1
0
0
0
s2sdefault

thumb 10JP roda5A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil se dedica a promover uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O objetivo é entender teoricamente como esse movimento é importante para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos no processo e refletir a respeito da diferença e das semelhanças entre a pré-escola e o 1° ano do EF. Essa roda abordará práticas e experiências que possibilitem uma transição respeitosa e afetuosa.

Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.

1
0
0
0
s2sdefault
1
0
0
0
s2sdefault

thumb 10JP roda4A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão. O objetivo é trazer um panorama teórico desses dois conceitos e relacioná-los com práticas, vivências e experiências que possibilitem ao professor realizar um trabalho que proporcione às crianças pequenas um reconhecimento das suas potencialidades.

Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

1
0
0
0
s2sdefault
1
0
0
0
s2sdefault

thumb 10JP roda2A segunda roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil traz um olhar específico para os bebês, entendendo-os como sujeitos de direitos e protagonistas.

O objetivo é promover a reflexão a respeito da importância do protagonismo infantil, com o foco nos bebês. Além disso, o debate promove um encadeamento da temática com práticas que possibilitam o contato dos bebês com a natureza, respeitando e dialogando com as especificidades pertinentes a essa faixa etária.

Convidadas: Nazareth Salutto, professora da UFF, e Nuelna Vieira, diretora da Casa Monte Alegre.

1
0
0
0
s2sdefault
1
0
0
0
s2sdefault

thumb 10JP roda3A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe promover uma reflexão a respeito da potência que as experiências vividas em espaços externos promovem. O objetivo é realizar uma discussão a respeito de novas possibilidades de trabalho na Educação Infantil (EI) a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Além disso, dialogar com a importância de tais práticas para o desenvolvimento da criança durante a sua trajetória na EI.

Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.

1
0
0
0
s2sdefault
1
0
0
0
s2sdefault

thumb 10JP roda1A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta a temática dessa edição através de uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e das possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. O objetivo principal é relacionar a teoria e a prática através de um diálogo entre a criança e a natureza, trazendo um olhar sensível, momentos de reflexão e vivências práticas.

Convidadas:
Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).

1
0
0
0
s2sdefault

Sub-categorias