A ideia do “Se Liga, Barão”, surgiu como uma ferramenta pedagógica para o trabalho inter e transdisciplinar. A proposta é apresentar debates de temas relacionados às vivências na comunidade escolar, trabalhar o protagonismo, o posicionamento intelectual e crítico do cidadão, melhorar a aprendizagem, a busca da melhor forma para repassar determinados conceitos e reflexões da atualidade, formar leitores ativos e, consequentemente, participativos da realidade social. O Jornal “Se Liga Barão” é realizado no contraturno das aulas regulares e o projeto tem a participação dos alunos do 6º ao 9º ano e todos participam voluntariamente. Os alunos se reúnem com o professor responsável e de maneira conjunta direcionam as pautas mensais, dividem-se em grupos para a realização de cada atividade e intercalam cada função para que desenvolvam competências diversas.
As atividades são classificadas em fotografia, pesquisa de campo dentro da escola com professores ou demais funcionários, escrita de pauta, digitação e a edição do jornal digital.
Dentre nossos objetivos traçados ao início da atividade estava a conquista dos alunos a participarem do projeto, a garantia de assiduidade desses alunos, o protagonismo dos estudantes na proposta de novas pautas, o desenvolvimento da afinidade com a escrita na norma culta padrão e a criatividade. Levando em consideração o período de realização do projeto de Jornal na escola, observou-se um maior interesse dos alunos em participar do projeto, além de existir um maior grau de assiduidade nas reuniões. Em março, havia apenas alunos do 7º e 9º ano. Atualmente o Jornal conta com a participação de todos os anos do colégio. Nota-se também que os alunos estão se tornando mais autônomos ao proporem a expansão do Jornal através das redes sociais e apresentarem considerável melhora na escrita. A formação de grupos mostrou-se efetiva porque torna a atividade mais produtiva e permite a interação, desenvolve competências como resolução de conflitos, trabalho em equipe, organização e proatividade.