TEMÁTICA SELECIONADA
- Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
CM Sônia Maria de M. Angel Jones - 6ª CRE
Acesso Caldense 253 - - Pavuna
AUTOR(ES)
Aurelian Vieira, Aline Duarte e Janice DuarteA equipe pedagógica de nossa unidade C.M. Sônia Maria de Moraes Angel Jones tem apenas dois anos e meio de gestão, mas a trajetória na busca por uma educação antirracista e justa já tem bastante tempo. Com a então professora articuladora e hoje diretora Aurelian Vieira, deu-se início aos primeiros passos na desconstrução do racismo estrutural, a invisibilidade do protagonismo das crianças negras e com ancestralidade indígena. Com sua equipe diretiva, a diretora adjunta Aline Duarte e PA Janice Duarte, dá andamento a um Projeto Político Pedagógico que busca a ancestralidade e a valorização de sua comunidade local, tendo apoio da Rede Municipal, da Gerência de Educação Infantil e de cursos de aperfeiçoamentos, como o da Onã Infâncias, fortalecendo cada dia esse currículo potente e imprescindível e, agora, fortalecida e amparada pela importante Gerência de Relações Étnica Raciais (GERER).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Diretor IV, Diretor Adjunto e Professor Articulador
OBJETIVOS
Nosso Projeto Cores da Terra tem como objetivo possibilitar as nossas crianças a conhecerem melhor a nossa Terra, a valorizar cada pedacinho de chão que é nosso por direito - somos donos dessa Terra, temos direitos sobre ela; direito à cultura, direito de preservar as nossas riquezas produzidas por ela. Tornando-os sensíveis à importância dos cuidados que se deve ter com a mesma.
É essencial que nossas crianças e toda comunidade escolar percebam, por meio de reflexões e vivências, a importância de valorizar tudo que existe no meio em que nos cerca, interagindo com os conhecimentos que ocorrem de geração a geração. “Um Griô pode ser um poeta, historiador, cantor ou contador de história; ou seja, todo aquele, sendo artista capaz de difundir através do boca a boca um tipo de saber.” Cultura Africana. Demonstrando acolhimento e respeito as mais variadas histórias de um povo que sempre lutou e continua lutando para tomarmos posse do que nos pertence, das nossas heranças indígenas, africanas e tantos outros que marcaram a nossa história, nossa Terra e suas múltiplas cores.
ANOS DE ESCOLARIDADE
Maternal I e Maternal II
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Conviver em espaços coletivos para ampliar o conhecimento de si, do meio e do outro, através de diferentes linguagens.
Educação Infantil - Educação Infantil - Expressar suas preferências e conhecimentos por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer o seu corpo, por meio dos cuidados e das narrativas promovidas pelos seus cuidadores; Participar de momentos de relato de histórias para compartilhar vivências, fantasias, invenções, desejos e sentimentos.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer-se como sujeito pertencente ao lugar em que vive, conhecendo-o, preservando-o ou buscando possibilidades para que todos sejam acolhidos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Quais são as cores da nossa Terra? Cores do nosso povo? Cores da nossa luta? São questões como essas que abordarmos no decorrer do nosso ano letivo. Buscamos desenvolver uma identidade própria, baseada numa atuação de Pedagogia de Turma de forma consistente e participativa, visando à construção de um espaço de convivência, de trocas, de reelaboração de conhecimentos e de transformação social.
“...os projetos organizados pelos professores para serem trabalhados com as crianças e as famílias, e também projetos propostos pelas próprias crianças". (BARBOSA E HORN, 2008, p. 31).
Entendemos o espaço da Educação Infantil, no qual a criança pode se desenvolver por meio de um processo rico em interações e brincadeiras. Sendo assim, teremos três subprojetos que serão elaborados por cada equipe para sua turma através dos Projetos de Turma e de acordo com os documentos norteadores para a Educação Infantil.
Nossas crianças já se sentem acolhidas ao iniciar o ano, onde o espaço é cheio de representatividade, reconhecendo-se em murais, livros, músicas, brincadeiras e brinquedos. No decorrer dos desenvolvimentos dos projetos de turma, adquirem autoestima, segurança e pensamento crítico, tendo liberdade para falar e serem ouvidas, sendo valorizadas suas cores e seu cabelos, não só na estrutura física, mas no cuidar da equipe pedagógica. Dessa forma, é reconhecido o trabalho pela comunidade, pois a cada dia amplia-se parcerias no fazer pedagógico, com a filosofia Griô, diminuindo a distância que outrora havia entre escola e famílias.