ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Midiaeducação
Revista eletrônica 'Nicarágua em Ação'
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Nicarágua - 8ª CRE
Avenida de Santa Cruz 1015 - Realengo
Ginásio Educacional Olímpico - GEO


AUTOR(ES)
Renata de Souza Ribeiro e Talita Goulart Ferreira

  • Renata de Souza Ribeiro tem licenciatura plena em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Igeog/Uerj), pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e. desde 2010, atua como professora de Humanidades na rede de ensino da Prefeitura do Rio, onde coordena a revista eletrônica Nicarágua em Ação no GEO Nicarágua (8ª CRE), situado em Realengo, Zona Oeste da cidade. Com experiência na área de Educação e Geociências, Renata foi agraciada com o Prêmio de Iniciação à Ciência de 2008 (Uerj/CNPq) na categoria Ciências Exatas e da Terra.
  • Talita Goulart Ferreira é graduada em Letras: Português-Literaturas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Letras: Estudos de Linguagem e Literatura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGLET/UFRRJ) e atua como professora de Língua Portuguesa na rede de ensino da Prefeitura do Rio, onde também coordena a revista eletrônica Nicarágua em Ação. Com experiência na Educação Básica, com ênfase no ensino de português, produção de textos e literatura, Talita já atuou como redatora de Língua Portuguesa na produção de material didático do Ensino Fundamental.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Ensino Fundamental
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Produção de uma revista eletrônica, com a intenção de informar; comunicar e integrar os projetos desenvolvidos por professores e alunos no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Nicarágua, levando informações construtivas de nível educacional à comunidade escolar e aproximando leitores em diferentes espaços físicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular a leitura e a escrita;
  • Despertar a criatividade e o senso crítico nos alunos;
  • Promover a integração de toda a comunidade escolar;
  • Divulgar informações institucionais e educacionais;
  • Incentivar a cooperação; e
  • Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações.

HABILIDADES
6º ano - Matemática - Resolver e elaborar situações-problema simples, envolvendo o conceito de proporcionalidade direta.
7º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
8º ano - Ciências - Reconhecer que os seres vivos estão adaptados às condições ambientais em que vivem.
9º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as estruturas de textos em prosa e em verso (parágrafos, períodos, orações, estrofes, versos), explicando as diferentes estruturas e o propósito comunicativo dos diferentes textos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Com seus múltiplos instrumentos, as tecnologias de hoje vêm apresentando à sociedade um grande volume de informações. Para diversificar o processo de ensino-aprendizagem, o Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Nicarágua, unidade localizada no bairro de Realengo, Zona Oeste da cidade, vem aderindo a essas tecnologias e desenvolvendo junto aos alunos habilidades como criatividade e senso crítico e promovendo a interação entre as disciplinas e seus professores.

E para inspirar as mentes criativas de professores e alunos do GEO a divulgar seus projetos educativos e a alcançar novos espaços, criamos a revista eletrônica Nicarágua em Ação .A revista Nicarágua em Ação é um projeto interdisciplinar das áreas de Humanidades e Linguagens, coordenado pelas professoras Renata Ribeiro e Talita Goulart em parceria com a comunidade escolar. A ação visa desenvolver habilidades de linguagem, escrita e oralidade, com a utilização de computadores e de recursos didáticos como jornais e revistas.

A sistematização das ações tem sido fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, principalmente no que diz respeito à seleção de editorias e grupos de trabalho envolvendo alunos e professores. Os artigos são escritos, em parceria, por professores e alunos que se destacam nos mais diversos projetos ao longo do ano letivo, contando também com a colaboração de agentes educadores e ex-alunos.

Nossa revista pode ser acessada através do link descrito na bio do Instagram @revistanicaraguaemacao e por QR Codes espalhados pela escola. A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver habilidades nos alunos nos levou a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente chegar a uma produção significativa, capaz de disseminar os projetos desenvolvidos pela comunidade escolar.

  • A revista eletrônica Nicarágua em Ação se transformou em uma oportunidade de visibilidade para os projetos desenvolvidos pelo GEO Nicarágua. Foi notório o interesse das equipes em publicar os resultados alcançados por seus integrantes nas diferentes práticas, como, por exemplo, os obtidos em competições externas envolvendo modalidades olímpicas e os prêmios NXplorers, do Programa Shell de Educação Científica, alcançados pelo Time Nicarágua em dois anos consecutivos.
  • Nossa revista eletrônica passou a ser o canal que leva ao conhecimento da comunidade escolar tudo o que é produzido na escola. Ao se reconhecerem como parceiros dos professores nessa empreitada criativa, os alunos se sentiram valorizados e se prontificaram a apresentar novas ideias para os artigos a serem publicados. A participação, por exemplo, de uma ex-aluna em nosso projeto trouxe à discussão a importância da escola em sua vida e em suas escolhas.

Registros
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.