TEMÁTICA SELECIONADA
- Práticas de leitura
- Práticas de projetos pedagógicos extracurriculares (artes, equidade de gênero, esportes, patrimônio ou sustentabilidade)
- Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
EM Frederico Trotta - 7ª CRE
Avenida Professor Fausto Moreira 200 Condomínio Barrasul - Barra da Tijuca
AUTOR(ES)
Schecema Maria Pacheco de Macedo e Ana Cristina VianaAmbas são professoras regentes de Sala de Leitura e atuam nos três turnos da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE), na Barra da Tijuca. Schecema é professora de Artes Visuais e Ana, de Língua Portuguesa.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professoras regentes de sala de leitura turno diurno e noturno
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
PEJA I - Bloco 2
OBJETIVOS
Realizando práticas integradas às várias linguagens da comunicação como leitura, poesia falada, artes, música, consciência corporal, teatro, visitas a museus e a núcleos culturais, nosso projeto de Sala de Leitura busca a ampliação do olhar de nossos alunos em relação ao mundo, oferecendo oportunidades de desenvolvimento integral do indivíduo e de sua ação no grupo.
ANOS DE ESCOLARIDADE
6º ano , 7º ano , 8º ano , 9º ano e EJA I Bloco 2
HABILIDADES
6º ano - Sala de Leitura - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural; conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas
7º ano - Sala de Leitura - Perceber que uma história pode ser contada considerando-se diferentes influências. Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. Identificar a temática como ideário coletivo identitário.
8º ano - Sala de Leitura - Observar a si próprio e o mundo que nos rodeia com visão crítica; praticar a autoaceitação; estimular a pesquisa literária como veículo de conhecimento e reflexão.
Travessia - Sala de Leitura - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar, pela apreciação, práticas musicais diversas, reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022
Iniciamos espalhando nossas mãos pela escola. Visitamos a Cidade das Artes e o Museu do Pontal. Fizemos rodas de leitura e momentos do conto. Integramos Artes, Língua Portuguesa e Mitologia e fizemos um teatro de sombras.
Integramos grafismo indígena e poesia. Trabalhamos decupagem e as várias etnias. Recebemos os professores do programa Imagens em Movimento e estudamos cinema, consciência corporal e música. Criamos nossas bandeiras juninas e decoramos toda a escola.
Aprendemos a fazer pizza, participamos de um cine pipoca, emprestamos vários livros para leituras semanais, assistimos a uma peça de teatro online e participamos de outro cine pipoca. Trabalhamos o processo eleitoral, recebemos escritores e artistas para vivências e visitamos mais museus e núcleos de cultura.
Essas atividades integraram a comunidade escolar. Trouxeram mais harmonia e tranquilidade ao ambiente no dia a dia. Promoveram e aumentaram a frequência dos alunos não só à escola, mas também à sala de leitura. O número de empréstimos semanais de livros aumentou consideravelmente e os alunos se sentiram muito motivados e felizes em todas as práticas realizadas.