A frequência escolar na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes (11ª CRE) é monitorada semanalmente e registrada por controle próprio. Toda sexta-feira, um profissional da unidade entra em contato com os responsáveis pelos estudantes que tiverem acumulado mais de três faltas injustificadas na semana.
Na abordagem inicial, é preciso saber se a família está ciente das ausências e o motivo pelo qual o(a) estudante não frequentou a escola naqueles dias. Os casos são discutidos com a coordenação pedagógica da unidade e, às vezes, com a direção. Nesse processo, a família recebe algumas orientações básicas sobre a importância da frequência escolar.
Além disso, a depender da justificativa, a gestão da escola efetua o encaminhamento à rede de apoio. Existe atendimento presencial para os casos mais críticos, ocasião em que pactuamos com a família ações para reverter o quadro de infrequência.
A prática do contato com as famílias dos estudantes infrequentes revelou que as situações envolvem diferentes nuances. Desde a falta de interesse do adolescente pelo cotidiano escolar até casos em que estudante e família apresentam algum tipo de vulnerabilidade e precisam de encaminhamento à rede de apoio.
Nesse contexto, observamos que o contato mais próximo com a família, através do monitoramento da frequência escolar do educando e ligações telefônicas, possibilitou- nos tomar decisões mais eficazes, na medida em que essa rotina evoca um comprometimento de ambas as partes (família e escola) no processo.