Em 2022, nossa escola elegeu como projeto político-pedagógico o tema Pense Globalmente e Aja Localmente. Cada turma tinha como tema transversal um ODS. E o ODS da turma 1703 foi Consumo e Produção Responsáveis. Refletimos sobre o tema, investigamos, analisamos, discutimos e chegamos à conclusão de que nossa escola estava produzindo muito lixo. E que a quantidade de lixo orgânico era muito grande!
Começamos, então, a pesquisar e a discutir um plano de ação para diminuir a quantidade de lixo orgânico. Entrevistamos os profissionais da escola em busca de soluções. Foi então que, em uma conversa com a nutricionista Márcia, decidimos reaproveitar cascas e sementes de legumes e frutas que eram servidos na merenda escolar.
Pesquisamos e testamos receitas no colaboratório e na cozinha da escola. Produzimos um livro digital de receitas que incluía os dados nutricionais de cada receita testada. Participamos do programa de educação científica Shell NXplorers, que foi fundamental para desenvolvermos métodos de pesquisa, planejamento e ação para solucionar o problema.
Apresentamos nosso projeto na II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, da SME-Rio, e mostramos como se deu sua execução
Na reunião de responsáveis do último bimestre, os pais nos deram o retorno de que seus hábitos domésticos haviam se modificado e que estavam reaproveitando cascas e sementes de legumes e frutas que antes eram jogadas no lixo. Eles reconheceram a importância desse conhecimento, sobretudo em tempos de crise, com alimentos custando tão caro!
Ao final do ano letivo, pudemos constatar como foi eficiente trabalhar com aprendizagem por projeto. A turma ficou bastante motivada, protagonizando o seu processo de aprendizagem. As discussões e as pesquisas extrapolaram os muros da escola. O programa Shell NXplorers teve um importante papel na medida em que compartilhou conosco sua metodologia, um modo científico de fazer e pensar por meio de suas ferramentas.
Inscrevemos nosso projeto na II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e tivemos a oportunidade de apresentar esse trabalho para a nossa CRE e depois para toda a rede. A turma 1703 terminou o ano de 2022 "empoderada" em seu processo de aprendizagem!