Sou Ana Carolina, tenho 34 anos, e me graduei em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sou servidora do Município desde 11 de outubro de 2011. Atuo como professora de Artes Plásticas na E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), no bairro da Portuguesa, Ilha do Governador, desde meu ingresso na rede municipal de ensino e como regente da sala de leitura-pólo da unidade escolar desde 2018.
Nossa atividade se iniciou quando distribuí e li para os alunos trechos do livro Ideias para adiar o fim do mundo que falam da cultura indígena de povos brasileiros e estrangeiros e da sua relação com a natureza e o sonho. A obra foi escrita pelo filósofo, ambientalista e poeta Ailton Krenak e distribuída às escolas do Município pela Gerência de Leitura (GEL) da SME-Rio.
Destaquei parágrafos para que os alunos que se sentissem à vontade pudessem lê-los para a turma (quem quisesse podia levar o livro para ler na íntegra em casa). Aproveitamos para discutir tópicos relacionados, como: De que modo nos relacionamos hoje com a natureza? Trazemos alguma herança indígena em nosso dia a dia? Temos ascendentes indígenas em nossas famílias?
Depois, partimos para a questão que é o tema central do livro: estamos mesmo no fim do mundo? De que forma podemos adiá-lo? Como salvar o planeta? Da discussão que se seguiu, surgiram ações práticas para atingir esses objetivos, tendo o meio ambiente como pano de fundo. Como registro, pedi aos alunos que colocassem essas propostas por escrito ou sob a forma de desenho no papel.