Frente à necessidade de despertar e desenvolver o gosto pelos estudos, num período de atividades presenciais e outras à distância num período de pandemia, com muitas pessoas perdendo familiares, amigos, vizinhos... e tendo na turma famílias com muitos sofrimentos (desemprego, doenças, mortes...) resolvi investir no lúdico e minhas aulas eram voltadas para aprendizagens com histórias, músicas, jogos, dramatizações e muitos materiais, como o Material Rioeduca e livros didáticos.
A média de idade dos alunos da turma 1.101 é de 6 anos e o distanciamento, máscaras e uso de álcool gel, necessários para tentar evitar o contágio da COVID-19, também fez alterações na convivência escolar. Assim sendo, algumas brincadeiras para os alunos foram sugeridas para serem feitas com as pessoas que moravam junto com as crianças.
Foi sugerido que cada aluno com a ajuda de responsáveis e utilizando materiais de sucata fizesse um foguete e explicasse o passo a passo listando os materiais através do vídeo ou por meio de registro escrito.
A interação durante a atividade proposta possibilitou a união da família e o desenvolvimento oral, descritivo e a comunicação em geral.
O envolvimento dos alunos ajudou nas tarefas escolares levando-os a se expressar melhor e ter mais foco em realizar suas tarefas escolares.
Com a experiência prazerosa desenvolvida na atividade com sucatas foi possível criar frases e textos à partir de suas vivências e experiências vividas e imaginadas através das brincadeiras com os seus foguetes de sucatas.