Começamos a desenvolver nosso projeto com base na variedade de sons que escutávamos diariamente em sala de aula: sons de choro, risos, balbucios; cantos de pássaros; musiquinhas do cotidiano; barulhos de carro a passar pela rua e do caminhar de pessoas.
Depois, trouxemos ritmos musicais e danças de outras regiões do Brasil como a do Carimbó. da Região Norte. Com ela, trabalhamos a confecção de flores de TNT (tecido não tecido) para enfeitar o cabelo e fizemos a coreografia da Dança da Cobra, da qual outras turmas participaram.
Para apresentar os ritmos da Região Nordeste, construímos nosso próprio Mirante das Fitinhas e nossa Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Trouxemos da região a baiana e seu tabuleiro repleto de quitutes para desfilar pela escola. A mãe de um dos nossos alunos, que é professora de Capoeira, se prontificou a fazer uma aula com nossas crianças, que puderam vivenciar o som de instrumentos como o berimbau, o caxixi e o pandeiro.
Fechamos o nosso projeto com os ritmos musicais da cidade do Rio de Janeiro. Construímos uma praia cenográfica em sala de aula, com direito a Matte Leão, biscoito Globo, chuveirão, frango assado, água de coco, baldinho e canga.
Começamos nosso dia com uma roda de samba de um grupo de pagode comandado por um pai de aluno, que gentilmente nos proporcionou esse momento. Não podia faltar, claro, a representação dos famosos vendedores ambulantes cariocas que circulou pela nossa escola “promovendo” seus produtos. E tudo acabou em baile ao som do famoso Funk do Pão de Queijo.
Os responsáveis se mostraram muito animados com o projeto e foram bem participativos. Na maioria das ações, os bebês da turma, as demais crianças e os profissionais da escola se mostraram ansiosos em descobrir quais seriam as atrações e ritmos musicais a ser apresentados.
Todos tiveram a oportunidade de conhecer costumes e culturas de diferentes lugares do Brasil. Tivemos a participação de uma mãe, professora de Capoeira, que levou o som da Capoeira para nossa sala; e a de um pai de aluno que tem um grupo de pagode que tocou e cantou para nossas crianças.