É por meio da arte que interagimos com a comunidade do bairro. Para divulgar entre os moradores a possibilidade de continuação dos estudos e de retorno à escola, utlizamos uma paródia interpretada pelo bloco EJA com Foco. Paralelamente a essa ação, um carro de som circula pelo bairro informando sobre números de vagas disponíveis e sobre a importância de retornar aos estudos.
Um conjunto de ações integra o projeto EJA com Foco da E.M. Professor Fábio César Pacífico (9ª CRE). Uma faixa sinaliza para a comunidade que há uma escola com EJA dentro do bairro. Vídeos produzidos por alunos, com ênfase no protagonismo estudantil, servem para valorizar nosso projeto nas redes sociais. Visitas às casas de alunos onde o contato telefônico não foi possível também é uma realidade constante.
É perceptível o aumento do contingente de alunos que retorna à unidade escolar assim como o ingresso de novos alunos em busca de uma nova oportunidade de estudar. Para ilustrar esses movimentos, utilizamos gráficos que informam dados de entrada, saída e permanência dos alunos.