UNIDADE DE ENSINO
EM Isaias Alves - 6ª CRE
Rua Dom José de Sousa S/nº - Guadalupe
AUTOR(ES)
Gisele Alves, Jaqueline Borges e Ivone Taranto
Gisele Silva Azevedo Alves, 44 anos, diretor lV da E/CRE 06.22.021, Isaías Alves, professora do município do Rio há 23 anos, pós-graduada em neurociência pedagógica; Jaqueline Borges Jacinto de Barros, 50 anos, professora de Sala de Leitura há nove anos na E.M Isaías Alves, pós-graduada em Língua Portuguesa; Ivone Ferreira de Souza Taranto, 59 anos, professora há 24 anos, sendo 11 anos no Município do Rio, graduada em Língua Portuguesa.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Diretora, Sala de Leitura e Coordenadora
OBJETIVOS
Cônscios da importância da apropriação e utilização das diferentes mídias na escola, como recurso inestimável no resgate da qualidade da educação e na perspectiva da formação de cidadãos críticos, criamos em nossa escola a Revista Digital Os Carioquinhas, elaborada pelos alunos e para os alunos, como elemento motivador da escrita espontânea e ao mesmo tempo funcional, envolvendo toda comunidade escolar, refletindo valores, desejos, aspirações e expectativas de todos os seguimentos. O projeto possibilita aos educandos a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento do raciocínio crítico, estimulando-os a participarem ativamente da vida social e tornando-os cada vez mais leitores e escritores.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano , 2º ano , 3º ano , 4º ano , 5º ano e 6º ano
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos, identificando seus usos sociais, contextuais. Com ou sem mediação do professor.
3º ano - Língua Portuguesa - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas
4º ano - Língua Portuguesa - Ler e explorar textos verbais, não verbais e multimodais que circulam no espaço escolar.
5º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:
A Revista foi dividida por seções adequadas a cada turma. O material é produzido bimestralmente e enviado para equipe de edição formada pelos alunos do último ano da unidade de ensino (6° ano) em reuniões semanais, fora do horário de aulas. A comunidade participa com divulgação de receitas e divulgação de serviços. A equipe realiza leitura, seleção, digitação e edição do material. É utilizada a plataforma Canva, onde é realizada formatação da revista. Posteriormente, é feita a divulgação para toda comunidade escolar por meio das redes sociais da unidade de ensino.
A condução à apropriação dessa tecnologia propiciou aos alunos desenvolverem os papéis de protagonistas e autores, desenvolvendo a autoestima e incentivando a autonomia. Através do envolvimento de toda a comunidade escolar numa ação contextualizada e significativa, observamos a valorização da escola e um maior interesse dos alunos pelos estudos.