UNIDADE DE ENSINO
EM Joseph Bloch - 4ª CRE
Rua álvaro de Macedo 77 - Parada de Lucas
AUTOR(ES)
Rosemere Fraga da SilvaFormada em Pedagogia pela UERJ/ FEBF, professora do Ensino Fundamental I e AEE no município do Rio de Janeiro.
Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial na Faculdade FaSouza.
Desde 2010, quando comecei a trabalhar como professora no município do Rio de Janeiro, atuo na alfabetização.
Atuei por 2 anos seguidos com turma de projeto de alfabetização "NENHUMA CRIANÇA A MENOS".
Realizei várias formações na área de alfabetização e educação especial tanto na prefeitura como em outras instituições, dentre elas o curso do PROFAPPE em 2015 e o curso APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, da Uerj/ CECIERJ, no ano de 2019.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II e Professor AEE
OBJETIVOS
Proporcionar ao estudante a oportunidade de ler mesmo que ainda não tenha adquirido os conhecimentos necessários para uma leitura convencional.
Potencializar a compreensão do sistema de escrita com o ajuste da recitação ao apontamento da palavra escrita.
Reconhecer letras, palavras, rimas.
Refletir sobre a escrita e a leitura.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar a existência de espaço separando uma palavra de outra.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar em textos ou versos, a presença de ritmo e aliterações.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações fonema/grafema em diferentes textos, reconhecendo que alterações na escrita dos grafemas provocam alterações na composição e significado da palavra.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
1º ano - Língua Portuguesa - Perceber o espaçamento entre palavras em textos escritos, a partir da mediação docente, em rodas de conversa.
1º ano - Língua Portuguesa - Perceber rimas e aliterações em atividades orais.
1º ano - Língua Portuguesa - RECONHECER E UTILIZAR A DIREÇÃO DA ESCRITA EM SITUAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS.
1º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer, a partir da leitura do professor, informações explícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação. Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
1º ano - Língua Portuguesa - Utilizar, em situações de leitura e de escrita de textos, a direção da escrita.
1º ano - Matemática - Executar a contagem de um grupo de objetos, pessoas e animais.
1º ano - Matemática - Quantificar elementos de uma coleção: por pareamento, estimativa, utilizando diferentes estratégias de registros.
1º ano - Matemática - Resolver problemas de adição, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até Setembro/2021
A leitura de ajuste permite que o estudante em fase inicial de alfabetização realize a leitura a partir da recitação de um texto ou música os quais conheça de cor. A proposta consiste em apontar as palavras do texto escrito enquanto se lê, relacionando-o ao recitado. Depois, por meio de intervenções da professora, o estudante é instigado a refletir sobre o processo de leitura e escrita fazendo o reconhecimento de palavras, letras e rimas.
Antes de realizar a leitura de ajuste com os estudantes da turma 1101 foi proposta uma brincadeira de roda com a música "Corre Cutia". O objetivo da brincadeira era articular o lúdico com as situações de aprendizagem que seriam realizadas na sala de aula. Dessa forma, foi possível que todos os alunos da turma memorizassem a música. A letra da música "Corre Cutia" foi escrita com letra de imprensa maiúscula e exposta em um cartaz. Realizou-se uma leitura coletiva com as crianças cantando a música, enquanto a professora apontava as palavras no cartaz com o auxílio de uma régua, proporcionando aos estudantes a oportunidade de compreender que existe uma relação entre o que é escrito e falado. Os estudantes foram convidados a fazerem a leitura de ajuste diante da turma. Ao longo da atividade, a professora realizava intervenções estimulando-os a refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, como espaçamento entre palavras, direção da escrita, som inicial e som final das palavras. Em seguida, cada estudante recebeu uma cópia da música e, a partir da solicitação da professora, todos circularam as palavras ditadas sinalizando, oralmente, as rimas.
De acordo com o nível de desenvolvimento em que se encontravam, os estudantes realizaram atividades sistematizadas, como o texto fatiado e autoditado com e sem apoio. Também foram desenvolvidas atividades que promoveram a interdisciplinaridade favorecendo o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, como contagem e registro de quantidades e adições com os elementos que aparecem na música.
Segundo SOARES (2020), "o texto deve ser o eixo central do processo de alfabetização". Por isso, é importante que a criança esteja exposta ao texto, mesmo que ainda não tenha adquirido as habilidades de decodificação, principalmente quando o contato é com um texto conhecido e que faça sentido para ela.
As atividades de leitura de ajuste foram realizadas no 1º ano em vários momentos, abordando outros textos como letras de cantigas de roda, versos e parlendas.
Diante da realização das atividades, foi possível observar que os alunos desenvolveram segurança e autoconfiança ao perceberem que conseguiam ler e localizar as palavras no texto, sendo provocados a um processo de reflexão contínua sobre o sistema de escrita. Eles puderam perceber a importância da leitura, auxiliar seus colegas e compartilhar com eles suas reflexões e sentiram-se motivados a descobrirem novos fonemas que possibilitassem a leitura de novas palavras.