Sou formado em Letras (Inglês-Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduado em Tradução de Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Atuo como professor da rede municipal do Rio desde 1999
Nos primeiros 11 anos da minha vida profissional, trabalhei como professor das séries iniciais do Ensino Fundamental I no Ciep Mestre Cartola (4ª CRE) em Parada de Lucas. A partir de 2011, comecei a lecionar Língua Inglesa na rede municipal de ensino do Rio, no Ciep Vinicius de Moraes (3ª CRE) em Benfica e, a partir de 2021, na E.M. Domingos Bebiano (3ª CRE) em Inhaúma. Também leciono Língua Inglesa para o Fundamental II da rede municipal de Duque de Caxias (RJ).
Do nome à escolha das seções que compõem o jornal, tudo é iniciativa dos próprios educandos, sob a orientação do professor. As características dos gêneros textuais presentes em cada edição são trabalhadas em sala de aula para que os alunos se apropriem desse conhecimento e possam se tornar autores.
A matéria principal é sempre um texto coletivo produzido pela turma a partir de pesquisa sobre assunto de seu interesse ou que tenha viralizado nos meios eletrônicos no momento da produção.
Como muitos alunos desta turma são oriundos de projetos educacionais e a pandemia produziu um grande lapso de aprendizado em suas vidas, este trabalho tem sido bastante desafiador.
O processo de produção do periódico levou em conta os seguintes pressupostos:
Público envolvido: toda a comunidade escolar;
Metodologia aplicada: pesquisa, produção e reflexão sobre diferentes tipos de textos para a composição de um periódico escolar;
Habilidades/competências