ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
EJA com foco
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professor Fábio César Pacífico - 9ª CRE
Rua do Pavão S/nº - Campo Grande
Unidade não vocacionada


OBJETIVOS
O objetivo da ação EJA com Foco é sensibilizar e conscientizar alunos e a comunidade do bairro sobre a importância da frequência e da permanência na EJA.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Maio/2023
Parceiros envolvidos
O projeto é desenvolvido por todos alunos e professores da EJA da escola, pela direção da unidade e pelo professor orientador (P.O.). No momento que literalmente colocamos o bloco na rua para cantar a paródia que fala sobre o incentivo à EJA, a diretoria da Associação de Moradores se aproximou do nosso projeto e acompanhou a atividade.

É por meio da arte que interagimos com a comunidade do bairro. Para divulgar entre os moradores a possibilidade de continuação dos estudos e de retorno à escola, utlizamos uma paródia interpretada pelo bloco EJA com Foco. Paralelamente a essa ação, um carro de som circula pelo bairro informando sobre números de vagas disponíveis e sobre a importância de retornar aos estudos.

Um conjunto de ações integra o projeto EJA com Foco da E.M. Professor Fábio César Pacífico (9ª CRE). Uma faixa sinaliza para a comunidade que há uma escola com EJA dentro do bairro. Vídeos produzidos por alunos, com ênfase no protagonismo estudantil, servem para valorizar nosso projeto nas redes sociais. Visitas às casas de alunos onde o contato telefônico não foi possível também é uma realidade constante.

É perceptível o aumento do contingente de alunos que retorna à unidade escolar assim como o ingresso de novos alunos em busca de uma nova oportunidade de estudar. Para ilustrar esses movimentos, utilizamos gráficos que informam dados de entrada, saída e permanência dos alunos.

Percebemos que promover ações diferenciadas resulta em alunos com maior interação. Também constatamos uma melhoria considerável na frequência e permanência dos alunos, que passaram a assistir às aulas de forma consciente. O conjunto de ações que promovemos reverteu em resultados significativos em poucos meses. Conseguimos com as novas práticas o retorno de alunos que haviam abandonado a EJA.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.