Sou mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciada em Letras (Português-Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atriz formada pela ETE de Teatro Martins Penna, mãe, escritora e transcritora de Carolina Maria de Jesus (Casa de alvenaria, editado pela Cia. das Letras).
Estou professora na rede municipal de ensino do Rio e desenvolvendo um projeto artístico junto ao Museu de Arte do Rio (MAR).
Realizado durante o 3º bimestre do ano letivo de 2022, o Sarau Cultural teve como objetivo principal estimular os alunos a praticar a escrita poética a partir de um olhar crítico que oportunizasse a construção de uma perspectiva questionadora sobre o processo de independência do Brasil.
Além de ter como norte a valorização do processo criativo dos alunos, a partir de diversas sensibilizações (músicas, textos, aula dirigida ao tema etc.), o Sarau possibilitou a eles o reconhecimento de suas potencialidades (considerando as habilidades envolvidas) de produção textual e artística.
O Sarau Cultural é uma ação prevista no Plano de Ação (elaborado pela equipe docente e gestora ao início do ano escolar de 2022) e é realizado uma vez a cada bimestre a partir de eixos temáticos que dialoguem com o PPA e com as memórias culturais que partem de datas simbólicas e comemorativas.
No terceiro bimestre, o tema gerador do evento foi o bicentenário da Independência. A prática foi desenvolvida com alunos da turma de 7º ano e iniciou-se com a leitura de poemas para apresentar à turma os elementos composicionais de uma poesia, sua organização em versos e seus efeitos de sentido e sonoros.
A maior parte das poesias trabalhadas possuía temática étnico-racial e desenvolvia um pensamento mais abrangente das questões que estruturam a nossa sociedade..
Também tivemos uma palestra com a professora de História com o objetivo de contextualizar o processo de independência do Brasil numa perspectiva crítica. Foram trabalhados outros recursos como músicas e vídeos que abordam essa questão como motores criativos para os alunos.
No final, os estudantes produziram poemas considerando toda a experiência vivenciada por eles e as habilidades adquiridas. A escrita foi orientada e revisada pela professora logo após a produção.
Em seguida os alunos fizeram a leitura de seus textos diante da turma, o que culminou em um debate. Os estudantes que apresentaram melhor desempenho nesta prática foram selecionados para participar da Batalha de Conhecimento (categoria Slam), evento promovido pela SME-Rio em comemoração ao bicentenário da Independência.
O Sarau Cultural é uma atividade que vem se desenvolvendo bimestralmente ao longo do ano e demonstra que a prática contínua de leitura em voz alta e coletiva desperta muito interesse e confiança nos alunos.
O Sarau realizado no terceiro bimestre, com enfoque no tema do bicentenário, a partir de um referencial afrocentrado, levou os alunos a perceber que a nossa sociedade ainda não alcançou a sua independência em diversos âmbitos, sobretudo na questão racial, já que o racismo atravessa constantemente as nossas vivências.
A possibilidade (surgida a partir da seleção para a Batalha do Conhecimento) de ler os textos para um público desconhecido (não mais os colegas de turma) foi muito importante, pois revelou que a habilidade de leitura em voz alta e a desenvoltura e confiança adquiridas com a prática regular do Sarau geraram um resultado bastante positivo.