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Boas Práticas
Práticas Extracurriculares
Consumo e produção sustentáveis
GET
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Cardeal Leme - 1ª CRE
Rua ébano 205 - Benfica



AUTOR(ES)
Sicleidi Valente dos Santos e Márcia Trindade

  • Sicleidi Valente dos Santos é professora de Matemática da rede de escolas da Prefeitura do Rio desde 1999 e hoje atua como professora articuladora (PA) do GET Cardeal Leme (1ª CRE/Benfica) desde a sua inauguração em março de 2022. Sicleidi concluiu o mestrado em História das Ciências, Tecnologia e Epistemologia no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É graduada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Filosofia pela UFRJ.
  • Márcia Trindade é nutricionista. Merendeira da escola por 20 anos, hoje está readaptada.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de projetos Integradores e Merendeira
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
7º ano
OBJETIVOS
O tema transversal da turma 1703 no ano de 2022 foi o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) Consumo e Produção Responsáveis. Pensando globalmente e agindo localmente, constatamos a necessidade de diminuir o lixo produzido pela escola. Percebemos que a quantidade de lixo orgânico produzido pela unidade era imensa e que precisaríamos pesquisar soluções para diminuir esse volume.
HABILIDADES
7º ano - Ciências - Identificar as ações antrópicas (humanas) que interferem (desequilíbrio) nos ciclos dos materiais.
7º ano - Ciências - Identificar os diferentes sentidos, como funções de interação do ser humano como meio ambiente.
7º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
7º ano - Geografia - Identificar os principais problemas ambientais do Brasil.
7º ano - Língua Portuguesa - Argumentar com coerência na defesa de opinião sobre assuntos significativos.
7º ano - Matemática - Aplicar a relação fundamental das proporções
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2022 até Dezembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Em 2022, nossa escola elegeu como projeto político-pedagógico o tema Pense Globalmente e Aja Localmente. Cada turma tinha como tema transversal um ODS. E o ODS da turma 1703 foi Consumo e Produção Responsáveis. Refletimos sobre o tema, investigamos, analisamos, discutimos e chegamos à conclusão de que nossa escola estava produzindo muito lixo. E que a quantidade de lixo orgânico era muito grande!

Começamos, então, a pesquisar e a discutir um plano de ação para diminuir a quantidade de lixo orgânico. Entrevistamos os profissionais da escola em busca de soluções. Foi então que, em uma conversa com a nutricionista Márcia, decidimos reaproveitar cascas e sementes de legumes e frutas que eram servidos na merenda escolar.

Pesquisamos e testamos receitas no colaboratório e na cozinha da escola. Produzimos um livro digital de receitas que incluía os dados nutricionais de cada receita testada. Participamos do programa de educação científica Shell NXplorers, que foi fundamental para desenvolvermos métodos de pesquisa, planejamento e ação para solucionar o problema.

Apresentamos nosso projeto na II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, da SME-Rio, e mostramos como se deu sua execução

Na reunião de responsáveis do último bimestre, os pais nos deram o retorno de que seus hábitos domésticos haviam se modificado e que estavam reaproveitando cascas e sementes de legumes e frutas que antes eram jogadas no lixo. Eles reconheceram a importância desse conhecimento, sobretudo em tempos de crise, com alimentos custando tão caro!

Ao final do ano letivo, pudemos constatar como foi eficiente trabalhar com aprendizagem por projeto. A turma ficou bastante motivada, protagonizando o seu processo de aprendizagem. As discussões e as pesquisas extrapolaram os muros da escola. O programa Shell NXplorers teve um importante papel na medida em que compartilhou conosco sua metodologia, um modo científico de fazer e pensar por meio de suas ferramentas.

Inscrevemos nosso projeto na II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e tivemos a oportunidade de apresentar esse trabalho para a nossa CRE e depois para toda a rede. A turma 1703 terminou o ano de 2022 "empoderada" em seu processo de aprendizagem!

Registros
IMAGENS
Tomando conhecimento do lixo produzido pela nossa escola
separando o lixo que vamos reaproveitar
testando receitas
testando receitas
testando receitas
Produzindo o livro digital de receitas
testando receitas
testando receitas
PDFs
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