Combinei com os alunos da turma 1102 a escolha de um dia da semana para ser oficialmente o Dia do Brinquedo – um dia especial, em que cada criança traz de casa um brinquedo de que gosta e que tem importância para ela.
Com os brinquedos em mãos, propus que os alunos se sentassem em círculo para a nossa rodinha de conversa. Este seria o momento de cada criança verbalizar, contar o que trouxe de casa e explicar aos amigos por que gostava daquele brinquedo. Se algum aluno não tivesse trazido o brinquedo, ele podia escolher algum outro do baú de brinquedos da sala de aula.
A partir das exposições dos alunos, aproveitei para abordar algumas questões do sistema alfabético da escrita, como a busca da letra inicial do nome do brinquedo; a verbalização da letra final; a formação do nome do brinquedo com o alfabeto móvel; a contagem do número de letras do nome do brinquedo; a marcação, através de palmas, das sílabas formadoras do nome do brinquedo; a ordem alfabética dos nomes dos brinquedos trazidos de casa pelos alunos; a busca de objetos cujo nome se iniciasse pela letra inicial do nome de cada brinquedo; a criação de um banco de palavras que começassem pela mesma letra inicial do nome do brinquedo etc.
Ao término de toda essa vivência, um aluno perguntou se podíamos brincar de Soletrando na Escola. Como resposta, perguntei se eles já conheciam a brincadeira, se já tinham visto o jogo sendo jogado na TV, ou se alguém tinha em casa esse jogo de tabuleiro. Então, pedi à turma que criasse as regras do jogo e, nesse momento, fui a escriba das regras. O cartaz com as regras da turma para o jogo “Soletrando da 1102” ficou assim: as crianças levavam os brinquedos para a escola e diziam o nome deles. Em seguida, cada aluno pegava na mesa a letra inicial do nome de seu brinquedo e mostrava para a turma. A professora pedia, então, a essa criança para pronunciar cada letra do nome do brinquedo. A criança escrevia o nome do brinquedo no quadro. Quem não acertasse, a turma ajudava. Quando acertava, a criança ganhava uma estrela.
A brincadeira se deu de forma descontraída. Todos os alunos participaram com motivação.
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