ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas Leitoras | Anos Finais | Educação das Relações Étnico-Raciais | Práticas Extracurriculares
Atividades realizadas pela sala de leitura em 2022
Informações
Relato
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de leitura
  • Práticas de projetos pedagógicos extracurriculares (artes, equidade de gênero, esportes, patrimônio ou sustentabilidade)
  • Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
EM Frederico Trotta - 7ª CRE
Avenida Professor Fausto Moreira 200 Condomínio Barrasul - Barra da Tijuca
AUTOR(ES)
Schecema Maria Pacheco de Macedo e Ana Cristina Viana
Ambas são professoras regentes de Sala de Leitura e atuam nos três turnos da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE), na Barra da Tijuca. Schecema é professora de Artes Visuais e Ana, de Língua Portuguesa.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professoras regentes de sala de leitura turno diurno e noturno
OBJETIVOS
Realizando práticas integradas às várias linguagens da comunicação como leitura, poesia falada, artes, música, consciência corporal, teatro, visitas a museus e a núcleos culturais, nosso projeto de Sala de Leitura busca a ampliação do olhar de nossos alunos em relação ao mundo, oferecendo oportunidades de desenvolvimento integral do indivíduo e de sua ação no grupo.
ANOS DE ESCOLARIDADE
6º ano , 7º ano , 8º ano , 9º ano e EJA I Bloco 2
HABILIDADES
6º ano - Sala de Leitura - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural; conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas
7º ano - Sala de Leitura - Perceber que uma história pode ser contada considerando-se diferentes influências. Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. Identificar a temática como ideário coletivo identitário.
8º ano - Sala de Leitura - Observar a si próprio e o mundo que nos rodeia com visão crítica; praticar a autoaceitação; estimular a pesquisa literária como veículo de conhecimento e reflexão.
EJA I - Sala de Leitura - Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. Reconhecer as características do gênero textual – biografia. Valorizar a literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.
EJA II - Sala de Leitura - Valorizar a literatura em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Travessia - Sala de Leitura - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar, pela apreciação, práticas musicais diversas, reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022

Iniciamos espalhando nossas mãos pela escola. Visitamos a Cidade das Artes e o Museu do Pontal. Fizemos rodas de leitura e momentos do conto. Integramos Artes, Língua Portuguesa e Mitologia e fizemos um teatro de sombras.

Integramos grafismo indígena e poesia. Trabalhamos decupagem e as várias etnias. Recebemos os professores do programa Imagens em Movimento e estudamos cinema, consciência corporal e música. Criamos nossas bandeiras juninas e decoramos toda a escola.

Aprendemos a fazer pizza, participamos de um cine pipoca, emprestamos vários livros para leituras semanais, assistimos a uma peça de teatro online e participamos de outro cine pipoca. Trabalhamos o processo eleitoral, recebemos escritores e artistas para vivências e visitamos mais museus e núcleos de cultura.

Essas atividades integraram a comunidade escolar. Trouxeram mais harmonia e tranquilidade ao ambiente no dia a dia. Promoveram e aumentaram a frequência dos alunos não só à escola, mas também à sala de leitura. O número de empréstimos semanais de livros aumentou consideravelmente e os alunos se sentiram muito motivados e felizes em todas as práticas realizadas.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.