ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Time F
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Finlândia - 7ª CRE
Avenida do Canal do Rio Caçambê 392 - Camorim
AUTOR(ES)
Edson Dionisio
Olá, me chamo Edson e sou licenciado em Ciências Biológicas. Desde 2015 atuo como professor de Ciências na rede municipal de ensino do Rio, mais precisamente na E.M. Finlândia (7ª CRE) em Jacarepaguá.

Em 2016 iniciei um trabalho de produção audiovisual para o canal da escola no YouTube. Os vídeos produzidos, no entanto, se restringiam exclusivamente às atividades práticas realizadas nas minhas aulas de Ciências.

Em 2017, então, comecei a utilizar outras redes sociais para divulgar os projetos da escola e assim nasceu o meu projeto Time F que, com o tempo, foi ganhando novos papéis além do de divulgar o cotidiano da nossa escola.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor
OBJETIVOS
Divulgar projetos e atividades realizados na E.M. Finlândia para possibilitar a reprodução de determinadas práticas em outras unidades.
ANOS DE ESCOLARIDADE
7º ano , 8º ano e 9º ano
HABILIDADES
7º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo.
8º ano - Língua Portuguesa - Identificar as relações de causa e consequência.
9º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2017 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:

Os alunos inscritos no projeto não apenas divulgam, mas também produzem conteúdos diversos. Muitos desses conteúdos incluem temas de relevância social e política, o que promove a sua conscientização de uma forma extremamente leve.

O público-alvo desse material não inclui apenas aqueles que têm ou tiveram algum vínculo direto ou indireto com a unidade, mas também todas as pessoas que se interessarem e estiverem dispostas a refletir acerca das questões relevantes abordadas nas nossas produções.

Os conteúdos audiovisuais produzidos pelo Time F incluem temas como a importância do respeito à diversidade cultural (Dicas da Gabbie); a importância da adoção de hábitos adequados de higiene (Fato ou boato 7); e regras básicas de convivência (Dicas da Gabbie), entre outros.

Tais produções estão relacionadas às seguintes habilidades: a) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir (EI03EO01); b) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes etc.) são necessários para a manutenção da saúde (EF01CI03); c) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças (EF01CI04).

O principal resultado obtido por esse projeto foi uma maior participação dos pais no cotidiano da escola. Isso porque, com o uso das redes sociais como meio de divulgação das atividades, os pais puderam acompanhar tudo o que os filhos produziam. Muitos desses pais, inclusive, se ofereceram como voluntários para aplicar oficinas em nossa escola.
Registros
IMAGENS
Registro 2
Registro 3
Registro 4
Registro 5
Registro 7
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.