ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Projeto Crianças Protagonistas: Brincando, Letrando e Soletrando
Informações
Relatos
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Artur Azevedo - 6ª CRE
Avenida Sargento Antônio Ernesto S/nº - Pavuna
AUTOR(ES)
Elaine Rodrigues Cordeiro Souza
Olá, meu nome é Elaine Rodrigues Cordeiro Souza, sou carioca, tenho 39 anos e nesse ano de 2022 completei 21 anos de trabalho na Rede Municipal de Educação. Sou mãe, educadora e vibro ao acompanhar o crescimento dos meus filhos e o desenvolvimento dos meu alunos. Sou Pedagoga, habilitada em Gestão Escolar pela UERJ. Tenho Licenciatura em Letras (Português-Inglês) e Pós Graduação em Alfabetização e Letramento. Acredito que a educação transforma vidas e que alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. A influência de um bom professor pode marcar positivamente a vida de muitas crianças. Essa é a minha missão!
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora Regente
OBJETIVOS
Demonstrar através de atividades práticas em uma turma de Alfabetização, como podemos incentivar os alunos a serem protagonistas de suas próprias aprendizagens, para que eles compreendam a realidade em que vivem e possam fazer uma leitura significativa do que há em sua volta.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Escrever palavras.
1º ano - Anos Iniciais - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer e utilizar a direção da escrita em situações de leitura e escrita de textos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Dezembro/2021
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Combinei com os alunos da turma 1.102 um dia da semana para ser oficialmente o "Dia do Brinquedo": um dia especial, em que todos trariam algum brinquedo de casa que gostassem e que fosse importante para eles. Com os brinquedos em mãos, propus que os alunos sentassem em círculo para que pudéssemos fazer a nossa rodinha de conversa. Este seria o momento de cada aluno verbalizar, contar o que trouxe de casa e explicar aos amigos porque gostavam daquele brinquedo. Caso algum aluno não tivesse trazido o brinquedo, ele poderia escolher algum brinquedo dentro do baú de brinquedos da sala de aula. A partir da exposição dos alunos, aproveitei para abordar algumas questões do sistema alfabético da escrita: busca da letra inicial do brinquedo, verbalização da letra final, formação do nome do brinquedo com o alfabeto móvel, contagem do número de letras do nome do brinquedo, marcação das sílabas do nome do brinquedo através de palmas, ordem alfabética dos nomes dos brinquedos que surgiram, busca de objetos que iniciassem com a letra do brinquedo, banco de palavras que iniciassem com a mesma letra do brinquedo, etc.. Ao término de toda essa vivência, um aluno perguntou se podíamos brincar de "Soletrando" na escola. Então, perguntei se eles conheciam essa brincadeira, se já tinham visto esse jogo na televisão, ou se alguém tinha esse jogo de tabuleiro. A partir daí, pedi para que a turma então criasse as regras do jogo e, nesse momento, fui a escriba. O cartaz com as regras da turma para o jogo "Soletrando da 1.102", ficou assim: As crianças levavam os brinquedos e diziam o nome deles; cada aluno pegava na mesa a letra que começava o nome do seu brinquedo e mostrava; a professora pedia para a criança falar cada letra do brinquedo; a criança escrevia o nome do brinquedo no quadro; quem não acertava, a turma ajudava; quando a criança acertava, ela ganhava uma estrela. A brincadeira se deu de forma descontraída. Todos os alunos participaram com motivação.
Foi extremamente gratificante ver os alunos construindo conhecimento a partir da ludicidade, ouvir de algumas crianças que nunca mais iriam esquecer aquele dia e ver a forma como elaboraram coletivamente as regras do jogo com que desejavam brincar. Foi incrível perceber que é possível trabalhar o sistema alfabético da leitura e da escrita de forma prazerosa, por meio de práticas que estimulem o desenvolvimento do raciocínio da criança, a sua capacidade investigativa, a tomada de decisões, o pensamento crítico e o protagonismo infantil.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.