Eu me chamo Márcia Conceição Alves Lopes Soares. Sou Professora do Município do Rio de Janeiro, desde 2013. Atualmente, sou regente da turma do 5º ano, 1501, da E. M. Edmundo Bittencourt-1ª CRE/RJ. Sou graduada em Pedagogia pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estou cursando uma
Pós-Graduação, de Alfabetização e Letramento, na Universidade Estácio de Sá. Tenho formação de Professora Alfabetizadora, pelo PNAIC-Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, do MEC-Ministério de Educação e Cultura. Concluí o Curso de Formação Continuada e Práticas em Alfabetização, Tempo de Aprender, do MEC-Ministério de Educação e Cultura e o Curso "A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental",Tempo de Aprender, também do MEC-Ministério de Educação e Cultura. Estou cursando o Curso "ABC - Alfabetização Baseada na Ciência, Tempo de Aprender, do MEC-Ministério de Educação e Cultura. Desenvolvo um Projeto de leitura "Viaje com a leitura", na E. M. Edmundo Bittencourt, desde 2015; e construí um site: www.viajecomaleitura.com. br com o objetivo de registrar e compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Projeto citado acima, cujo link é:
https://viajecomaleitura.com.br
Márcia Conceição Alves Lopes Saores
Projeto de Leitura - Viaje com a leitura
Eu criei este Projeto “Viaje com a leitura” em 2015, com o objetivo de incentivar os meus alunos à leitura e à produção textual. Naquele ano desenvolvi este projeto com a minha turma do 3º ano do Ensino Fundamental, da E. M. Edmunumdo Bittencourt-1ª CRE/RJ, cujos alunos alcançaram avanços significativos no processo de aprendizagem. Inclusive, consegui organizar um livro de histórias produzidas e ilustradas po r eles, porém, por motivos alheios não o publiquei. Desde então, venho desenvolvendo este projeto com as minhas turmas, na mesma escola.
No ano passado, fui regente de uma turma de 4º ano, 1401, e, como foi um ano pós pandemia, os alunos estavam com a aprendizagem muito defasada, então, comecei a desenvolter este projeto com eles, com o objetivo de incentivá-los à leitura e à escrita. Eles gostaram da ideia, porém, percebi que eu não poderia continuar realizando as rodas de leituras na sala de aula, pois eles haviam ficado muito tempo em isolamento social. Eu precisava implementar algo novo, lúdico, que o despertassem o gosto pela leitura. Foi quando surgiu-me a ideia do piquenique literário. Este aconteceria fora da sala de aula, ao ar livre, embaixo de uma árvore frondosa, onde eles poderiam estender suas cangas ou toalhas de praia, e sentar-se para ler livros de literatura, apenas pelo prazer de ler.
Assim que apresentei a ideia do piquenique literário aos meus alunos, foi engraçado, pois alguns deles comentaram que só conheciam piquenique de guloseimas e não de livros. Neste momento, os expliquei que durante o piquenique que faríamos, eles se alimentariam de conhecimentos e viajariam pelo mundo da imaginação e desvendariam a criatividade. Isso os deixou muito animados e interessados, pois era algo novo para eles.
Ao realizarmos o nosso primeiro piquenique literário percebi que os meus alunos ficaram encantados e, logo após retornamos à sala de aula, perguntaram-me se poderíamos realizá-lo novamente, na próxima semana. Então combinamos que toda semana realizaríamos o piquenique e, que no último de cada mês, cada um poderia levar o seu lanche. Eles vibraram de alegria.
No terceiro piquenique, uns alunos me perguntaram se os responsáveis poderiam participar, então os respondi que havia adorado a ideia, mas que eu precisaria conversar com a Direção da escola. Esta, concordou sem problemas. E, já no 4º piquenique alguns responsáveis participaram e disseram que a ideia dese Projeto havia sido maravilhosa, pois começram a perceber que seus filhos estavam mais interessados pelo processo de aprendizagem, chegavam em casa mais alegres e contando tudo o que havia acontencido em sala de aula. Então eu fiquei muito feliz, principalmente, pela participação dos responsáveis.
Aos poucos os alunos foram desenvolvendo o gosto pela leitura e, consequentemente, melhorando a escrita e avançando no processo de aprendizagem.
Durante o piquenique literário eram realizadas várias atividades, como: leituras (em voz alta e silenciosa), leituras colaborativas, contação e recontação de histórias (voluntariamente), além da socialização das das leituras realizadas, descontração e divertimento.
Os empréstimos de livros que eram realizados semanalmente, passaram a acontecer diariamente. E como só tínhamos 2 caixas de livros no nosso Cantinho da Leitura, comecei a incentivar amigos, familiares, meus próprios alunos e seus responsáveis, professores e outras pessoas, à doação de livros. Desse maneira, conseguimos organizar um acervo para o projeto, com, aproximadamente, 390 livros, que encontram-se em minha sala de aula, no Cantinho da Leitura, e que os alunos têm acesso livre. Os empréstimos conyinuam sendo anotados em fichas de leitura, pelos próprios alunos.
Neste ano letivo estou como regente de uma turma de 5º ano, 1501, cujos alunos são os mesmos da minha turma do ano passado. Portanto, estamos dando continuidade ao Projeto “Viaje com a leitura”, no qual já foram implementadas atividades novas. E, os alunos cada vez mais engajados, continuam atuando com autonomia e protagonismo, na construção do conhecimento. Eles vêm desenvolvendo habilidades congnitivas e socioemocionais, e o senso crítico, possibilitando-os assim, participarem ativamente no centro do processo de aprendizagem,e do planjemento das atividades que são desenvolvidas no projeto. O engajamento deles no Projeto "Viaje com a leitura" tem possibilitado-os apresentar resultados significativos em todos os componentes curriculares.
Percebo nas atitudes e ações dos meus alunos, o prazer de estarem na escola, querendo aprender, pois a aprendizagem tem sido signifcativa para eles. E isso, além de motivador é inspirador para mim.
Autora: Márcia Conceição Alves Lopes Soares
Os resultados obtidos com o desenvolvimento do Projeto "Viaje com a leitura" impactou relevantemente no processo ensino e aprendizagem dos meus alunos, promovendo-lhes várias transformações. Com muito esforço, dedicação e engajamento, eles superaram vários desafios que lhes foram propostos no ano passado. Além de desenvolverem habilidades cognitivas e emocionais; também desenvolveram a prática da leitura, a autonomia e o protagonismo, que os favoreceu evoluírem significativamente no referido processo, e superarem a meta de resultados de desempenho proposta pela SME/RJ.