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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais | Anos Finais
Sarau Cultural
Informações
Relato
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
EM Dorcelina Gomes da Costa - 7ª CRE
Rua Ministro Gabriel de Piza 544 - Pechincha



AUTOR(ES)
Ayana Moreira Dias

Sou mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciada em Letras (Português-Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atriz formada pela ETE de Teatro Martins Penna, mãe, escritora e transcritora de Carolina Maria de Jesus (Casa de alvenaria, editado pela Cia. das Letras).

Estou professora na rede municipal de ensino do Rio e desenvolvendo um projeto artístico junto ao Museu de Arte do Rio (MAR).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
7° ano
OBJETIVOS

Realizado durante o 3º bimestre do ano letivo de 2022, o Sarau Cultural teve como objetivo principal estimular os alunos a praticar a escrita poética a partir de um olhar crítico que oportunizasse a construção de uma perspectiva questionadora sobre o processo de independência do Brasil.

Além de ter como norte a valorização do processo criativo dos alunos, a partir de diversas sensibilizações (músicas, textos, aula dirigida ao tema etc.), o Sarau possibilitou a eles o reconhecimento de suas potencialidades (considerando as habilidades envolvidas) de produção textual e artística.

ANOS DE ESCOLARIDADE
7º ano
HABILIDADES
7º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo.
7º ano - Língua Portuguesa - Ler com fluência e expressividade textos de diferentes gêneros discursivos, identificando os mecanismos de coesão e coerência.
7º ano - Língua Portuguesa - Planejar a escrita do texto, adequada ao interlocutor e aos objetivos da comunicação, levando com conta: a finalidade, a circulação, o suporte, a linguagem, o gênero, o tema e o assunto.
7º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as estruturas de textos em prosa e em verso (parágrafos, períodos, orações, estrofes, versos), explicando as diferentes estruturas e o propósito comunicativo dos diferentes textos.
7º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer função/finalidade do texto oral.
7º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão.
7º ano - Língua Portuguesa - Valorizar a literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Setembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O Sarau Cultural é uma ação prevista no Plano de Ação (elaborado pela equipe docente e gestora ao início do ano escolar de 2022) e é realizado uma vez a cada bimestre a partir de eixos temáticos que dialoguem com o PPA e com as memórias culturais que partem de datas simbólicas e comemorativas.

No terceiro bimestre, o tema gerador do evento foi o bicentenário da Independência. A prática foi desenvolvida com alunos da turma de 7º ano e iniciou-se com a leitura de poemas para apresentar à turma os elementos composicionais de uma poesia, sua organização em versos e seus efeitos de sentido e sonoros.

A maior parte das poesias trabalhadas possuía temática étnico-racial e desenvolvia um pensamento mais abrangente das questões que estruturam a nossa sociedade..

Também tivemos uma palestra com a professora de História com o objetivo de contextualizar o processo de independência do Brasil numa perspectiva crítica. Foram trabalhados outros recursos como músicas e vídeos que abordam essa questão como motores criativos para os alunos.

No final, os estudantes produziram poemas considerando toda a experiência vivenciada por eles e as habilidades adquiridas. A escrita foi orientada e revisada pela professora logo após a produção.

Em seguida os alunos fizeram a leitura de seus textos diante da turma, o que culminou em um debate. Os estudantes que apresentaram melhor desempenho nesta prática foram selecionados para participar da Batalha de Conhecimento (categoria Slam), evento promovido pela SME-Rio em comemoração ao bicentenário da Independência.

O Sarau Cultural é uma atividade que vem se desenvolvendo bimestralmente ao longo do ano e demonstra que a prática contínua de leitura em voz alta e coletiva desperta muito interesse e confiança nos alunos.

O Sarau realizado no terceiro bimestre, com enfoque no tema do bicentenário, a partir de um referencial afrocentrado, levou os alunos a perceber que a nossa sociedade ainda não alcançou a sua independência em diversos âmbitos, sobretudo na questão racial, já que o racismo atravessa constantemente as nossas vivências.

A possibilidade (surgida a partir da seleção para a Batalha do Conhecimento) de ler os textos para um público desconhecido (não mais os colegas de turma) foi muito importante, pois revelou que a habilidade de leitura em voz alta e a desenvoltura e confiança adquiridas com a prática regular do Sarau geraram um resultado bastante positivo.

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