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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Refletindo sobre um novo olhar!
Informações
Relatos
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de educação das relações étnico-raciais
UNIDADE DE ENSINO
EDI Coronel Assunção - 4ª CRE
Rua Paranapanema 1001 - Olaria
AUTOR(ES)
Comunidade escolar
Nosso grupo é formado por 10 PEIs, 1 PAEI, 1 PI - Educação Física e Diretora e Diretora Adjunta. 105 crianças de pré-escola (4 e 5 anos).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II/ PEI/ PAEI/ PI
OBJETIVOS
O objetivo desta ação é explorar e proporcionar experiências que as crianças compreendam serem agentes de transformação, reconhecendo que o mundo é plural e cheio de diversidade. Aproximar as crianças naturalmente para a temática sobre negritude e racismo de modo a fomentar a representatividade negra na infância e pensar na construção de um entendimento que precisa ir além das semelhanças entre os pares. Reverberar dentro e fora do espaço escolar, problematizando pautas antirracistas através de referências negras positivas, compartilhando o aprendizado para além dos muros do EDI. Este projeto foi pensado a partir de uma roda de conversa em que algumas crianças super valorizavam o cabelo de uma amiga loira, de pele branca e cabelo liso, comparado com fios de ouro. Estas meninas não se reconheciam como bonitas, principalmente nos cabelos e na cor da pele. Iniciamos com propostas pedagógicas que promoviam narrativas nas quais as crianças pudessem ter contato com suas histórias pessoais, de suas famílias, sua ancestralidade, levando à sua valorização e ao seu reconhecimento identitário na sociedade.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Conhecer-se por meio das ações de autocuidado e das narrativas promovidas pelos educadores e seus cuidadores.
Educação Infantil - Educação Infantil - Participar de momentos destinados a resgatar a história de um personagem simbólico para as vídeo aulas, brincando com objetos do cotidiano e atribuindo a eles função social.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer-se enquanto sujeito pertencente a um grupo social que respeita e é respeitado por sua maneira de ser e de agir.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Outubro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Ações desenvolvidas: a) Colocar as crianças para se olharem no espelho e dizer suas características, perguntar se ela se acha bonita; b) Fazer autorretrato; c) Pedir que a criança venda seus olhos e irá tocar no rosto de um colega, e este de olho vendado irá percebendo as características deste colega e tentar adivinhar quem é. Desenhar seu colega na folha ou representar com massinha de modelar; d) Fazer questionamentos com as crianças se eles são iguais ou diferentes, a cor da nossa pele é igual, o cabelo? E se todo mundo fosse igual seria bom ou ruim?; e) Trazer imagens de diversos tipos de pessoas para analisarmos / bonecas de cores diferentes; f) Procurar em revistas e jornais pessoas que se pareçam com eles (representatividade) e em casa tem mais boneca branca ou preta?; g) Fazer um gráfico referente à quantidade de pessoas brancas e pretas que estão na revista; h) Na escola, tem mais pessoas brancas ou pretas; i) Conversar que nós somos uma mistura de vários povos, incluindo a África.; j) Procurar no globo terrestre onde fica localizado a África e conversar sobre a história da África e escravidão; k) Fazer videoclipe com vídeos das crianças mostrando seus cabelos; l) Na sala de leitura colocar livros de autores brancos e pretos e pedir para que eles escolham quais as histórias querem pegar para ler. Desenhos (Pantera Negra, Homem Aranha, Capitão América, Mulher Maravilha...); m) Levar a pensar no por que existe pouca representatividade negra. Antigamente era mais valorizada a cultura dos brancos, da elite, do que dos negros e sua cultura que eram tratadas como inferior, como algo ruim. Daí o racismo; n) Falar sobre preconceito / racismo com através do vídeo sobre racismo; o) Mostrar que existem muitos negros que são importantes para a sociedade e também os que já foram importantes (representatividade) – música, arte, literatura; p) Fazer cartaz para que eles coloquem seus rostos com frases positivas, como: Eu me amo! Eu me valorizo! Eu sou lindo(a).
As crianças, ao final, já estão se valorizando, reconhecendo a história africana através da ancestralidade. Começaram a se ver representadas racialmente no mundo de hoje, sua importância da igualdade racial e sua representatividade social. também observamos que as crianças reverberaram em suas famílias a pauta da diversidade, valorizando cabelo, cor de pele, etc. Aí importância da ressignificação e da construção de uma conscientização e valorização da cultura e estética do negro.
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