ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
Podcast ‘A Marechal tá on’
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Marechal Alcides Etchegoyen - 8ª CRE
Avenida Central S/N - Bangu
AUTOR(ES)
Renato Lima Sampaio

Sou professor de Ensino Fundamental – Anos Finais com pós-graduação em Aprendizagem em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ingressei no Município em abril de 2019, quando comecei a lecionar na E.M. Marechal Alcides Etchegoyen (8ª CRE) em Bangu

Nascido em Duque de Caxias (RJ), sempre fui apaixonado por mídias digitais e antenado nas novas tecnologias e tendências midiáticas.

Apaixonado por cinema, música, futebol, economia e atualidades, sempre tive interesse em desenvolver trabalhos voltados às novas tecnologias.

Em 2021, após uma seleção de mestrado para a qual não fui selecionado, me vi meio perdido depois de ter meu projeto rejeitado.

Enfim, em 2022, de repente, surgiu a ideia de trabalhar uma mídia inovadora na escola, aproveitando os talentos dos alunos e suas habilidades na fala, interpretação e escrita.

Hoje, chego aqui me sentindo vitorioso por ver um trabalho tão despretensioso se tornar algo que nem eu nem os alunos poderíamos imaginar.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Ensino Fundamental - Anos Finais - Matemática
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
OBJETIVOS

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa, leitura, interpretação e a capacidade de dialogar em cima dos resultados avaliados.

ANOS DE ESCOLARIDADE
8º ano
HABILIDADES
8º ano - Língua Portuguesa - Argumentar com coerência na defesa de opinião sobre assuntos significativos.
8º ano - Língua Portuguesa - Comparar textos, estabelecendo relações entre eles (assunto/tema e estrutura).
8º ano - Língua Portuguesa - Participar de debates e exposições orais, formulando perguntas coerentes com relação ao assunto abordado
8º ano - Matemática - Resolver problemas com as informações apresentadas em diferentes tabelas e gráficos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:

Percebi nos alunos um grande interesse por leitura e interpretação dos fatos, principalmente porque os envolvidos no projeto cultivam o hábito da leitura entrelaçado com suas individualidades características.

Enxerguei também neles uma oportunidade de, mesmo jovens, poderem demonstrar seus gostos, expor suas habilidades e preferências e, juntos, trabalharmos a linguística com respeito ao mundo.

Características do podcast

Público-alvo | pessoas de zero a 99 anos de idade.

Metodologia

  • Escolher o conteúdo do episódio; buscar informações e notícias de fontes confiáveis sobre determinado tema; analisar todas as informações colhidas; escrever roteiros de forma que os alunos possam compreender e repassar as informações;
  • De acordo com o projeto político-pedagógico da escola, promover, atividades interdisciplinares entre os alunos, protagonizadas por eles, o que é também um dos planos de ação da UE, que abrange toda a comunidade escolar.

Foi grande o interesse dos estudantes em criar conteúdo, pesquisar notícias e promover pesquisas de opinião entre os colegas.

  • Sobre a metodologia: aos poucos, estamos avaliando práticas e procurando modificar alguns pontos em conteúdos criados, entrevistas realizadas e roteiros, privilegiando o cuidado ao emitir opiniões ou citar dados sem fontes.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.