A equipe interdisciplinar promoveu debates com professores articuladores (PAs), professores de Educação Infantil (PEIs), professores adjuntos da Educação Infantil (PAEIs) e agentes da Educação Infantil (AEIs) sobre a realidade vivenciada nas creches e espaços de Educação Infantil (EDIs) da 3ª CRE, utilizando como pano de fundo o imaginário: histórias infantis, lendas, contos, fábulas....
O trabalho teve como fio condutor a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos em relação à infância e a questões intrínsecas a ela que emergem no cotidiano das creches e EDIs. No desenvolvimento do projeto, realizamos quatro encontros. No primeiro, fizemos uma dinâmica para que as participantes pudessem expressar temas que representassem as dificuldades e impasses vivenciados por elas em espaços de creches e EDIs, com base na fábula O jarro e o corvo. A partir dessa dinâmica, despontaram os temas que passaram a ser trabalhados nos encontros seguintes:
Das 41 unidades escolares convidadas, 20 participaram do projeto, sendo 12 espaços de desenvolvimento infantil (EDIs) e oito creches. Em uma avaliação conduzida em conjunto com as participantes, consideramos que os encontros realizados representaram espaços de troca, reflexão e debate acerca de temáticas concernentes ao universo infantil, que se apresentam no cotidiano escolar como desafios, possibilitando um repensar das práticas pedagógicas e o início da estruturação de uma rede de apoio interna entre as profissionais.
Outros pontos destacados na avaliação foram (1) a possibilidade de ampliação do conhecimento e (2) uma aproximação maior da rede de serviços, gerando ações de articulação tanto para casos individuais como para o desenvolvimento de ações coletivas nas unidades escolares.
Ao longo da avaliação, as profissionais também apontaram a necessidade de continuidade deste projeto, cuja modalidade online foi fundamental para viabilizar a participação de todas elas.
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