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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Protagonismo juvenil como forma de melhorar a convivência dos alunos na escola
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rose Klabin - 6ª CRE
Rua Reginópolis 135 - Guadalupe
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Edmilson Freire, Simone Amaral e Tatiana Bento

  • Edmilson Freire é licenciado em Matemática pela Universidade Iguaçu (Unig), pós-graduado em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor na rede municipal do Rio há 20 anos. Foi diretor de escola durante quatro anos e, há oito, atua no Programa Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, o Proinape.
  • Simone Amaral é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e servidora da Prefeitura do Rio há 15 anos. Simone atua no Proinape desde o início do programa.
  • Tatiana Bento é formada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e servidora da Prefeitura do Rio também há 15 anos. Já trabalhou com políticas de Serviço Social e de Educação e atua no Proinape desde que o programa foi implementado.

O Proinape é o principal programa do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap). O Niap integra as políticas educacionais da SME-Rio.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor / Assistente Social / Assistente Social
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
Carioca I
Carioca
OBJETIVOS

  • Fomentar o protagonismo juvenil, através da participação de estudantes representantes das turmas dos dois turnos da unidade escolar;
  • proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão sobre cidadania, democracia e respeito às diferenças;
  • proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão sobre o sentido da escola e a convivência respeitosa no espaço escolar; e
  • proporcionar um espaço de escuta e fala aos estudantes para que possam discutir com os profissionais da escola questões sobre adolescências.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022

Este registro tem como objetivo construir um recorte histórico da escola pública, da adolescência e da sociedade brasileira, num cenário marcado pela pandemia da Covid-19, com base em depoimentos de estudantes de uma escola municipal da periferia da cidade do Rio de Janeiro.

Como a equipe de gestão tinha como demanda resgatar os sentidos da escola para os alunos, com a valorização do convívio e do espaço escolar, a equipe do Proinape elaborou uma proposta de trabalho cujo foco priorizava o protagonismo juvenil e as questões que perpassavam as adolescências e as convivências na escola.

Para nós, essa demanda refletia o quanto a escola não pode ser narrada sem a compreensão de rede que a conecta com as condições sociais, políticas e econômicas. A valorização da escola e da educação é uma concepção de sociedade. E a forma de pensar e enfrentar conflitos, de priorizar a convivência, o respeito, a democracia e a representatividade, também. Contudo, do mesmo modo que na sociedade, de forma geral, essas concepções estão em disputa dialógica na escola. São sujeitos pensantes e atuantes que transformam suas realidades reconhecidas e enfrentadas tanto no campo objetivo como no subjetivo. Assim, nosso trabalho apoiou-se no fortalecimento do pensamento ético-político de participação democrática protagonizado pelo público-alvo da escola: os estudantes.

De acordo com a autora Telma Pileggi Vinha, "a construção de um clima escolar positivo passa pela melhoria da qualidade das relações entre professores e alunos, mas também entre pares. O desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e morais também necessita de boas relações, assim como a vivência cotidiana pelos estudantes dos valores e competências que gostaríamos que desenvolvessem. (...).

Diversas pesquisas – AVILÉS (2013); COWIE (2005); e TOGNETTA; MARTINEZ; DUAD (2017) – apontam o protagonismo infantojuvenil como muito relevante para a superação dos problemas de convivência na escola. É altamente recomendado propiciar um ambiente em que os alunos sejam incentivados a ajudar os outros e a se importar com quem convivem." VINHA (2019).

Por isso, formamos grupos com alunos representantes na modalidade da roda de conversa com temáticas propostas pela equipe Proinape e pelos próprios estudantes. Cada grupo debateu temas como:

  • O que é ser representante de turma?
  • Nuvem de ideias sobre escola e juventude;
  • Como os estudantes veem a escola: o que pode melhorar e qual é a proposta deles para isso?
  • Mediadores de conflitos: estudo de caso;
  • Racismo e violência contra a mulher;
  • O que os estudantes querem saber? O que querem falar?
  • Conflito entre estudantes: violência na escola.

A segunda etapa tratou da mediação entre a gestão da escola e os estudantes:

  • Gestão e estudantes na mesma roda: vamos conversar sobre a escola?
  • Preparados para uma assembleia de alunos: a escuta compartilhada com alunos, gestão e professores.

Os resultados indicam a importância da escuta dos estudantes no processo de fortalecimento da própria escola e a repercussão esperada é: a práxis; a escola em movimento; da palavra e da ação para o desenvolvimento de sujeitos críticos para enfrentar suas demandas coletivas e individuais.

Quando os estudantes são perguntados sobre o que pensam da escola, as primeiras respostas versam sobre o campo objetivo das melhorias materiais dos prédios e de condições de estudo. A organização do espaço escolar melhoraria a maneira de estar na escola.

Outros apontamentos realizados foram mais frequentes na fala dos alunos residentes em áreas conflagradas: racismo, violência, desigualdade e silêncio – apresentando o cotidiano marcado pela violência urbana e estrutural.

Percebemos que os estudantes compreenderam o espaço como um lugar onde suas demandas eram de fato escutadas e a roda de conversa se apresentou como instrumento de fortalecimento de laços e reconhecimento de identidades.

Referências Bibliográficas
VINHA, Telma. Para melhorar o convívio, escolas devem estimular protagonismo infantojuvenil. Nova Escola, abr. 2019. Artigo acessado em maio de 2023. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16722/para-melhorar-o-convivio-escolas-devem-estimular-protagonismo-infanto-juvenil
Registros
IMAGENS
Roda de conversa com os alunos representantes de turmas.
Roda de conversa com os alunos representantes de turmas.
Roda de conversa com os alunos representantes de turmas.
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