ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais | Anos Finais
Time ID Étnico-racial
Informações
Relato
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
EM Finlândia - 7ª CRE
Avenida do Canal do Rio Caçambê 392 - Camorim
AUTOR(ES)
Bruno Torres, Carlos Tayão, Cláudia Figueiredo, Pedro Parga e Débora Costa

Bruno Torres é doutor em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor de Língua Portuguesa na rede municipal (SME-Rio).

Carlos Tayão tem formação continuada em Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é professor de Matemática na rede municipal (SME-Rio) e na rede estadual (Seeduc-RJ).

Cláudia Figueiredo é professora de História na rede municipal (SME-Rio) e na rede estadual (Seeduc-RJ).

Pedro Parga é doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor na rede municipal (SME-Rio).

Débora Costa é doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/Europa Universität Viadrina) e coordenadora pedagógica na E.M. Finlândia (7ª CRE) em Jacarepaguá.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professores/ Coordenação Pedagógica
OBJETIVOS
O Time ID Étnico-racial objetiva promover constantemente a educação antirracista no espaço escolar. Por meio de atividades pedagógicas como debates, rodas de conversa, palestras, documentários e visita a um quilombo, fomentamos o empoderamento de estudantes pretos e a conscientização de toda a comunidade escolar sobre a importância da valorização da cultura indígena e afrocentrada.
ANOS DE ESCOLARIDADE
7º ano , 8º ano , 9º ano e Carioca II
HABILIDADES
7º ano - História - Identificar o continente africano como o continente berço da humanidade, contribuindo para o conhecimento da origem da espécie humana.
8º ano - História - Identificar a complexidade e as interações entre as sociedades americanas, europeias, africanas e asiáticas no contexto das Grandes Navegações, procurando identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus: organização social, desenvolvimento de saberes e técnicas.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O público envolvido é a comunidade escolar, abrangendo professores, alunos, responsáveis e o Quilombo do Camorim. A metodologia é dialógica e sociointeracionista, com ênfase na educação decolonial.

As competências envolvidas são:

  • conscientização da importância da oralidade para as culturas ancestrais, especificamente as culturas do continente africano;
  • ênfase no fato de que a transmissão de conhecimento, cultura e ensinamentos através da oralidade precede a existência da escrita; e
  • fortalecimento dos conhecimentos míticos da cultura indígena.

Este grupo de trabalho compõe os quatro times do projeto político-pedagógico da unidade escolar.

Observamos, na prática, que os alunos melhoraram a autoestima e manifestaram engajamento na temática, diminuindo práticas discursivas racistas.
Registros
IMAGENS
Registro 1
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.