Iniciei a minha trajetória profissional aos 42 anos, na graduação de Pedagogia. Já no 3º período da faculdade surgiu a oportunidade de fazer dois concursos, um de PEI e outro de PEF Anos Iniciais e, para minha surpresa, fui aprovada em ambos.
Primeiro, fui convocada para trabalhar como PEI, que foi o que fiz durante 1 ano e seis meses. Logo em seguida, fui novamente convocada, só que dessa vez para atuar como PEF Anos Iniciais, que é o que faço até hoje. Estou na mesma escola desde o início e lá se vão cinco anos e oito meses de um caminho que faço de mãos dadas com a alfabetização de turmas de 1º e 2º ano.
Devido a dificuldades de aprendizagem encontradas em turmas de Anos Iniciais, resolvi cursar uma pós-graduação em Psicopedagogia para ampliar meu olhar pedagógico e conhecer melhor as várias vertentes da alfabetização. Não satisfeita, matriculei-me em outra pós, dessa vez em Neurociências, para que pudesse entender o mecanismo do sistema nervoso e também como o cérebro humano aprende para, enfim, poder me tornar uma facilitadora do processo ensino-aprendizagem.
O ano de 2021 foi extremamente desafiador. Ainda em um contexto pandêmico, os estudantes, em sua grande maioria, chegaram à escola sem qualquer apoio pedagógico ou familiar. Por isso, logo, no primeiro momento, utilizei como estratégia de aprendizagem atividades lúdicas relacionadas à Educação Infantil e a seus eixos temáticos como movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, identidade e autonomia. Com isso, trabalhamos alfabeto, identidade (nome), numerais, formas geométricas, cores, leitura diária, contação de histórias, lateralidade e equilíbrio, entre outros.
Nas minhas pesquisas, percebi que os jogos educativos de alfabetização contribuíam de forma positiva nessa aprendizagem. Assim, utilizei recursos como:
O lúdico proporciona a relação da criança com o mundo externo, processo importante para o seu desenvolvimento psicomotor, tomada de decisão, criatividade, construção de hipóteses, organização do pensamento, planejamento de estratégias, obediência às regras e solução de conflitos. Segundo Piaget (1967), “o jogo não pode ser visto apenas para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral”.
Ao longo de 2021, muitos obstáculos e desafios foram detectados e superados com dedicação e muita variedade de atividades extracurriculares direcionadas e individualizadas, trabalhando o lúdico, com a equipe unida e a incansável vontade de tornar possível o ensino-aprendizagem e a alfabetização real e verdadeira na nossa querida rede municipal de ensino público.
PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Lisboa: Fundo de Cultura. 1967.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2022.
MAIA, Maria Vitória Campos Mamede. Criar e brincar.: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017.