ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
Jornal Marechal News
Informações
Relatos
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Marechal Alcides Etchegoyen - 8ª CRE
Avenida Central S/N - Bangu
AUTOR(ES)
Renato Caminha Corrêa
Meu nome é Renato, sou formado em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2009. Estou em sala de aula desde 2010 trabalhando pelo Estado do Rio de Janeiro, sempre acreditei que a mudança de vida começa pela educação e a falta de oportunidade sempre me incomodou. Já fiz muitas atividades educacionais pelas escolas estaduais. Desejo continuar fazendo muitas atividades para a Escola Municipal Marechal Alcides. Atualmente cursando outra graduação, Engenharia de Produção, pela UERJ também. Pois assim, conseguirei absorver novas informações para o desenvolvimento das áreas da educação.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF 40 horas - Matemática
OBJETIVOS
A ideia é promover a leitura, a escrita, a oralidade e a pesquisa para que os alunos tenham oportunidades e conhecimentos de diversos assuntos, utilizando os conhecimentos das disciplinas de português, matemática, projeto de vida, história, entre outros.
ANOS DE ESCOLARIDADE
8º ano e 9º ano
HABILIDADES
8º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião
8º ano - Língua Portuguesa - Participar de debates e exposições orais, formulando perguntas coerentes com relação ao assunto abordado
9º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim; presente, passado, futuro).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:
A dinâmica do jornal é a discussão entre o professor orientador e os alunos sobre as notícias que serão abordadas no jornal de modo que seja mais tranquila a escrita do assunto abordado por cada um, os alunos trazem alguns tópicos que eles julgam interessantes. Após a pesquisa e a escrita, digitamos no formato do jornal para a publicação, utilizamos muita leitura, análise de gráficos e dados, a oralidade para que eles saibam se expressar, articulações que estão todas no PPP da escola.
Estamos observando uma melhora na escrita, na análise de gráficos e na interpretação de dados pelos alunos de acordo com a leitura. A pesquisa realizada pelos alunos tem feito que eles se interessem cada vez mais pelos assuntos que procuram escrever no jornal. Com isso, os professores cada vez mais trabalham com notícias para introduzir a interpretação e a análise das informações.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.