Reconhecer e nomear o próprio bairro, suas ruas e marcos espaciais, no trajeto de casa até a escola.
Reconhecer-se como sujeito ativo e parte do bairro.
No ano de 2022, a proposta curricular da SME para a Educação Infantil, inspirava as unidades e educadores a descobrir as possibilidade de um trabalho que tivesse como foco a criança e a cidade. Em consonância, o projeto anual da Unidade seguiu a mesma temática e trouxe o desafio aos educadores de pensar os bebês e crianças conhecendo e ocupando o bairro, a cidade, o país e o mundo.
No berçário, incluímos às famílias na construção do trabalho. Primeiro, nos momentos de roda de conversa com as crianças, apresentamos imagens fotográficas do bairro e juntos, nomeamos cada um deles. Em seguida, trouxemos um mapa aéreo da região. Na próxima etapa, desafiamos os responsáveis a fazer um registro fotográfico do trajeto que faziam de casa até o EDI. Sugerimos que o registro mostrasse a maneira que a criança vinha para a escola (a pé, de moto, carro, etc), e também o lugar que eles mais gostavam desse trajeto.
Após as respostas dos responsáveis, organizamos as fotografias e começamos a montar um grande painel, que mostrava o mapa do bairro com legendas coloridas e marcavam os lugares em que os bebês e seus responsáveis ocupavam, como disponível na fotografia.
Na exposição do painel, bebês e famílias puderam nomear, ver e reconhecer seu movimento de deslocamento pelo bairro e a maneira singular de realizá-lo.
A prática superou as expectativas da equipe de educadoras. Os bebês do grupo mostraram o quanto estão atentos ao mundo que os cerca, e como são capazes de nomear e demonstrar os lugares que despertam um afeto positivo em cada um deles.