Combinei com os alunos da turma 1.102 um dia da semana para ser oficialmente o "Dia do Brinquedo": um dia especial, em que todos trariam algum brinquedo de casa que gostassem e que fosse importante para eles.
Com os brinquedos em mãos, propus que os alunos sentassem em círculo para que pudéssemos fazer a nossa rodinha de conversa. Este seria o momento de cada aluno verbalizar, contar o que trouxe de casa e explicar aos amigos porque gostavam daquele brinquedo. Caso algum aluno não tivesse trazido o brinquedo, ele poderia escolher algum brinquedo dentro do baú de brinquedos da sala de aula.
A partir da exposição dos alunos, aproveitei para abordar algumas questões do sistema alfabético da escrita: busca da letra inicial do brinquedo, verbalização da letra final, formação do nome do brinquedo com o alfabeto móvel, contagem do número de letras do nome do brinquedo, marcação das sílabas do nome do brinquedo através de palmas, ordem alfabética dos nomes dos brinquedos que surgiram, busca de objetos que iniciassem com a letra do brinquedo, banco de palavras que iniciassem com a mesma letra do brinquedo, etc..
Ao término de toda essa vivência, um aluno perguntou se podíamos brincar de "Soletrando" na escola. Então, perguntei se eles conheciam essa brincadeira, se já tinham visto esse jogo na televisão, ou se alguém tinha esse jogo de tabuleiro. A partir daí, pedi para que a turma então criasse as regras do jogo e, nesse momento, fui a escriba. O cartaz com as regras da turma para o jogo "Soletrando da 1.102", ficou assim: As crianças levavam os brinquedos e diziam o nome deles; cada aluno pegava na mesa a letra que começava o nome do seu brinquedo e mostrava; a professora pedia para a criança falar cada letra do brinquedo; a criança escrevia o nome do brinquedo no quadro; quem não acertava, a turma ajudava; quando a criança acertava, ela ganhava uma estrela.
A brincadeira se deu de forma descontraída. Todos os alunos participaram com motivação.
Foi extremamente gratificante ver os alunos construindo conhecimento a partir da ludicidade, ouvir de algumas crianças que nunca mais iriam esquecer aquele dia e ver a forma como elaboraram coletivamente as regras do jogo com que desejavam brincar. Foi incrível perceber que é possível trabalhar o sistema alfabético da leitura e da escrita de forma prazerosa, por meio de práticas que estimulem o desenvolvimento do raciocínio da criança, a sua capacidade investigativa, a tomada de decisões, o pensamento crítico e o protagonismo infantil.