ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Programa Bora Pra Escola
Tornando o ambiente agradável
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Embaixador ítalo Zappa - 7ª CRE
Estrada dos Bandeirantes 11127 - Vargem Pequena
Unidade não vocacionada


OBJETIVOS

Promover a igualdade de acesso à educação;

Combater a evasão escolar;

Assegurar o direito à educação;

Melhorar os índices de aprendizagem;

Estabelecer parcerias com a família e a comunidade;

Promover a formação integral dos estudantes;

Prevenir o trabalho infantil e a exploração.

Esses objetivos são fundamentais para promover uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Novembro/2023
Parceiros envolvidos
Lideranças territoriais (CEC, Grêmio Estudantil, CRAS, Clínica da Família, Conselho tutelar, Associação de moradores, Líderes comunitários)

A prática dialógica e analítica que vivenciamos com os alunos é uma abordagem pedagógica enriquecedora que promoveu a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e a articulação dos conhecimentos teóricos com a realidade vivida por eles.

Ao aplicarmos essa metodologia, buscamos criar um ambiente de diálogo e troca de ideias, no qual os alunos foram incentivados a expressar suas opiniões, questionar, refletir e construir conhecimento de forma colaborativa. O professor atuou como mediador, estimulando o debate e promovendo a reflexão sobre os temas abordados.

Nesse contexto, diversas habilidades e competências foram envolvidas e desenvolvidas pelos alunos. A capacidade de comunicação oral e escrita foi aprimorada, uma vez que eles foram encorajados a expressar suas ideias de forma clara e fundamentada. Além disso, o pensamento crítico foi estimulado, pois eles aprenderam a analisar diferentes perspectivas, argumentar e tomar decisões embasadas em evidências.

A prática dialógica e analítica também foi alinhada ao projeto político-pedagógico da nossa unidade escolar, especialmente no que diz respeito à busca ativa e à frequência escolar. Através desse enfoque, buscamos criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados e encorajados a participar ativamente das atividades escolares.

Ao promover o diálogo e a reflexão, os estudantes foram motivados a compreender a importância da educação em suas vidas, entendendo que a frequência escolar é fundamental para seu desenvolvimento pessoal e social. Além disso, a prática dialógica contribui para que os alunos se sintam ouvidos e compreendidos, fortalecendo sua autoestima e seu senso de pertencimento à comunidade escolar.

Retorno à escola: trazer de volta à escola os alunos que estão ausentes ou em risco de evasão.

Aumento da frequência escolar: Entrando em contato direto com os alunos e suas famílias, compreende-se melhor os motivos da ausência para medidas adequadas em auxiliá-los.

Prevenção da evasão escolar: Ao intervir precocemente nas situações de ausência ou afastamento dos alunos, é possível identificar os fatores que estão contribuindo para essa situação e oferecer o suporte necessário para enfrentá-los.

Melhoria do desempenho: A frequência regular às aulas proporciona a oportunidade de acompanhar os conteúdos curriculares de forma contínua, participar das atividades pedagógicas e receber o apoio dos professores.

Aumento do vínculo aluno-escola: A escola reforça a importância da educação e estabelece um ambiente acolhedor.

Promoção da igualdade de oportunidades: Ao identificar e acompanhar os alunos em situação de ausência, a escola intervém fornecendo recursos para superar obstáculos.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.