3 Garino Rincon t
A Batalha de Rincón. O Exército do Império do Brasil teve sua primeira derrota nesse confronto, ocorrido em 24 de setembro de 1825. Óleo sobre tela de Esteban Garino. Uso amparado pela Lei 9610

No contexto da guerra contra as Províncias Unidas do Prata, o Brasil, internamente, enfrentava vários problemas. Os gastos militares agravavam enormemente os problemas econômicos e financeiros já existentes. O conflito – em área distante da corte – envolvia o deslocamento de uma tropa regular que, na verdade, não estava organizada e muito menos preparada para o que teria que enfrentar.

Segundo o historiador Nelson Werneck Sodré, faltava tudo. Não havia, por exemplo, transporte militar suficiente: naquela época, carros de boi. A cavalaria também estava desorganizada, pois, dos cerca de 14.700 animais constantes nos documentos oficiais, apenas 18 estavam em condições. As tropas estavam descalças e com fardamento incompleto. O soldo, de um modo geral, vivia atrasado.

4 Boton corrigido
Uniforme completo de oficial do Exército, muito embora, por falta de recursos, as tropas costumassem usar trajes incompletos. Uso amparado pela Lei 9610, Museo Portugués de Colonia Del Sacramento

Também comentavam-se muito os escândalos que envolviam a inclusão de soldados mortos na folha de pagamento, assim como a manutenção de unidades "fantasmas" com a finalidade de assegurar rendimento maior a alguns oficiais superiores.

O problema do efetivo necessário para a tropa, inúmeras vezes recrutado à força no Brasil, foi solucionado por D. Pedro I por meio da contratação de soldados mercenários.

Vindos da Europa, eram homens pobres – sem treinamento militar, na maioria – que aceitavam o contrato proposto na perspectiva de se tornarem pequenos proprietários no Brasil.

Em meio a esses desacertos, floresceu uma imprensa militar. Felisberto Caldas, ao embarcar para assumir o comando das forças que lutavam na região da Cisplatina, solicitou uma tipografia, que alcançou o local da luta entre dezembro de 1826 e janeiro de 1827, não se sabe ao certo.

2 Esquadra brasileira t
A frota brasileira no bloqueio de Buenos Aires. Os gastos com a guerra agravaram a crise econômico-financeira do Império. Litogravura de Gastón Roullet, c. 1880. Domínio público, Wikimedia Commons

Foi com ele que se imprimiu, em 5 de fevereiro, o segundo boletim do Exército e os que vieram depois. Posteriormente, com esse mesmo equipamento, foi impresso o primeiro jornal da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, que começou a circular em 1º de junho de 1827.

Cada vez mais, a guerra agravava a crise econômica, pois outros gastos foram feitos pelo imperador na compra de navios para a esquadra imperial.