ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
Papo reto na escola
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Anísio Teixeira - 11ª CRE
Rua Serenata 40 - Jardim Guanabara
AUTOR(ES)
Michael de Araújo Palmieri e Marcelo Santana de Oliveira

Marcelo Santana de Oliveira é professor de História na Escola de Aplicação Carioca (Emac) Anísio Teixeira e na Escola Estadual (EE) Anita Garibaldi. Tem licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor na SME-Rio e na Seeduc-RJ desde 2011.

Michael de Araujo Palmieri é professor de Inglês na rede municipal carioca, atuando também em Língua Portuguesa na Escola de Aplicação Carioca (Emac) Anísio Teixeira desde 2018. Tem licenciatura em Letras Português-Inglês e mestrado em Língua Portuguesa pela UFRJ.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF
OBJETIVOS
A ideia do projeto é fomentar discussões pertinentes na sociedade e no contexto escolar sobre um suporte relativamente novo e que ganha cada vez mais popularidade e engajamento, que é o formato de podcast. O uso dessa nova mídia com os alunos cria oportunidades de desenvolvimento de fala e de socialização entre eles.
ANOS DE ESCOLARIDADE
7º ano , 8º ano e 9º ano
HABILIDADES
7º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo.
8º ano - Língua Portuguesa - Argumentar com coerência na defesa de opinião sobre assuntos significativos.
9º ano - Língua Portuguesa - Sintetizar ideias expressas em textos orais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:

A prática consiste na elaboração de roteiro, gravação e publicação de podcasts (apenas áudios) com grupos de alunos de sétimo ao nono ano. Os estudantes são escolhidos com base em análise durante as aulas e trabalhos apresentados. Também são escolhidos conforme a dedicação apresentada e o potencial de trabalho em habilidades comunicativas/interacionais.

O projeto visa integrar-se com a escola em propostas interdisciplinares – a depender dos temas discutidos – e proporcionar um maior protagonismo dos alunos envolvidos e da comunidade escolar como um todo, já que se trabalha a elaboração de algo concreto ao final.

Habilidades desenvolvidas: Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais; Expressar, em interações orais em sala de aula, seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros; Relatar fatos do cotidiano a partir de diferentes fontes de informação.

O que se observa até o momento é a gradual melhora e dedicação dos alunos envolvidos na discussão e importância de temas que, noutro contexto, dificilmente romperiam a barreira da escola por, teoricamente, não serem temas disciplinares numa perspectiva direta.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.