Meu nome é Josiane. Sou especialista em Dança e Expressão Corporal e formada em Pedagogia.
Sou professora da rede municipal carioca desde 2016. Atuei até 2021 nas turmas de alfabetização por escolha e por querer estar bem perto da Educação Infantil, onde aprendi a ser e a me constituir na professora que sou hoje (por meio das vivências experimentadas e sentidas durante 15 anos na rede particular).
Por acreditar e perceber que é na Educação Infantil que todo o processo de aprendizagem começa a se desenvolver, amo estar onde estou, trabalhando com o lúdico e o encantamento e despertando o interesse dos alunos através do afeto, das artes e da música.
Buscando a participação integral da turma e da família no processo ensino-aprendizagem, desenvolvi algumas propostas de atividades bem divertidas e diversificadas que partem do encantamento através de músicas, artes, recortes. colagem, gravuras e vídeos, entre outros recursos.
Vygotsky concebe o homem como um ser que pensa, raciocina, deduz e abstrai, mas também como alguém que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza (1999, p. 120).
Assim, percebo que, para aprender, o aluno tem que querer, tem que ter curiosidade, sentir e fazer. Há que existir nele um envolvimento socioafetivo com todos envolvidos no processo.
Essa sequência didática era para ter sido de uma semana, mas a trabalhamos por muito tempo e abordamos questões que tinham de ser desenvolvidas diariamente.
Uma atividade sempre puxava outra. Em certo dia, por exemplo, meus alunos tiveram que se pintar e não se reconheciam como crianças negras ou pardas. Foi quando entramos no conceito de Família, com quem me pareço?
Muitas crianças, não se reconheciam como pretas ou pardas, quando tiveram de fazer um desenho de si mesmas. Queriam usar somente o giz de cera “cor de pele” (cor bege). A partir desse momento, conversamos e levei às aulas atividades que trabalhassem essas situações.
Nesse sentido, havia no Material Rioeduca um rap composto por uma menina negra, intitulado Menina pretinha. Esse rap foi trabalhado com a turma, de diferentes formas. E, inclusive, no final dessa sequência didática, tivemos uma apresentação da Dança da menina pretinha para toda a escola.
No final de tudo, os anos de escolaridade se juntaram e dançaram juntos e a canção virou febre na escola. Até hoje ela é lembrada. A partir daí, então, sucederam-se diversas conversas e aulas sobre questões étnico-raciais.
Esta sequência didática realizada com a turma 1101 trouxe grandes aprendizados. Os alunos puderam reconhecer-se como indivíduos únicos, com características semelhantes a seus familiares.
Entenderam que fazem parte de uma sociedade, de um lugar e de um planeta. Conhecer o grupo de alunos, estar mais perto dos responsáveis é fundamental para o sucesso da aprendizagem.
REDIN, Euclides. O espaço e o tempo das crianças: se der tempo, a gente brinca. Porto Alegre: Mediação, 2000.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
RIO DE JANEIRO (Cidade). Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Material Rioeduca, 2021. Rio de Janeiro: 2021.
Rap | Menina pretinha? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cbOG2HS1WKo
Música de Educação Infantil | Vamos dançar com o corpo humano Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wXs7UmSk8Cg
Palavra Cantada | Ora, bolas! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CRzN1GYlYWM