ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Domingos Bebiano News
Informações
Relatos
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Domingos Bebiano - 3ª CRE
Estrada Adhemar Bebiano 1870 - Inhaúma
AUTOR(ES)
Jardel da Silva Magalhães
Formado em Letras (Inglês-Literaturas) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e pós-graduado em Tradução de Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá, atuo como professor da Rede Municipal do Rio desde 1999. Nos primeiros 11 anos da minha vida profissional, atuei como professor das séries iniciais do Ensino Fundamental I no Ciep Mestre Cartola (4ª CRE). A partir de 2011, comecei a lecionar Língua Inglesa nesta Rede, tendo passado pelo Ciep Vinicius de Moraes (3ª CRE) e estando desde 2021 na Escola Municipal Domingos Bebiano (3ª CRE). Também leciono Inglês para o Fundamental II na Rede Municipal de Duque de Caxias.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor I (Inglês)
OBJETIVOS
O jornal "Domingos Bebiano News", elaborado pela turma 1502 nas aulas da disciplina eletiva Jornal Escolar, tem como objetivo principal incentivar e desenvolver o protagonismo e a autoestima dos alunos através da produção e pesquisa de diferentes tipos de textos para a composição do periódico trimestral, que é divulgado e distribuído para a comunidade escolar (alunos leitores, pais e professores).
ANOS DE ESCOLARIDADE
5º ano
HABILIDADES
5º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo.
5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Dezembro/2022
Desde o nome até a escolha das seções que compõem o jornal, tudo é iniciativa dos próprios educandos, sob a orientação do professor. As características dos gêneros textuais presentes em cada edição são trabalhadas em sala de forma que os alunos se apropriem desse conhecimento para se tornarem autores. A matéria principal é sempre um texto coletivo produzido pela turma a partir da pesquisa sobre um assunto de seu interesse ou que está em voga no momento da produção. Visto que muitos alunos desta turma são oriundos de projetos e a pandemia produziu um grande lapso educacional em suas vidas, este trabalho tem sido bastante desafiador. Público envolvido: toda a comunidade escolar; Metodologia aplicada: pesquisa, produção e reflexão sobre diferentes tipos de textos para a composição de um periódico escolar; Habilidades/competências: Estudar gêneros discursivos necessários à elaboração de um jornal, visando ampliar a participação social do aluno; Pensar a linguagem escrita como prática social; Proporcionar momentos de reflexão e aprendizado sobre a linguagem, utilizando a escrita para um uso social e não apenas para a realização de atividades escolares; Compreender os mecanismos de organização da linguagem e sua função central na organização da sociedade e nas práticas sociais; Produzir diferentes gêneros textuais observando suas características e o público a que se destinam.
Ao verem o resultado de seus primeiros esforços impressos e sendo divulgados na comunidade escolar, notou-se nos alunos prazer, engajamento e preocupação maior com a produção dos textos presentes no periódico.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.