ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
9º Cast
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Estados Unidos - 1ª CRE
Rua Itapiru 453 - Catumbi
AUTOR(ES)
Rodrigo Elias
Sou bacharel, licenciado, mestre e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor de Ensino Superior desde 2007, atuando em cursos de História e Jornalismo.

Fui pesquisador, coordenador de pesquisa e editor-chefe da Revista de História da Biblioteca Nacional.

Fundei e integro o podcast Passadorama, sou autor do livro Como matar um rei espanhol (2019), fui indicado ao Prêmio Capes de Tese de 2015 e sou professor da rede municipal carioca desde março de 2022.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de História no Ensino Fundamental II
OBJETIVOS
• Produzir um podcast sobre o cotidiano da escola e da comunidade escolar, com o objetivo de desenvolver nos alunos habilidades de manipulação das ferramentas audiovisuais.

• Fomentar nos alunos o interesse pelo registro da história local.
ANOS DE ESCOLARIDADE
8º ano e 9º ano
HABILIDADES
9º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
9º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade ( função social) de um texto e seu público-alvo.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:
A proposta, levada inicialmente para desenvolvimento em projetos integradores com uma turma de 9º ano, consistia em criar um podcast de veiculação bimestral. A turma compreendeu bem a proposta e participou de todas as etapas de sua elaboração, incluindo temática, nome, identidade visual e pautas dos episódios.

Divididas as funções, organizamos oficinas sobre produção de podcasts, fizemos reuniões de pauta e estabelecemos cronogramas de produção.

Com o primeiro episódio pronto – com direito a um evento de lançamento na escola –, levamos a experiência aos demais professores da unidade, de ambos os segmentos, e eles abraçaram a ideia.

A partir de então, começamos a incluir alunos do 8º ano, já que a proposta dos alunos envolvidos no podcast era integrar cada vez mais estudantes de outros períodos ao projeto para torná-lo sustentável nos anos seguintes.

Em resumo, o desenvolvimento deste projeto estimulou o uso de ferramentas de produção audiovisual, o uso de mídias digitais, a integração com outros atores do corpo escolar e a percepção dos próprios alunos como agentes sociais e históricos
Os alunos envolvidos com o projeto demonstraram refinamento na capacidade de trabalho em equipe. Passaram a desenvolver uma narrativa positiva em relação ao local de convivência, valorizaram outros conteúdos trabalhados nas disciplinas regulares e apresentaram maior segurança para tratar oralmente de temas de seu interesse.

A comunidade escolar, ao ter contato com o projeto, demonstrou apoio e participou ativamente de algumas gravações dos programas.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.