ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Anos Finais
Se Liga, Barão
Informações
Relatos
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Barão de Santa Margarida - 9ª CRE
Rua Coremas 358 Santa Margarida - Cosmos
AUTOR(ES)
Michela Batista
Michela Batista, professora da SME, licenciada em História, pós-graduada em História da África e do Negro no Brasil e em Gestão Escolar, atualmente exercendo a função de Diretor IV na EM (09.18.10) Barão de Santa Margarida.

Apaixonada pela Educação e pela inovação nos métodos e práticas de aprendizagem, enxerga na conectividade a importância e necessidade de criarmos conhecimento e mecanismos que possibilitem a integração de Mídia à Educação. Considerando o cenário da Pandemia, vimos a necessidade de dar mais enfoque ao trabalho digital, a fim de alcançarmos o alunado. O acesso à mídia e suas possibilidades proporcionariam a nossa Unidade Escolar condições igualitárias no que diz respeito à apreensão do conhecimento, diminuindo a desigualdade de acesso.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Diretora
OBJETIVOS
O Jornal “Se Liga Barão” é um material de conteúdo jornalístico produzido por alunos da Escola Municipal Barão de Santa Margarida, cujo objetivo é promover a cobertura de eventos da unidade, da rede e circular conteúdos abordados pela própria comunidade estudantil. Propiciando assim, o protagonismo dos estudantes em torno da atividade.
ANOS DE ESCOLARIDADE
6º ano , 7º ano , 8º ano e 9º ano
HABILIDADES
6º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
7º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos estruturais da narrativa: situação inicial; complicação (conflito gerador e clímax); e desfecho.
8º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade ( função social) de um texto e seu público-alvo.
8º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer a estrutura da narrativa: situação inicial (introdução), complicação (desenvolvimento do conflito gerador e do clímax) e desfecho (conclusão).
9º ano - Língua Portuguesa - Identificar as relações de causa e consequência, dentre outras relações textuais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:
A ideia do “Se Liga, Barão”, surgiu como uma ferramenta pedagógica para o trabalho inter e transdisciplinar. A proposta é apresentar debates de temas relacionados às vivências na comunidade escolar, trabalhar o protagonismo, o posicionamento intelectual e crítico do cidadão, melhorar a aprendizagem, a busca da melhor forma para repassar determinados conceitos e reflexões da atualidade, formar leitores ativos e, consequentemente, participativos da realidade social. O Jornal “Se Liga Barão” é realizado no contraturno das aulas regulares e o projeto tem a participação dos alunos do 6º ao 9º ano e todos participam voluntariamente. Os alunos se reúnem com o professor responsável e de maneira conjunta direcionam as pautas mensais, dividem-se em grupos para a realização de cada atividade e intercalam cada função para que desenvolvam competências diversas. As atividades são classificadas em fotografia, pesquisa de campo dentro da escola com professores ou demais funcionários, escrita de pauta, digitação e a edição do jornal digital.
Dentre nossos objetivos traçados ao início da atividade estava a conquista dos alunos a participarem do projeto, a garantia de assiduidade desses alunos, o protagonismo dos estudantes na proposta de novas pautas, o desenvolvimento da afinidade com a escrita na norma culta padrão e a criatividade. Levando em consideração o período de realização do projeto de Jornal na escola, observou-se um maior interesse dos alunos em participar do projeto, além de existir um maior grau de assiduidade nas reuniões. Em março, havia apenas alunos do 7º e 9º ano. Atualmente o Jornal conta com a participação de todos os anos do colégio. Nota-se também que os alunos estão se tornando mais autônomos ao proporem a expansão do Jornal através das redes sociais e apresentarem considerável melhora na escrita. A formação de grupos mostrou-se efetiva porque torna a atividade mais produtiva e permite a interação, desenvolve competências como resolução de conflitos, trabalho em equipe, organização e proatividade.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.