ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
O lúdico na aprendizagem
Informações
Relatos
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Nerval de Gouveia - 4ª CRE
Estrada do Engenho da Pedra 528 - Ramos
AUTOR(ES)
Valentina Conceição Carvalheira da Silva
Valentina Conceição Carvalheiro Silva, brasileira, professora da SME/RJ, pedagoga com habilitação para administração, supervisão, orientação e magistério. Psicopedagoga com vários outros cursos na área de educação.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II
OBJETIVOS
Desenvolver a criatividade, atenção e comunicação, além de reunir pessoas da família e do convívio do estudante para desempenhar uma atividade, unindo laços e favorecendo a união.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
1º ano - Anos Iniciais - Organizar oralmente textos a partir do critério começo, meio e fim.
1º ano - História - Identificar-se como parte integrante de um grupo: familiar, escolar e comunitário.
1º ano - Língua Portuguesa - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar o assunto de um texto lido ou ouvido.
1º ano - Língua Portuguesa - Utilizar, em situações de leitura e de escrita de textos, a direção da escrita.
1º ano - Matemática - Nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos, descrevendo oralmente e através de gestos essas figuras.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2021 até Julho/2021
Frente à necessidade de despertar e desenvolver o gosto pelos estudos, num período de atividades presenciais e outras à distância num período de pandemia, com muitas pessoas perdendo familiares, amigos, vizinhos... e tendo na turma famílias com muitos sofrimentos (desemprego, doenças, mortes...) resolvi investir no lúdico e minhas aulas eram voltadas para aprendizagens com histórias, músicas, jogos, dramatizações e muitos materiais, como o Material Rioeduca e livros didáticos. A média de idade dos alunos da turma 1.101 é de 6 anos e o distanciamento, máscaras e uso de álcool gel, necessários para tentar evitar o contágio da COVID-19, também fez alterações na convivência escolar. Assim sendo, algumas brincadeiras para os alunos foram sugeridas para serem feitas com as pessoas que moravam junto com as crianças. Foi sugerido que cada aluno com a ajuda de responsáveis e utilizando materiais de sucata fizesse um foguete e explicasse o passo a passo listando os materiais através do vídeo ou por meio de registro escrito. A interação durante a atividade proposta possibilitou a união da família e o desenvolvimento oral, descritivo e a comunicação em geral.
O envolvimento dos alunos ajudou nas tarefas escolares levando-os a se expressar melhor e ter mais foco em realizar suas tarefas escolares. Com a experiência prazerosa desenvolvida na atividade com sucatas foi possível criar frases e textos à partir de suas vivências e experiências vividas e imaginadas através das brincadeiras com os seus foguetes de sucatas.
Registros
IMAGENS
Registro 0
Registro 1
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.