Dando ênfase ao protagonismo infantil e a práticas que desenvolvessem habilidades socioemocionais nas crianças, buscamos construir afetos e pontes para o crescimento de uma sociedade mais dialógica. Além dos aspectos cognitivos e motores, entendemos que os aspectos socioemocionais andam lado a lado com o desenvolvimento infantil.
Assim, através da ludicidade do mundo imaginário, encorajamos nossos alunos a ser protagonistas do aumento dos próprios superpoderes de criança como imaginar, brincar, contar histórias, cantar, produzir artes, conviver, partilhar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
O autoconhecimento, a valorização de sua identidade bem como as reflexões acerca de suas super-habilidades (o que cada um faz de melhor) são questões que permeiam nossa prática por todo o projeto Ser Criança é Meu Superpoder.
Desenvolvido entre educadores e crianças com idades entre um e cinco anos, o projeto Ser Criança é Meu Superpoder envolveu a comunidade escolar por meio de estratégias como rodas de conversa diárias; leitura diversificada com a utilização do acervo variado da biblioteca da escola; mostras de artes; exposições de trabalhos; produção de receitas supersaudáveis, atividades entre alunos e família conduzidas pelas professoras, os super-heróis do meio ambiente, entre outros.
Antes de tudo, a equipe foi sensibilizada a praticar o autoconhecimento para identificar sua criança interior e aprimorar sua prática docente. Esse processo se deu em meio a um encontro em que nós, educadoras, praticamos uma série de exercícios de respiração, relaxamento e alongamento, que nos levou às seguintes reflexões: 1 Precisamos conhecer nossos limites e respeitar nossa natureza; 2 O autocuidado é importante para que possamos acolher a nós mesmas e aos outros.
Ainda temos muitos planos e um longo caminho a percorrer. Precisamos falar de gestão de pensamentos e emoções, consciência social, habilidades de relacionamento, tomadas de decisão responsáveis e respeito à diversidade, entre outros assuntos.
Nosso maior objetivo é que cada criança chegue ao fim do ano letivo com o máximo possível de superpoderes, daqueles que não conseguimos mensurar, mas que levamos guardados no coração e que se transformam naquela memória afetiva da vida escolar da qual nos servimos quando adultos, com todo o carinho e saudade.
O projeto, que nasceu pensando o desenvolvimento infantil, cresceu e tomou novas proporções quando envolvemos as professoras e a comunidade escolar nas questões socioemocionais.
As crianças estão aprendendo a dizer o que sentem, o que pensam; estão aprendendo a sinalizar suas preferências e desejos, tornando-se, aos poucos, protagonistas de suas próprias histórias. Também estão sendo ouvidas, respeitadas, acolhidas por quem elas próprias são, o que tem feito toda a diferença para esse universo infantil.
Vivemos um processo tão rico e sensível para todos que é difícil mensurar tais mudanças. Aprendemos que o conhecimento gerado com as emoções fica registrado de maneira muito significativa, especialmente na primeira infância. Por isso, sonhamos grande, desejando que nossas crianças preservem o melhor da infância e sejam melhores adultos.