OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
INTRODUÇÃO:
A ideia de desenvolver um grupo aberto para os educandos da E.M Cardeal Leme, em Benfica, Zona Norte do Rio, surgiu em 2020, no auge da pandemia da covid-19, quando as aulas ainda eram remotas. O projeto foi denominado #boraficarsuave e os encontros aconteceram online, com periodicidade quinzenal e voltados apenas às turmas de 9º ano.
Em 2022, o #boraficarsuave passou a ser presencial e ofertado a todas as turmas da escola – do 6º ao 9º ano. A criação e manutenção de um projeto cujo objetivo principal era ofertar um espaço de escuta aos adolescentes dentro do ambiente escolar se justificou não só pelo grande número de pedidos espontâneos para uma conversa com a equipe do Programa Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Proinape) mas, sobretudo, pelo entendimento da escola como um espaço de socialização, principalmente entre as classes sociais desfavorecidas, considerando as desigualdades existentes e a dificuldade de acesso a serviços de lazer e cultura.
Entendemos a escola como um locus privilegiado de convívio com as diferenças e a diversidade, bem como com a pluralidade de ideias e visões de mundo, na medida em que a escola favorece o contato com múltiplos valores que vão além dos adquiridos no ambiente familiar.
Ao pensar em desenvolver este projeto, nos pautamos pela concepção de escola como uma instituição que não se limita à aquisição de conhecimento, mas que também tem, entre suas funções, a promoção de saúde, tal como defendem Lopes, Nogueira e Rocha (2018).
Assim, nosso projeto também teve como objetivos:
METODOLOGIA:
A equipe optou por formar quinzenalmente um grupo aberto, utilizando a metodologia da roda de conversa e tendo como público-alvo alunas e alunos do 6º ao 9 º ano, com limite de 30 participantes por encontro. A divulgação do projeto e datas de seus encontros foi feita por cartazes e oralmente com a entrada da equipe nas turmas.
Nos encontros, utilizamos diversas dinâmicas, algumas envolvendo recursos de poesia e música, para facilitar a fala e o debate entre os participantes. Também fizemos atendimentos individuais quando identificamos possíveis situações de vulnerabilidade psicossocial no decorrer dos encontros. A equipe buscou ainda realizar reuniões periódicas com a equipe gestora para discutir o funcionamento do projeto e expor as principais questões apresentadas pelos alunos e as reflexões que fizemos sobre elas.