Meu nome é Luciana. Sou professora da rede há 19 anos e sou formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Trabalho há cinco anos na E.M. Sergio Vieira de Mello (2ª CRE), no Leblon. Até o ano passado estava em sala de aula, mas este ano aceitei o desafio de estar na coordenação da escola.
Como integrante do grupo escolar e diante dos desafios de o grupo se reconhecer como parte do meio em que vive, montamos um projeto coletivo de reconhecimento do aluno como produtor da cultura carioca, movidos por nosso projeto político-pedagógico A Escola Sergio Vieira de Mello vai à Rocinha
No início do ano letivo de 2022, nossa equipe reavaliou o projeto político-pedagógico da escola e enxergou a necessidade de o aluno se reconhecer como protagonista da sua história e cultura. Nesse contexto, o projeto concentrou-se na identidade carioca, partindo do micro (Rocinha) para o macro (Rio de Janeiro).
Dividimos o ano de 2022 em duas grandes culminâncias: uma feira literária e uma mostra cultural. Denominada Conto e Encanto, nossa feira aconteceu no dia 1º de setembro, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do gosto e do prazer pela leitura.
Cada professor trabalhou um autor carioca em sua turma e fez da sala de aula um ambiente de leitura com exposição de trabalhos. Nesse dia, tivemos visitações entre as salas, com rodas de leitura entre as turmas e a participação de cinco escritores conhecidos pelos alunos: Ricardo Jaheem, Estevão Ribeiro, Otávio Junior, Silvia Castro e Vitor Lobisomen – um momento incrível de troca e aprendizagem!
O projeto, que é anual, termina com nossa mostra cultural em 25 de novembro, com apresentações dos materiais produzidos durante o ano.
Nosso evento trouxe até os alunos a experiência do contato com os autores de obras trabalhadas ao longo do período letivo. Com a presença deles, todos nós pudemos vivenciar uma experiência inusitada de fomento à leitura e à produção textual.