aderiram bem a proposta e me senti desafiada a estudar mais, a produzir mais. Para além do resultado obtido fica o legado de experimentar práticas diversificadas de ensino e poder constatar as diferentes formas de aprender.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Lisboa: Fundo de Cultura. 1967.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2022.

MAIA, Maria Vitória Campos Mamede. Criar e brincar.: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.