ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
Podcast A Marechal Tá On
Informações
Relatos
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Marechal Alcides Etchegoyen - 8ª CRE
Avenida Central S/N - Bangu
AUTOR(ES)
Renato Lima Sampaio
Pós-graduado em Aprendizagem em Matemática pela UERJ. Iniciei na SME-RJ em abril de 2019, na Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen. Nascido em Duque de Caxias-RJ, sempre fui apaixonado por mídias digitais e sempre fui um curioso na arte de novas tecnologias e/ou tendências midiáticas. Apaixonado por Cinema, Música, Futebol, Economia e atualidades, sempre tive o interesse de desenvolver trabalhos voltados as novas tecnologias. Em 2021, após uma seleção de Mestrado na qual não fui selecionado, me vi meio perdido depois de ter meu projeto rejeitado. Enfim, em 2022, de repente, surgiu a idéia de realizar uma inovação na escola, aproveitando os talentos dos alunos e suas habilidades na fala, interpretação e escrita. Hoje, chego aqui, me sentindo vitorioso por ver um trabalho tão despretensioso se tornando algo que nem eu, nem os alunos, poderiam imaginar.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Ensino Fundamental - Anos Finais - Matemática
OBJETIVOS
Desenvolver a habilidade de pesquisa, leitura, interpretação e a capacidade de dialogar em cima dos resultados avaliados.
ANOS DE ESCOLARIDADE
8º ano
HABILIDADES
8º ano - Língua Portuguesa - Argumentar com coerência na defesa de opinião sobre assuntos significativos.
8º ano - Língua Portuguesa - Comparar textos, estabelecendo relações entre eles (assunto/tema e estrutura).
8º ano - Língua Portuguesa - Participar de debates e exposições orais, formulando perguntas coerentes com relação ao assunto abordado
8º ano - Matemática - Resolver problemas com as informações apresentadas em diferentes tabelas e gráficos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:
Percebi nos alunos um grande interesse por leitura e interpretação dos fatos, principalmente porque os envolvidos no projeto possuem o hábito da leitura, entrelaçado com suas individualidades características. O que enxerguei nos estudantes foi uma oportunidade de, mesmo jovens, demonstrarem seus gostos, expor suas habilidades e preferências, e trabalhar a linguística com eles a respeito do mundo. Público alvo: pessoas de 0 a 99 anos de idade; Metodologia: escolher o conteúdo do episódio, buscar informações e notícias de fontes confiáveis sobre o tema determinado, analisar todas as informações colhidas, e escrever o roteiro de forma que os alunos possam compreender, e repassar as informações. De acordo com o projeto político-pedagógico da escola, promover atividades interdisciplinares entre os alunos, protagonizadas por eles, é também um dos planos de ação da U.E., que abrange toda a comunidade escolar.
Interesse dos estudantes em criar conteúdo, pesquisar notícias e realizar pesquisas de opinião entre os alunos da escola. Sobre a metodologia: aos poucos, estamos avaliando práticas e procurando modificar alguns pontos, sobre os conteúdos criados, entrevistas realizadas, roteiro, cuidado ao emitir opinião ou citar dados sem fontes.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.