ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais | Anos Finais
Sarau Cultural
Informações
Relato
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
EM Dorcelina Gomes da Costa - 7ª CRE
Rua Ministro Gabriel de Piza 544 - Pechincha
AUTOR(ES)
Ayana Moreira Dias
Sou mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciada em Letras (Português-Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atriz formada pela ETE de Teatro Martins Penna, mãe, escritora e transcritora de Carolina Maria de Jesus (Casa de alvenaria, editado pela Cia. das Letras).

Estou professora na rede municipal de ensino do Rio e desenvolvendo um projeto artístico junto ao Museu de Arte do Rio (MAR).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora
OBJETIVOS

Realizado durante o 3º bimestre do ano letivo de 2022, o Sarau Cultural teve como objetivo principal estimular os alunos a praticar a escrita poética a partir de um olhar crítico que oportunizasse a construção de uma perspectiva questionadora sobre o processo de independência do Brasil.

Além de ter como norte a valorização do processo criativo dos alunos, a partir de diversas sensibilizações (músicas, textos, aula dirigida ao tema etc.), o Sarau possibilitou a eles o reconhecimento de suas potencialidades (considerando as habilidades envolvidas) de produção textual e artística.

ANOS DE ESCOLARIDADE
7º ano
HABILIDADES
7º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo.
7º ano - Língua Portuguesa - Ler com fluência e expressividade textos de diferentes gêneros discursivos, identificando os mecanismos de coesão e coerência.
7º ano - Língua Portuguesa - Planejar a escrita do texto, adequada ao interlocutor e aos objetivos da comunicação, levando com conta: a finalidade, a circulação, o suporte, a linguagem, o gênero, o tema e o assunto.
7º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as estruturas de textos em prosa e em verso (parágrafos, períodos, orações, estrofes, versos), explicando as diferentes estruturas e o propósito comunicativo dos diferentes textos.
7º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer função/finalidade do texto oral.
7º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão.
7º ano - Língua Portuguesa - Valorizar a literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Setembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O Sarau Cultural é uma ação prevista no Plano de Ação (elaborado pela equipe docente e gestora ao início do ano escolar de 2022) e é realizado uma vez a cada bimestre a partir de eixos temáticos que dialoguem com o PPA e com as memórias culturais que partem de datas simbólicas e comemorativas.

No terceiro bimestre, o tema gerador do evento foi o bicentenário da Independência. A prática foi desenvolvida com alunos da turma de 7º ano e iniciou-se com a leitura de poemas para apresentar à turma os elementos composicionais de uma poesia, sua organização em versos e seus efeitos de sentido e sonoros.

A maior parte das poesias trabalhadas possuía temática étnico-racial e desenvolvia um pensamento mais abrangente das questões que estruturam a nossa sociedade..

Também tivemos uma palestra com a professora de História com o objetivo de contextualizar o processo de independência do Brasil numa perspectiva crítica. Foram trabalhados outros recursos como músicas e vídeos que abordam essa questão como motores criativos para os alunos.

No final, os estudantes produziram poemas considerando toda a experiência vivenciada por eles e as habilidades adquiridas. A escrita foi orientada e revisada pela professora logo após a produção.

Em seguida os alunos fizeram a leitura de seus textos diante da turma, o que culminou em um debate. Os estudantes que apresentaram melhor desempenho nesta prática foram selecionados para participar da Batalha de Conhecimento (categoria Slam), evento promovido pela SME-Rio em comemoração ao bicentenário da Independência.

O Sarau Cultural é uma atividade que vem se desenvolvendo bimestralmente ao longo do ano e demonstra que a prática contínua de leitura em voz alta e coletiva desperta muito interesse e confiança nos alunos.

O Sarau realizado no terceiro bimestre, com enfoque no tema do bicentenário, a partir de um referencial afrocentrado, levou os alunos a perceber que a nossa sociedade ainda não alcançou a sua independência em diversos âmbitos, sobretudo na questão racial, já que o racismo atravessa constantemente as nossas vivências.

A possibilidade (surgida a partir da seleção para a Batalha do Conhecimento) de ler os textos para um público desconhecido (não mais os colegas de turma) foi muito importante, pois revelou que a habilidade de leitura em voz alta e a desenvoltura e confiança adquiridas com a prática regular do Sarau geraram um resultado bastante positivo.

Registros
IMAGENS
Registro 0
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.