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Boas Práticas
Práticas Leitoras | Anos Finais
Ideias para adiar o fim do mundo
Informações
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Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Leonel Azevedo - 11ª CRE
Rua Luís Sá S/N - Portuguesa
AUTOR(ES)
Ana Carolina Lima de Siqueira Mizrahi
Ana Carolina Lima de Siqueira Mizrahi, 34 anos, graduada em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela UFRJ, servidora pública do município do Rio de Janeiro desde 11 de outubro de 2011. Atua como professora de Artes Plásticas na Escola Municipal Leonel Azevedo desde a entrada no município e como regente da Sala de Leitura Polo desde 2018.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Sala de Leitura / PI 16h - Artes
OBJETIVOS
Incentivar a leitura; Dar a conhecer povos indígenas; Incentivar o respeito a outras culturas; Incentivar a imaginação; Incentivar a criatividade em novos projetos; Incentivar a empatia.
ANOS DE ESCOLARIDADE
6º ano , 7º ano e 8º ano
HABILIDADES
6º ano - Sala de Leitura - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
6º ano - Sala de Leitura - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
6º ano - Sala de Leitura - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
6º ano - Sala de Leitura - Reconhecer e valorizar o Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativo às diferentes linguagens artísticas.
7º ano - Sala de Leitura - Formular reflexões a respeito do próprio futuro e das possibilidades existentes; Investigar atividades profissionais do passado e do futuro; Identificar tendências pessoais como possíveis atividades profissionais; Estimular a imaginação e o exercício de sonhar.
8º ano - Sala de Leitura - Examinar a importância do estudo em nossa vida prática; Ilustrar e estimular a prática do sonho com exemplos práticos; Observar a importância do erro no processo de autoconhecimento e da aprendizagem.
8º ano - Sala de Leitura - Exercitar a curiosidade intelectual, com vistas à reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade de cenários em épocas distintas; reconhecer a diversidade de saberes e vivências culturais da humanidade através do tempo, da história, da ficção e da História factual; utilizar a linguagem escrita para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2022 até Junho/2022
Foram distribuídos para os alunos da turma o livro "Ideias para adiar o fim do Mundo" de Ailton Krenak (distribuído pela Gerência de Leitura da SME no ano de 2022 para as escolas) e lido trechos do livro que falam da cultura indígena de povos brasileiros e estrangeiros e da sua relação com a natureza e com o sonho. Páginas e parágrafos eram destacados pela professora e os alunos que se sentiam a vontade podiam ler para a turma. Os alunos que sentiam vontade, levavam o livro para lê-lo na íntegra em suas casas. Foram feitas discussões sobre como nos relacionamos com a natureza hoje, se trazemos alguma herança indígena em nosso dia-a-dia, se temos ascendentes indígenas. Depois, partimos par a questão do tema do livro: Estamos mesmo no fim do mundo? De que formas podemos adiá-lo? Como salvar o planeta? E foram propostas ações práticas para isso pensando no meio ambiente. Foi pedido que os alunos colocassem essas propostas por escrito ou em desenho.
Descobrimos que alguns alunos tinham ascendentes indígenas e que conheciam bastante da cultura, também pudemos ver que eles tinham ótimas ideias para melhorar o meio ambiente e se empolgaram com as ideias e invenções. Muitos se chocaram e demonstraram empatia com o incidente em Mariana e quiseram saber mais sobre as questões de território indígena.
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