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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Reflexões sobre o projeto: O Que Eu Conto ou Vocês Contam Sobre Educação Infantil
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CM José Ramos Januário - Zé Pretinho - 3ª CRE
Rua Juiz Jorge Salomão 347 - Engenho Novo
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Adriana Ribeiro e Aline Loureiro

  • Adriana Ribeiro é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com formação em Psicanálise pela Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro (SPCRJ). Adriana atua como psicóloga desde 2007 no Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap/SME-Rio).
  • Aline Loureiro é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado em Meio Ambiente pela mesma instituição. Aline atua como assistente social desde 2007 no Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap/SME-Rio).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Psicóloga e assistente social
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
Maternal I
Maternal II
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
O projeto O Que Eu Conto ou Vocês Contam Sobre Educação Infantil envolveu um trabalho interdisciplinar realizado em 2022 que teve como objetivo potencializar ações do 2º nível de abrangência, considerando o foco de atuação da Educação Infantil. Assim, propusemos desenvolver um trabalho voltado aos profissionais de todas as creches e espaços de educação infantil (EDIs) da 3ª CRE (coordenadoria regional de educação) da rede de escolas municipais do Rio.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2002 até Novembro/2022

A equipe interdisciplinar promoveu debates com professores articuladores (PAs), professores de Educação Infantil (PEIs), professores adjuntos da Educação Infantil (PAEIs) e agentes da Educação Infantil (AEIs) sobre a realidade vivenciada nas creches e espaços de Educação Infantil (EDIs) da 3ª CRE, utilizando como pano de fundo o imaginário: histórias infantis, lendas, contos, fábulas....

O trabalho teve como fio condutor a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos em relação à infância e a questões intrínsecas a ela que emergem no cotidiano das creches e EDIs. No desenvolvimento do projeto, realizamos quatro encontros. No primeiro, fizemos uma dinâmica para que as participantes pudessem expressar temas que representassem as dificuldades e impasses vivenciados por elas em espaços de creches e EDIs, com base na fábula O jarro e o corvo. A partir dessa dinâmica, despontaram os temas que passaram a ser trabalhados nos encontros seguintes:

  1. A necessidade de aprofundamento do conhecimento, funcionamento e fluxo da rede de serviços dos territórios, diante do agravamento das questões sociais e do contexto pandêmico. O material utilizado na discussão do tema foi a narrativa da escritora e jornalista Marina Colasanti No aconchego de um turbante;
  2. Alimentação: aspectos emocionais presentes no processo de introdução de novos alimentos, com a apresentação e socialização do vídeo Toda comida boa, do grupo Palavra Cantada; e
  3. Desafios dos profissionais no cotidiano frente aos comportamentos infantis elencados como difíceis.

Das 41 unidades escolares convidadas, 20 participaram do projeto, sendo 12 espaços de desenvolvimento infantil (EDIs) e oito creches. Em uma avaliação conduzida em conjunto com as participantes, consideramos que os encontros realizados representaram espaços de troca, reflexão e debate acerca de temáticas concernentes ao universo infantil, que se apresentam no cotidiano escolar como desafios, possibilitando um repensar das práticas pedagógicas e o início da estruturação de uma rede de apoio interna entre as profissionais.

Outros pontos destacados na avaliação foram (1) a possibilidade de ampliação do conhecimento e (2) uma aproximação maior da rede de serviços, gerando ações de articulação tanto para casos individuais como para o desenvolvimento de ações coletivas nas unidades escolares.

Ao longo da avaliação, as profissionais também apontaram a necessidade de continuidade deste projeto, cuja modalidade online foi fundamental para viabilizar a participação de todas elas.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. A Etapa da Educação Infantil. Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

_______ Educação como prática de liberdade. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

_______ Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_______ Pedagogia do oprimido. 24.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

_______ Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 2011.

G.LAB. Os livros dão asas à imaginação. Crescer. Globo, 20 ago. 2021. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Fandangos/noticia/2021/08/os-livros-dao-asas-imaginacao.html

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. v. VII. Esb, 1986.

KRAMER, S.; NUNES, M.F. & CARVALHO, M.C. (orgs.). Educação infantil: formação e responsabilidade Campinas: Papirus, 2013.

WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

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